A Câmara de Arcos de Valdevez investiu 695 mil euros na aquisição de mais 55 mil metros quadrados de terreno para a criação de um quinto parque empresarial para responder à procura, foi, esta terça-feira, divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adianta que o novo parque empresarial vai ser criado no Alto da Prova, entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, prevendo a criação de mais 20 lotes.
Segundo o município, “a nova área de acolhimento empresarial pretende responder à solicitação de empresas que procuram espaços industriais, promovendo fortes dinâmicas económicas”.
“Há procura de lotes empresariais por empresas locais, de outras zonas do país e por estrangeiros”, sustenta o autarca social-democrata João Manuel Esteves, citado na nota enviada às redações.
“Recentemente, a Câmara Municipal investiu na ampliação do parque Empresarial de Paçô e concluiu o parque empresarial de Alvora, localizado na zona norte do concelho”, acrescenta a nota.
Anteriormente à Lusa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez explicou que o parque empresarial de Álvora, representa um investimento de 407.564 euros, com nove lotes empresariais.
A construção do parque empresarial de Álvora é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020, Eixo Prioritário 2.
O investimento elegível é de 335.225,00 euros e a comparticipação comunitária de 231.306,94 euros.
O autarca social-democrata referiu que a quinta zona industrial, no Alto da Prova, destina-se, entre outras, a “pequenas empresas de promotores locais”.
“Vem dar resposta a investimento de fora do concelho, mas também aos empresários arcuenses, contribuindo para uma efetiva fixação das empresas em Arcos de Valdevez”, sublinhou na ocasião.
Em três dos quatro parques empresariais, atualmente, existentes no concelho – Paçô, Padreiro e Mogueiras – estão instaladas cerca de 80 unidades fabris, dos setores da mecânica e metalomecânica, madeiras e plásticos que empregam mais de três mil trabalhadores.
Na nota, o município de Arcos de Valdevez destaca ainda a atribuição de “um conjunto de benefícios associados aos impostos municipais e aos incentivos à atividade económica no concelho, nomeadamente a isenção de derrama, a redução em 75% nas taxas municipais, entre outros”.
“A existência de áreas para acolhimento empresarial e o conjunto de incentivos municipais tem contribuído para esta procura”, acrescenta João Manuel Esteves.
O concelho dispõe ainda “do único Centro de Interface Tecnológica Industrial, o CiTin, localizado em Arcos de Valdevez, uma mais-valia para as empresas instaladas, bem como para a atração de novas empresas, pelo apoio que presta ao desenvolvimento e inovação empresarial”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.