A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir 1,7 milhões de euros em apoios aos alunos do ensino pré-escolar ao superior e às famílias no ano letivo 2024/2025.
Segundo a autarquia arcoense, entre os “apoios e incentivos” disponibilizados está a oferta de livros de fichas, transporte escolar gratuito, refeições escolares e, ensino de novas tecnologias.
O município presta ainda apoio ao prolongamento do horário e à criação de Atividades de Tempos Livres (ATL), Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), o Programa Ocupação Tempo de Férias (OTF)e, apoio às creches.
Aos estudantes do ensino superior atribui bolsas de estudo, vai “intensificar a parceria com o polo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), promover a oferta de estágios e reforçar as relações com as empresas, procurando agilizar a integração no mercado de trabalho”.
Este ano letivo, o município destaca “novos projetos”, sendo um deles “o avanço da criação de uma Escola de Ensino Artístico – Música, Dança e Teatro a implantar no recinto da Escola EB2,3/S de Arcos de Valdevez e, a entrada em funcionamento da Escola Ciência Viva.
“O investimento na educação é o melhor contributo que podemos dar para o sucesso educativo, a igualdade de oportunidades e a construção do futuro das nossas crianças e jovens”, destaca o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, citado na nota da autarquia.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.