A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
O espaço, que vai acolher 24 estudantes, terá camaratas, sala comum e cozinha, proporcionando condições adequadas de alojamento e convivência para estudantes e investigadores.
O projeto Branda Científica, em São Bento do Cando, tem como objetivo criar uma Estação Científica Internacional dedicada ao estudo da biodiversidade, recuperação de ecossistemas, alterações climáticas e gestão sustentável de recursos naturais.
Promovido pela Câmara, em parceria com a Associação Biopólis e a Universidade do Porto, o projeto é financiado pelo Fundo Ambiental e conta ainda com uma comparticipação de 500 mil euros do Orçamento do Estado.
A intervenção prevê a recuperação de oito edifícios, que servirão como alojamento, laboratórios, auditório, residência artística e outros espaços de apoio à investigação e divulgação científica.
O consórcio Biopólis envolve o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier, em França, e a Porto Business School.
O projeto terá impacto direto no Parque Nacional da Peneda-Gerês e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, reconhecida pela UNESCO em 2009, unindo áreas protegidas de Portugal e Espanha.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.