O Município de Arcos de Valdevez mantém o apoio às atividades de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) para os 121 alunos da Escola Básica Padre Himalaya, em Távora Sta. Maria, e da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, em Sabadim.
Para a concretização destas atividades, o Município celebrou protocolos de apoio, no valor global de 21.780 euros, com o ADECAS – Associação Desportiva e Cultural de Aboim/Sabadim e o Centro Recreativo e Cultural de Távora S. Maria.
Atualmente o ADECAS tem 63 alunos a frequentar estas atividades, o que resulta num apoio anual de 11.340 euros, já o Centro Recreativo e Cultural de Távora S. Maria tem 58 crianças, o que resulta num apoio anual de 10.440 euros.
“Com a celebração destes protocolos, nestes dois centros é possível apoiar as famílias e os alunos destas localidades após o término das aulas, dando resposta ao nível dos estudos, da realização de múltiplas atividades e da prática de desporto até às 20h00. Assim, os pais podem trabalhar e realizar outras tarefas durante este período”, realçou a autarquia numa nota.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.