A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, começa este sábado e vai até 08 de setembro. A festa é celebrada “desde sempre, em plena comunhão, por portugueses e galegos”.
“Sem dúvida que essa é uma das grandes características da festa: o seu ambiente transfronteiriço e popular. O povo dos dois países junta-se, reza, dança e toca, em conjunto, partilhando uma mesma cultura”, afirmou o padre César Maciel.
O párodo do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional (MN) desde 2023, destacou que o programa da festa dedica o dia 05 de setembro aos romeiros galegos.
“É celebrada a missa em castelhano. Os visitantes galegos trazem os seus instrumentos e garantem a animação, misturando-se com os romeiros do Alto Minho. É a mesma cultura”, referiu.
Todos os dias, às 17:00, há uma oração do Rosário que percorre a escadaria em torno do Santuário, ao longo dos 300 degraus do escadório das Virtudes.
“Desde tempos imemoriais que acontece esta procissão com o terço. A oração é cantada pela escadaria, um momento sempre muito concorrido” da festa na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, a romaria inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) “tem uma enorme tradição e um grande impacto na promoção cultural e económica do concelho”.
Citado numa nota hoje enviada às redações, o autarca do PSD destacou que a festa “acolhe, todos os anos, milhares de peregrinos e visitantes de Portugal e da vizinha Espanha”, referindo “o seu espírito celebrativo muito próprio, que faz a maior e a mais fascinante de todo o Alto Minho, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional”.
A celebração de cariz religioso e cultural é promovida pela Confraria da Nossa Senhora da Peneda e conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez.
Entre outros momentos, o programa incluiu “no dia 04 de setembro, às 21:00, o concerto Músicas à Senhora, que este ano tem como convidado o artista Augusto Canário e Amigos, com o espetáculo musical Do Minho às Ilhas – Cantigas e Poesias, uma homenagem à música portuguesa”.
Já no dia 06 de setembro irá decorrer, no Santuário, pelas 21:00, a bênção de concertinas e, a partir das 22:00, o tradicional baile popular, no Largo do Terreiro.
A classificação da romaria, que remontará à primeira metade do século XIII, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi sustentada “na importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
O Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, é constituído pela igreja, que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros. Nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo e ainda os quartéis.
Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).