A Câmara de Arcos de Valdevez está a investir 530 mil euros na expansão da rede de ecovias do Alto Minho com a construção de 18 quilómetros entre as freguesias de Paçô e Ermelo, foi hoje divulgado.
Segundo a autarquia do distrito de Viana do Castelo, a intervenção vai desenvolver-se em três troços, sendo que o primeiro, já em curso com a abertura do traçado e construção da ecovia, ligará Paçô (Prova) até São Jorge (zona fluvial da Senra).
O segundo troço vai ligar São Jorge (Senra) a São Jorge (Barreiro) e prevê a beneficiação e reabilitação do traçado.
A última fase do percurso ligará São Jorge (Barreiro) a Ermelo (ponte romana, junto ao Mosteiro de Ermelo), estando previsto o melhoramento do traçado.
A autarquia adianta que “o novo troço desenvolvido ao longo da margem direita do rio Lima permitirá ligar a Ecovia do Vez à Ecovia de Ermelo, dando continuidade à Rede de Ecovias já existentes no concelho”.
A ecovia do Rio Vez, percurso pedestre essencialmente rural ou natural que se desenvolve ao longo da margem direita dos rios Vez e Lima, parte de Padreiro até à aldeia monumento nacional de Sistelo, com um passadiço que circunda aquela que é considerada o pequeno Tibete português, numa extensão total de 34,8 quilómetros.
A sua construção, orçada em mais de um milhão de euros e apoiada por fundos comunitários, foi iniciada em 2013.
A ecovia do Rio Vez desenvolve-se ao longo de três troços, com aproximadamente 10 quilómetros cada, ligando Jolda a Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez a Vilela e, desta freguesia, até Sistelo.
Já a ecovia do rio Lima tem uma extensão de cerca de 70 quilómetros, começa em Viana do Castelo, passa por Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Os caminhos rurais de beira-rio, veigas, pesqueiras no percurso para a desova da lampreia e passadiços de madeira atravessam a Área Protegida e Zona Húmida de Importância Internacional das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, em Ponte de Lima.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.