Logo
Regional

Arcos de Valdevez investe 695 mil euros em terrenos para 5º parque empresarial

21 Fevereiro, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez investiu 695 mil euros na aquisição de mais 55 mil metros quadrados de terreno para a criação de um quinto parque empresarial para responder à procura, foi, esta terça-feira, divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adianta que o novo parque empresarial vai ser criado no Alto da Prova, entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, prevendo a criação de mais 20 lotes.

Segundo o município, “a nova área de acolhimento empresarial pretende responder à solicitação de empresas que procuram espaços industriais, promovendo fortes dinâmicas económicas”.

 “Há procura de lotes empresariais por empresas locais, de outras zonas do país e por estrangeiros”, sustenta o autarca social-democrata João Manuel Esteves, citado na nota enviada às redações.

“Recentemente, a Câmara Municipal investiu na ampliação do parque Empresarial de Paçô e concluiu o parque empresarial de Alvora, localizado na zona norte do concelho”, acrescenta a nota.

Anteriormente à Lusa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez explicou que o parque empresarial de Álvora, representa um investimento de 407.564 euros, com nove lotes empresariais.

A construção do parque empresarial de Álvora é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020, Eixo Prioritário 2.

O investimento elegível é de 335.225,00 euros e a comparticipação comunitária de 231.306,94 euros.

O autarca social-democrata referiu que a quinta zona industrial, no Alto da Prova, destina-se, entre outras, a “pequenas empresas de promotores locais”.

“Vem dar resposta a investimento de fora do concelho, mas também aos empresários arcuenses, contribuindo para uma efetiva fixação das empresas em Arcos de Valdevez”, sublinhou na ocasião.

Em três dos quatro parques empresariais, atualmente, existentes no concelho – Paçô, Padreiro e Mogueiras – estão instaladas cerca de 80 unidades fabris, dos setores da mecânica e metalomecânica, madeiras e plásticos que empregam mais de três mil trabalhadores.

Na nota, o município de Arcos de Valdevez destaca ainda a atribuição de “um conjunto de benefícios associados aos impostos municipais e aos incentivos à atividade económica no concelho, nomeadamente a isenção de derrama, a redução em 75% nas taxas municipais, entre outros”.

“A existência de áreas para acolhimento empresarial e o conjunto de incentivos municipais tem contribuído para esta procura”, acrescenta João Manuel Esteves.

O concelho dispõe ainda “do único Centro de Interface Tecnológica Industrial, o CiTin, localizado em Arcos de Valdevez, uma mais-valia para as empresas instaladas, bem como para a atração de novas empresas, pelo apoio que presta ao desenvolvimento e inovação empresarial”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo com avaliação máxima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), válida por um período de seis anos, o máximo legalmente possível, e sem restrições.

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.