Quatrocentos alunos, orientados por 30 investigadores, vão participar na próxima semana em ilhas científicas junto ao rio Vez, em Arcos de Valdevez, para aprenderem a preservar e proteger o ambiente e a biodiversidade, foi hoje divulgado.
A ação, promovida pelo Centro Ciência Viva -Oficinas de Criatividade Himalaya e a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, a propósito das celebrações dos Dias Mundial da Árvore e Internacional das Florestas, vai decorrer no dia 21, pelas 10:00, na praia fluvial da Valeta.
Em comunicado hoje enviado às redações, a organização explica que as ilhas científicas, semelhantes a oficinas ou ‘workshops’, pretendem abordar “temas ligados à natureza e na natureza, promovendo o conhecimento e a educação ambiental”.
Durante a ação serão criados “comedouros para animais, estudado o mundo invisível que habita o rio Vez, construídos abrigos para insetos polinizadores, aves e animais”.
A “qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores são outros dos temas que serem abordados por formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico”.
A iniciativa pretende proporcionar aos 400 alunos do agrupamento de escolas Valdevez, da Escola Profissional do Alto lima (EPRALIMA) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), bem como aos professores, “experiências diferenciadoras, impactantes e inspiradoras que visam explorar o rio Vez e a sua biodiversidade”.
Intitulada “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, a iniciativa visa ainda “dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem, significativamente, para a preservação e proteção do meio ambiente”.
O IPVC marcará presença através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e Escola Superior de Saúde (ESS), ambas situadas em Viana do Castelo, da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima, e da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço.
Aqueles estabelecimentos de ensino superior vão dinamizar “atividades complementares que visam chamar a atenção para a importância do desporto, do lazer de qualidade, saúde, trabalho colaborativo e ecologia”.
A ação pretende ser “um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez” e culmina com a entrega de um lápis de semear a cada participante”.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.