Quatrocentos alunos, orientados por 30 investigadores, vão participar na próxima semana em ilhas científicas junto ao rio Vez, em Arcos de Valdevez, para aprenderem a preservar e proteger o ambiente e a biodiversidade, foi hoje divulgado.
A ação, promovida pelo Centro Ciência Viva -Oficinas de Criatividade Himalaya e a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, a propósito das celebrações dos Dias Mundial da Árvore e Internacional das Florestas, vai decorrer no dia 21, pelas 10:00, na praia fluvial da Valeta.
Em comunicado hoje enviado às redações, a organização explica que as ilhas científicas, semelhantes a oficinas ou ‘workshops’, pretendem abordar “temas ligados à natureza e na natureza, promovendo o conhecimento e a educação ambiental”.
Durante a ação serão criados “comedouros para animais, estudado o mundo invisível que habita o rio Vez, construídos abrigos para insetos polinizadores, aves e animais”.
A “qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores são outros dos temas que serem abordados por formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico”.
A iniciativa pretende proporcionar aos 400 alunos do agrupamento de escolas Valdevez, da Escola Profissional do Alto lima (EPRALIMA) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), bem como aos professores, “experiências diferenciadoras, impactantes e inspiradoras que visam explorar o rio Vez e a sua biodiversidade”.
Intitulada “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, a iniciativa visa ainda “dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem, significativamente, para a preservação e proteção do meio ambiente”.
O IPVC marcará presença através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e Escola Superior de Saúde (ESS), ambas situadas em Viana do Castelo, da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima, e da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço.
Aqueles estabelecimentos de ensino superior vão dinamizar “atividades complementares que visam chamar a atenção para a importância do desporto, do lazer de qualidade, saúde, trabalho colaborativo e ecologia”.
A ação pretende ser “um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez” e culmina com a entrega de um lápis de semear a cada participante”.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.