O Município de Arcos de Valdevez mantém o apoio às atividades de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) para os 121 alunos da Escola Básica Padre Himalaya, em Távora Sta. Maria, e da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, em Sabadim.
Para a concretização destas atividades, o Município celebrou protocolos de apoio, no valor global de 21.780 euros, com o ADECAS – Associação Desportiva e Cultural de Aboim/Sabadim e o Centro Recreativo e Cultural de Távora S. Maria.
Atualmente o ADECAS tem 63 alunos a frequentar estas atividades, o que resulta num apoio anual de 11.340 euros, já o Centro Recreativo e Cultural de Távora S. Maria tem 58 crianças, o que resulta num apoio anual de 10.440 euros.
“Com a celebração destes protocolos, nestes dois centros é possível apoiar as famílias e os alunos destas localidades após o término das aulas, dando resposta ao nível dos estudos, da realização de múltiplas atividades e da prática de desporto até às 20h00. Assim, os pais podem trabalhar e realizar outras tarefas durante este período”, realçou a autarquia numa nota.
O Programa “Estou Aqui Adultos”, promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), destina-se a pessoas que, devido à idade ou a uma patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, mesmo que de forma momentânea.
A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).
Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.
O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.