A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, começa este sábado e vai até 08 de setembro. A festa é celebrada “desde sempre, em plena comunhão, por portugueses e galegos”.
“Sem dúvida que essa é uma das grandes características da festa: o seu ambiente transfronteiriço e popular. O povo dos dois países junta-se, reza, dança e toca, em conjunto, partilhando uma mesma cultura”, afirmou o padre César Maciel.
O párodo do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional (MN) desde 2023, destacou que o programa da festa dedica o dia 05 de setembro aos romeiros galegos.
“É celebrada a missa em castelhano. Os visitantes galegos trazem os seus instrumentos e garantem a animação, misturando-se com os romeiros do Alto Minho. É a mesma cultura”, referiu.
Todos os dias, às 17:00, há uma oração do Rosário que percorre a escadaria em torno do Santuário, ao longo dos 300 degraus do escadório das Virtudes.
“Desde tempos imemoriais que acontece esta procissão com o terço. A oração é cantada pela escadaria, um momento sempre muito concorrido” da festa na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, a romaria inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) “tem uma enorme tradição e um grande impacto na promoção cultural e económica do concelho”.
Citado numa nota hoje enviada às redações, o autarca do PSD destacou que a festa “acolhe, todos os anos, milhares de peregrinos e visitantes de Portugal e da vizinha Espanha”, referindo “o seu espírito celebrativo muito próprio, que faz a maior e a mais fascinante de todo o Alto Minho, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional”.
A celebração de cariz religioso e cultural é promovida pela Confraria da Nossa Senhora da Peneda e conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez.
Entre outros momentos, o programa incluiu “no dia 04 de setembro, às 21:00, o concerto Músicas à Senhora, que este ano tem como convidado o artista Augusto Canário e Amigos, com o espetáculo musical Do Minho às Ilhas – Cantigas e Poesias, uma homenagem à música portuguesa”.
Já no dia 06 de setembro irá decorrer, no Santuário, pelas 21:00, a bênção de concertinas e, a partir das 22:00, o tradicional baile popular, no Largo do Terreiro.
A classificação da romaria, que remontará à primeira metade do século XIII, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi sustentada “na importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
O Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, é constituído pela igreja, que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros. Nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo e ainda os quartéis.
Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.