A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez investiu 730 mil euros para garantir o transporte gratuito a 835 alunos do concelho, num total de 62 circuitos, no ano letivo 2023/2024.
Segundo o Município de Arcos de Valdevez o transporte gratuito destina-se a todas as crianças e jovens, desde o pré-escolar até ao secundário, que frequentem os diversos níveis de ensino. “Este investimento da Câmara Municipal na educação é essencial no apoio às famílias e no desenvolvimento dos jovens e do concelho”, afirmou a autarquia.
O Plano de Transportes Escolares tem ainda subjacentes “princípios de racionalidade e eficiência” no que toca ao cumprimento das normas de segurança relativas ao transporte de crianças previstas na legislação em vigor. “Ao longo do ano letivo, o Município, em articulação com as escolas, a associação de pais, GNR e demais entidades com responsabilidade na área dos transportes escolares, desenvolvem de forma articulada ações de acompanhamento dos serviços de transporte, como forma de garantia da sua concretização, nas melhores condições”, esclareceu o Município.
Viana do Castelo recebe, entre 19 e 27 de fevereiro, a 17ª edição dos “Contornos da Palavra”, projeto cultural promovido pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal. A iniciativa envolve 56 escolas, sendo 51 públicas e 5 privadas, e cerca de 11 mil alunos do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo professores e encarregados de educação.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.