Logo
Regional

Arcos de Valdevez investe 695 mil euros em terrenos para 5º parque empresarial

21 Fevereiro, 2024 | 9:50
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez investiu 695 mil euros na aquisição de mais 55 mil metros quadrados de terreno para a criação de um quinto parque empresarial para responder à procura, foi, esta terça-feira, divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adianta que o novo parque empresarial vai ser criado no Alto da Prova, entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, prevendo a criação de mais 20 lotes.

Segundo o município, “a nova área de acolhimento empresarial pretende responder à solicitação de empresas que procuram espaços industriais, promovendo fortes dinâmicas económicas”.

 “Há procura de lotes empresariais por empresas locais, de outras zonas do país e por estrangeiros”, sustenta o autarca social-democrata João Manuel Esteves, citado na nota enviada às redações.

“Recentemente, a Câmara Municipal investiu na ampliação do parque Empresarial de Paçô e concluiu o parque empresarial de Alvora, localizado na zona norte do concelho”, acrescenta a nota.

Anteriormente à Lusa, o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez explicou que o parque empresarial de Álvora, representa um investimento de 407.564 euros, com nove lotes empresariais.

A construção do parque empresarial de Álvora é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020, Eixo Prioritário 2.

O investimento elegível é de 335.225,00 euros e a comparticipação comunitária de 231.306,94 euros.

O autarca social-democrata referiu que a quinta zona industrial, no Alto da Prova, destina-se, entre outras, a “pequenas empresas de promotores locais”.

“Vem dar resposta a investimento de fora do concelho, mas também aos empresários arcuenses, contribuindo para uma efetiva fixação das empresas em Arcos de Valdevez”, sublinhou na ocasião.

Em três dos quatro parques empresariais, atualmente, existentes no concelho – Paçô, Padreiro e Mogueiras – estão instaladas cerca de 80 unidades fabris, dos setores da mecânica e metalomecânica, madeiras e plásticos que empregam mais de três mil trabalhadores.

Na nota, o município de Arcos de Valdevez destaca ainda a atribuição de “um conjunto de benefícios associados aos impostos municipais e aos incentivos à atividade económica no concelho, nomeadamente a isenção de derrama, a redução em 75% nas taxas municipais, entre outros”.

“A existência de áreas para acolhimento empresarial e o conjunto de incentivos municipais tem contribuído para esta procura”, acrescenta João Manuel Esteves.

O concelho dispõe ainda “do único Centro de Interface Tecnológica Industrial, o CiTin, localizado em Arcos de Valdevez, uma mais-valia para as empresas instaladas, bem como para a atração de novas empresas, pelo apoio que presta ao desenvolvimento e inovação empresarial”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Santuário do Sagrado Coração de Jesus apresenta presépio tradicional

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.