A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir 1,7 milhões de euros em apoios aos alunos do ensino pré-escolar ao superior e às famílias no ano letivo 2024/2025.
Segundo a autarquia arcoense, entre os “apoios e incentivos” disponibilizados está a oferta de livros de fichas, transporte escolar gratuito, refeições escolares e, ensino de novas tecnologias.
O município presta ainda apoio ao prolongamento do horário e à criação de Atividades de Tempos Livres (ATL), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Programa Ocupação Tempo de Férias (OTF)e, apoio às creches.
Aos estudantes do ensino superior atribui bolsas de estudo, vai “intensificar a parceria com o polo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), promover a oferta de estágios e reforçar as relações com as empresas, procurando agilizar a integração no mercado de trabalho”.
Este ano letivo, o município destaca “novos projetos”, sendo um deles “o avanço da criação de uma Escola de Ensino Artístico – Música, Dança e Teatro a implantar no recinto da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez e, a entrada em funcionamento da Escola Ciência Viva.
“O investimento na educação é o melhor contributo que podemos dar para o sucesso educativo, a igualdade de oportunidades e a construção do futuro das nossas crianças e jovens”, destaca o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, citado na nota da autarquia.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.