A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, começa este sábado e vai até 08 de setembro. A festa é celebrada “desde sempre, em plena comunhão, por portugueses e galegos”.
“Sem dúvida que essa é uma das grandes características da festa: o seu ambiente transfronteiriço e popular. O povo dos dois países junta-se, reza, dança e toca, em conjunto, partilhando uma mesma cultura”, afirmou o padre César Maciel.
O párodo do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional (MN) desde 2023, destacou que o programa da festa dedica o dia 05 de setembro aos romeiros galegos.
“É celebrada a missa em castelhano. Os visitantes galegos trazem os seus instrumentos e garantem a animação, misturando-se com os romeiros do Alto Minho. É a mesma cultura”, referiu.
Todos os dias, às 17:00, há uma oração do Rosário que percorre a escadaria em torno do Santuário, ao longo dos 300 degraus do escadório das Virtudes.
“Desde tempos imemoriais que acontece esta procissão com o terço. A oração é cantada pela escadaria, um momento sempre muito concorrido” da festa na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, a romaria inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) “tem uma enorme tradição e um grande impacto na promoção cultural e económica do concelho”.
Citado numa nota hoje enviada às redações, o autarca do PSD destacou que a festa “acolhe, todos os anos, milhares de peregrinos e visitantes de Portugal e da vizinha Espanha”, referindo “o seu espírito celebrativo muito próprio, que faz a maior e a mais fascinante de todo o Alto Minho, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional”.
A celebração de cariz religioso e cultural é promovida pela Confraria da Nossa Senhora da Peneda e conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez.
Entre outros momentos, o programa incluiu “no dia 04 de setembro, às 21:00, o concerto Músicas à Senhora, que este ano tem como convidado o artista Augusto Canário e Amigos, com o espetáculo musical Do Minho às Ilhas – Cantigas e Poesias, uma homenagem à música portuguesa”.
Já no dia 06 de setembro irá decorrer, no Santuário, pelas 21:00, a bênção de concertinas e, a partir das 22:00, o tradicional baile popular, no Largo do Terreiro.
A classificação da romaria, que remontará à primeira metade do século XIII, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi sustentada “na importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
O Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, é constituído pela igreja, que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros. Nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo e ainda os quartéis.
Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.