A Câmara de Arcos de Valdevez está a investir 530 mil euros na expansão da rede de ecovias do Alto Minho com a construção de 18 quilómetros entre as freguesias de Paçô e Ermelo, foi hoje divulgado.
Segundo a autarquia do distrito de Viana do Castelo, a intervenção vai desenvolver-se em três troços, sendo que o primeiro, já em curso com a abertura do traçado e construção da ecovia, ligará Paçô (Prova) até São Jorge (zona fluvial da Senra).
O segundo troço vai ligar São Jorge (Senra) a São Jorge (Barreiro) e prevê a beneficiação e reabilitação do traçado.
A última fase do percurso ligará São Jorge (Barreiro) a Ermelo (ponte romana, junto ao Mosteiro de Ermelo), estando previsto o melhoramento do traçado.
A autarquia adianta que “o novo troço desenvolvido ao longo da margem direita do rio Lima permitirá ligar a Ecovia do Vez à Ecovia de Ermelo, dando continuidade à Rede de Ecovias já existentes no concelho”.
A ecovia do Rio Vez, percurso pedestre essencialmente rural ou natural que se desenvolve ao longo da margem direita dos rios Vez e Lima, parte de Padreiro até à aldeia monumento nacional de Sistelo, com um passadiço que circunda aquela que é considerada o pequeno Tibete português, numa extensão total de 34,8 quilómetros.
A sua construção, orçada em mais de um milhão de euros e apoiada por fundos comunitários, foi iniciada em 2013.
A ecovia do Rio Vez desenvolve-se ao longo de três troços, com aproximadamente 10 quilómetros cada, ligando Jolda a Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez a Vilela e, desta freguesia, até Sistelo.
Já a ecovia do rio Lima tem uma extensão de cerca de 70 quilómetros, começa em Viana do Castelo, passa por Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Os caminhos rurais de beira-rio, veigas, pesqueiras no percurso para a desova da lampreia e passadiços de madeira atravessam a Área Protegida e Zona Húmida de Importância Internacional das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.