A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, começa este sábado e vai até 08 de setembro. A festa é celebrada “desde sempre, em plena comunhão, por portugueses e galegos”.
“Sem dúvida que essa é uma das grandes características da festa: o seu ambiente transfronteiriço e popular. O povo dos dois países junta-se, reza, dança e toca, em conjunto, partilhando uma mesma cultura”, afirmou o padre César Maciel.
O párodo do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, classificado como Monumento Nacional (MN) desde 2023, destacou que o programa da festa dedica o dia 05 de setembro aos romeiros galegos.
“É celebrada a missa em castelhano. Os visitantes galegos trazem os seus instrumentos e garantem a animação, misturando-se com os romeiros do Alto Minho. É a mesma cultura”, referiu.
Todos os dias, às 17:00, há uma oração do Rosário que percorre a escadaria em torno do Santuário, ao longo dos 300 degraus do escadório das Virtudes.
“Desde tempos imemoriais que acontece esta procissão com o terço. A oração é cantada pela escadaria, um momento sempre muito concorrido” da festa na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, a romaria inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) “tem uma enorme tradição e um grande impacto na promoção cultural e económica do concelho”.
Citado numa nota hoje enviada às redações, o autarca do PSD destacou que a festa “acolhe, todos os anos, milhares de peregrinos e visitantes de Portugal e da vizinha Espanha”, referindo “o seu espírito celebrativo muito próprio, que faz a maior e a mais fascinante de todo o Alto Minho, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional”.
A celebração de cariz religioso e cultural é promovida pela Confraria da Nossa Senhora da Peneda e conta com o apoio da Câmara de Arcos de Valdevez.
Entre outros momentos, o programa incluiu “no dia 04 de setembro, às 21:00, o concerto Músicas à Senhora, que este ano tem como convidado o artista Augusto Canário e Amigos, com o espetáculo musical Do Minho às Ilhas – Cantigas e Poesias, uma homenagem à música portuguesa”.
Já no dia 06 de setembro irá decorrer, no Santuário, pelas 21:00, a bênção de concertinas e, a partir das 22:00, o tradicional baile popular, no Largo do Terreiro.
A classificação da romaria, que remontará à primeira metade do século XIII, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi sustentada “na importância de que se reveste esta manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
O Santuário da Senhora da Peneda, datado do século XVIII, é constituído pela igreja, que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros. Nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo e ainda os quartéis.
Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.