A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir 1,7 milhões de euros em apoios aos alunos do ensino pré-escolar ao superior e às famílias no ano letivo 2024/2025.
Segundo a autarquia arcoense, entre os “apoios e incentivos” disponibilizados está a oferta de livros de fichas, transporte escolar gratuito, refeições escolares e, ensino de novas tecnologias.
O município presta ainda apoio ao prolongamento do horário e à criação de Atividades de Tempos Livres (ATL), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Programa Ocupação Tempo de Férias (OTF)e, apoio às creches.
Aos estudantes do ensino superior atribui bolsas de estudo, vai “intensificar a parceria com o polo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), promover a oferta de estágios e reforçar as relações com as empresas, procurando agilizar a integração no mercado de trabalho”.
Este ano letivo, o município destaca “novos projetos”, sendo um deles “o avanço da criação de uma Escola de Ensino Artístico – Música, Dança e Teatro a implantar no recinto da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez e, a entrada em funcionamento da Escola Ciência Viva.
“O investimento na educação é o melhor contributo que podemos dar para o sucesso educativo, a igualdade de oportunidades e a construção do futuro das nossas crianças e jovens”, destaca o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, citado na nota da autarquia.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.