Quatrocentos alunos, orientados por 30 investigadores, vão participar na próxima semana em ilhas científicas junto ao rio Vez, em Arcos de Valdevez, para aprenderem a preservar e proteger o ambiente e a biodiversidade, foi hoje divulgado.
A ação, promovida pelo Centro Ciência Viva -Oficinas de Criatividade Himalaya e a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, a propósito das celebrações dos Dias Mundial da Árvore e Internacional das Florestas, vai decorrer no dia 21, pelas 10:00, na praia fluvial da Valeta.
Em comunicado hoje enviado às redações, a organização explica que as ilhas científicas, semelhantes a oficinas ou ‘workshops’, pretendem abordar “temas ligados à natureza e na natureza, promovendo o conhecimento e a educação ambiental”.
Durante a ação serão criados “comedouros para animais, estudado o mundo invisível que habita o rio Vez, construídos abrigos para insetos polinizadores, aves e animais”.
A “qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores são outros dos temas que serem abordados por formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico”.
A iniciativa pretende proporcionar aos 400 alunos do agrupamento de escolas Valdevez, da Escola Profissional do Alto lima (EPRALIMA) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), bem como aos professores, “experiências diferenciadoras, impactantes e inspiradoras que visam explorar o rio Vez e a sua biodiversidade”.
Intitulada “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, a iniciativa visa ainda “dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem, significativamente, para a preservação e proteção do meio ambiente”.
O IPVC marcará presença através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e Escola Superior de Saúde (ESS), ambas situadas em Viana do Castelo, da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima, e da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço.
Aqueles estabelecimentos de ensino superior vão dinamizar “atividades complementares que visam chamar a atenção para a importância do desporto, do lazer de qualidade, saúde, trabalho colaborativo e ecologia”.
A ação pretende ser “um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez” e culmina com a entrega de um lápis de semear a cada participante”.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.