A Câmara de Arcos de Valdevez revelou ter garantido mais de dois milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção na escola EB 2,3/S de um edifício destinado ao ensino artístico.
Em comunicado, a autarquia refere que o novo edifício vai dar resposta “ao aumento da procura e do interesse dos alunos arcuenses no ensino artístico”.
Com “uma área de construção de aproximadamente 1.400 metros quadrados, o edifício tem dois pisos e organizar-se-á em torno do auditório, com capacidade para 100 utentes”.
Está “prevista a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, como é o caso da dança, dispondo para o efeito de um estúdio e uma sala de trabalho/caracterização, vestiários e balneários”.
O “piso inferior será dedicado ao ensino da música e do teatro, comportando 12 salas de estudo e prática de instrumento, três salas de formação musical, camarins e outras salas de apoio”.

O projeto prevê “a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões”.
A obra “é cofinanciada pelo Fundo Europeu, programa Plano de Recuperação e Resiliência na Medida Modernização dos Estabelecimentos Públicos de Ensino dos 2º e 3º Ciclos e Secundários”.
O principal objetivo desta Operação é Implementação de um edifício no recinto da Escola EB 2,3/S de Arcos de Valdevez, que respondam às necessidades específicas do ensino articulado.
“Pretende-se que seja possível estudar música, teatro ou dança, no ensino público em articulação com o horário da escola, ou seja, conjugar as componentes de ensino artístico com as restantes componentes do ensino regular”, realça a nota.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.