Quatrocentos alunos, orientados por 30 investigadores, vão participar na próxima semana em ilhas científicas junto ao rio Vez, em Arcos de Valdevez, para aprenderem a preservar e proteger o ambiente e a biodiversidade, foi hoje divulgado.
A ação, promovida pelo Centro Ciência Viva -Oficinas de Criatividade Himalaya e a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, a propósito das celebrações dos Dias Mundial da Árvore e Internacional das Florestas, vai decorrer no dia 21, pelas 10:00, na praia fluvial da Valeta.
Em comunicado hoje enviado às redações, a organização explica que as ilhas científicas, semelhantes a oficinas ou ‘workshops’, pretendem abordar “temas ligados à natureza e na natureza, promovendo o conhecimento e a educação ambiental”.
Durante a ação serão criados “comedouros para animais, estudado o mundo invisível que habita o rio Vez, construídos abrigos para insetos polinizadores, aves e animais”.
A “qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores são outros dos temas que serem abordados por formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico”.
A iniciativa pretende proporcionar aos 400 alunos do agrupamento de escolas Valdevez, da Escola Profissional do Alto lima (EPRALIMA) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), bem como aos professores, “experiências diferenciadoras, impactantes e inspiradoras que visam explorar o rio Vez e a sua biodiversidade”.
Intitulada “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”, a iniciativa visa ainda “dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem, significativamente, para a preservação e proteção do meio ambiente”.
O IPVC marcará presença através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e Escola Superior de Saúde (ESS), ambas situadas em Viana do Castelo, da Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima, e da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL), em Melgaço.
Aqueles estabelecimentos de ensino superior vão dinamizar “atividades complementares que visam chamar a atenção para a importância do desporto, do lazer de qualidade, saúde, trabalho colaborativo e ecologia”.
A ação pretende ser “um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez” e culmina com a entrega de um lápis de semear a cada participante”.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.