A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, começa este sábado e vai até 08 de setembro. A festa é celebrada “desde sempre, em plena comunhão, por portugueses e galegos”.
“Sem dúvida que essa é uma das grandes características da festa: o seu ambiente transfronteiriço e popular. O povo dos dois países junta-se, reza, dança e toca, em conjunto, partilhando uma mesma cultura”, afirmou o padre César Maciel.
O párodo do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional (MN) desde 2023, destacou que o programa da festa dedica o dia 05 de setembro aos romeiros galegos.
“É celebrada a missa em castelhano. Os visitantes galegos trazem os seus instrumentos e garantem a animação, misturando-se com os romeiros do Alto Minho. É a mesma cultura”, referiu.
Todos os dias, às 17:00, há uma oração do Rosário que percorre a escadaria em torno do Santuário, ao longo dos 300 degraus do escadório das Virtudes.
“Desde tempos imemoriais que acontece esta procissão com o terço. A oração é cantada pela escadaria, um momento sempre muito concorrido” da festa na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, a romaria inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) “tem uma enorme tradição e um grande impacto na promoção cultural e económica do concelho”.
Citado numa nota hoje enviada às redações, o autarca do PSD destacou que a festa “acolhe, todos os anos, milhares de peregrinos e visitantes de Portugal e da vizinha Espanha”, referindo “o seu espírito celebrativo muito próprio, que faz a maior e a mais fascinante de todo o Alto Minho, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional”.
A celebração de cariz religioso e cultural é promovida pela Confraria da Nossa Senhora da Peneda e conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez.
Entre outros momentos, o programa incluiu “no dia 04 de setembro, às 21:00, o concerto Músicas à Senhora, que este ano tem como convidado o artista Augusto Canário e Amigos, com o espetáculo musical Do Minho às Ilhas – Cantigas e Poesias, uma homenagem à música portuguesa”.
Já no dia 06 de setembro irá decorrer, no Santuário, pelas 21:00, a bênção de concertinas e, a partir das 22:00, o tradicional baile popular, no Largo do Terreiro.
A classificação da romaria, que remontará à primeira metade do século XIII, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi sustentada “na importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
O Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, é constituído pela igreja, que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros. Nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo e ainda os quartéis.
Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.