A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
O espaço, que vai acolher 24 estudantes, terá camaratas, sala comum e cozinha, proporcionando condições adequadas de alojamento e convivência para estudantes e investigadores.
O projeto Branda Científica, em São Bento do Cando, tem como objetivo criar uma Estação Científica Internacional dedicada ao estudo da biodiversidade, recuperação de ecossistemas, alterações climáticas e gestão sustentável de recursos naturais.
Promovido pela Câmara, em parceria com a Associação Biopólis e a Universidade do Porto, o projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e conta ainda com uma comparticipação de 500 mil euros do Orçamento do Estado.
A intervenção prevê a recuperação de oito edifícios, que servirão como alojamento, laboratórios, auditório, residência artística e outros espaços de apoio à investigação e divulgação científica.
O consórcio Biopólis envolve o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier, em França, e a Porto Business School.
O projeto terá impacto direto no Parque Nacional da Peneda-Gerês e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, reconhecida pela UNESCO em 2009, unindo áreas protegidas de Portugal e Espanha.
O Município de Ponte de Lima vai acolher, no próximo dia 24 de outubro, o lançamento da obra “Competência Digital: estudo com alunos do 3.º ciclo de escolas do Alto Minho”, da autoria de Manuel Trigueiro. A apresentação pública terá lugar às 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho, com entrada livre.
A VianaEquestre – Associação Hípica de Viana do Castelo viveu um fim de semana de grandes conquistas no Campeonato Regional Norte de Dressage 2025, que decorreu na Expolima, em Ponte de Lima. A competição, uma das mais importantes do calendário equestre nacional, reuniu os melhores cavaleiros da região Norte e confirmou o destaque da equipa vianense entre as formações de referência da modalidade.
A longa-metragem de animação em 3D “Viana, A Lenda dos Corações de Ouro”, inspirada numa lenda de Viana do Castelo, representa um investimento de 15 milhões de euros e promete levar ao grande ecrã as tradições e o espírito minhoto.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a ganhar destaque internacional ao registar subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2026.
A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
Viana do Castelo destaca-se no norte do país, com 8% das propriedades a desaparecerem rapidamente do mercado. Apesar de não chegar aos números de Faro (21%) ou do Porto (10%), a cidade mostra que a procura por imóveis na região continua forte.
A partir de amanhã, terça-feira, 20 de outubro, entra em vigor a proibição da pesca do tamboril nas águas sob jurisdição portuguesa e em várias zonas internacionais, anunciou a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).