A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou um investimento superior a 500 mil euros para reabilitar, construir e beneficiar pavimentos em estradas municipais em nove freguesias e uniões de freguesia.
O Lote 1 engloba intervenções na EM530 –Soajo, na EM530-1 –Paçô, EM304 –Sistelo e no Sobreiro –Arcos S. Paio/Giela. Com esta intervenção “está previsto o reforço em betão betuminoso, na generalidade dos troços e a drenagem de águas pluviais”, revelou a autarquia.

O Lote 2 engloba intervenções nos CM1254 –Alvora/Loureda, CM1284 e CM1292 –Gondoriz, CM1303-1 –Aguiã, CM1311-9 –Padreiro, CM1314 –Távora Sta. Maria e Távora S. Vicente, CM1318 e no Alto da Prova – Paçô. Através desta empreitada será feito “o reforço em betão betuminoso, na generalidade dos troços; a reconstrução de pavimento em betão betuminoso e a drenagem de águas pluviais. Os dois lotes contemplam uma área de pavimentação de 41.955 m2”, completou.
De acordo com a autarquia, os investimentos pretendem melhorar a circulação viária no concelho, assim como a segurança e conforto dos transeuntes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.