A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lançou esta quinta-feira um concurso público, com um valor base de 500 mil euros, para a reabilitação de sete quilómetros da Ecovia do rio Vez, danificada durante o último inverno.
A intervenção irá abranger o troço que liga a vila de Arcos de Valdevez à freguesia de Álvora, estando o início das obras previsto para dezembro. O projeto contempla a colocação de um tapete de drenagem, com o objetivo de garantir que a Ecovia do Vez — também conhecida como Passadiços de Sistelo ou Passadiços do Vez —, com 34,8 quilómetros de extensão, se mantenha “em condições para a visitação da população e de turistas”.
De acordo com o anúncio publicado no Diário da República, o prazo de execução da empreitada é de 180 dias.
A Ecovia do rio Vez é um percurso pedestre de caráter rural e natural, que se desenvolve ao longo das margens dos rios Vez e Lima, ligando Padreiro à aldeia de Sistelo, classificada como monumento nacional e conhecida como o ‘pequeno Tibete português’.
A infraestrutura, construída entre 2013 e os anos seguintes, teve um investimento superior a um milhão de euros, apoiado por fundos comunitários. O percurso divide-se em três troços de cerca de 10 quilómetros cada, ligando Jolda a Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez a Vilela e Vilela a Sistelo.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o cenário escolhido para a apresentação do teaser do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada nas tradições, arquitetura e identidade cultural da cidade. O evento contou com apresentação de Pêpê Rapazote e Ana Guedes Rodrigues e reuniu várias personalidades, entre elas Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Contraponto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.
A Juventude Viana volta hoje a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, deslocando-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local. O encontro, que promete emoção e intensidade, está marcado para as 18h00 no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lançou esta quinta-feira um concurso público, com um valor base de 500 mil euros, para a reabilitação de sete quilómetros da Ecovia do rio Vez, danificada durante o último inverno.
A réplica da Nau Victória, a embarcação histórica que completou a primeira viagem de circum-navegação do globo sob o comando de Fernão de Magalhães, vai estar em Viana do Castelo entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
O Município de Ponte de Lima continua a promover o gosto pelo livro e pela leitura desde os primeiros anos de vida com o projeto Bebéteca, dinamizado na Biblioteca Municipal. A nova temporada começa já este sábado, dia 25, às 10h30.
O atleta barreirista Usumane Djumo, Campeão Nacional em Portugal, continua a representar esta época o Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), mantendo o vínculo iniciado em 2024.