Logo
Regional

Arcos de Valdevez: Fortes do século XVII em vias de classificação

27 Julho, 2025 | 14:01
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Os fortes de Bragandelo e da Pereira, construídos no século XVII, no concelho de Arcos de Valdevez, estão em vias de obter uma classificação nacional, segundo um anúncio publicado em Diário da República.

De acordo com o anúncio, o Património Cultural abriu o procedimento de classificação de âmbito nacional dos fortes, dois imóveis militares da defesa nacional durante a Guerra da Restauração que passam a estar integrados numa “zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) e ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor”.

A proposta de classificação elaborada pelo departamento dos bens culturais do Património Cultural está disponível para consulta nas páginas oficiais daquele instituto, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

O forte seiscentista de Bragandelo, refere a descrição hoje consulta pela Lusa na página do Património Cultural, foi construído “no âmbito da Guerra da Restauração, em terra e pedra, com planta sensivelmente quadrangular, composta por baluartes dispostos nos ângulos, sobrepostos a sul por bastiões subcirculares, com paramentos exteriores em talude, circundado por fosso e com a porta protegida por muros que se prolongam”.

O forte “integra uma estrutura de defesa da Portela do Extremo que incluía o fronteiro Forte da Pereira”.

Rural e isolado, no cume de uma elevação que domina a Portela do Extremo pelo lado poente, o Forte de Bragandelo “tem muito boa visibilidade para norte e para sul, divisando-se no monte fronteiro, a uma cota inferior, o Forte da Pereira”.

Também de arquitetura militar, o Forte da Pereira tem um “dispositivo de fosso e taludes de terra e blocos pétreos”.

“O forte é parte integrante de uma estrutura de defesa da Portela do Extremo, ao longo da qual seguia a importante via de ligação entre os Arcos de Valdevez e Monção e, daqui, ao território galego sendo que, junto a Monção, o rio Minho pode ser passado a vau”, adianta a descrição do imóvel.

Igualmente rural e isolado, o Forte da Pereira está localizado “no cume de uma elevação sobranceira à Portela do Extremo”.

“Dominando o vale, tem muito boa visibilidade para norte e sul, divisando-se no monte fronteiro vestígios de uma outra fortificação. Toda a parte superior do monte foi aplanada no sentido de ser criado um campo de futebol tendo sido implantadas duas balizas nos extremos. Desde o sopé até à plataforma encontra-se florestado com pinhal”, acrescenta.

Em 2022 foram encontrados vestígios de vivência militar nas imediações dos fortes que atestaram o “complexo de defesa da raia seca” durante a Guerra da Restauração.

Na altura, em declarações à agência Lusa, a propósito de um novo protocolo que a Câmara de Arcos de Valdevez celebrou com a Universidade do Minho (UMinho), em Braga, o ex-autarca João Manuel Esteves explicou que os trabalhos arqueológicos realizados em 2018 permitiram detetar “nas proximidades dos dois fortes pontos de presença dos soldados, como locais para observação e controlo das tropas espanholas, bem como utensílios e peças artilharia, cuja existência era completamente desconhecida”.

Atual secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves adiantou que os elementos históricos foram encontrados no decurso de investigação arqueológica, com recurso à tecnologia LIDAR (Light Detection And Ranging), técnica de deteção remota que permite realizar levantamentos topográficos e elaborar modelos tridimensionais da superfície da terra.

Foi “colocada sinalética interpretativa e de orientação, criando um circuito de visitação às marcas da Guerra da Restauração, no século XVII, deixadas no território”.

Os fortes do Extremo, situados na União das Freguesias de Portela e Extremo,“são exemplares únicos no contexto de toda a Península Ibérica, não só pelo estado de conservação, mas sobretudo pelas preciosas informações que trouxeram sobre esse conflito histórico e a importância do Extremo no contexto dessa guerra peninsular”.

Segundo João Manuel Esteves, os fortes são “marcas de grande relevância histórica” que mostram a “importância da participação do povo de Arcos de Valdevez na independência de Portugal, como antes o tinham feito no Recontro de Valdevez, associado à fundação de Portugal.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Setembro, 2025

Vianense Flávio Cruz vence cinco prémios no Festival Internacional de Cinema de Turismo

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.

Regional 18 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova investimento de 650 mil euros no transporte escolar para 390 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclista vianense Daniel Moreira convocado para o Mundial de Ciclismo no Ruanda

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.

Nacional 18 Setembro, 2025

Sistema informático do SNS já está a funcionar após falha nacional

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Regional 18 Setembro, 2025

Polícia Judiciária deteve incendiário de Viana do Castelo

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclistas galegos e portugueses juntam-se no II BTT Transibérico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.

Regional 18 Setembro, 2025

União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmente dívida de 400 mil euros

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.