A Câmara de Arcos de Valdevez está a elaborar um estudo para reforçar a rede de transporte público através da modalidade de transporte flexível, a pedido, em algumas zonas do concelho.
Em comunicado, a autarquia arcoense, adiantou “que “pretende estudar modelos de configuração e otimização de percursos, incluindo definição dos percursos diários, da localização das paragens e do número e capacidade dos veículos”.
Com aquele estudo, o município quer avaliar “o desenvolvimento e implementação de aplicações e/ou plataformas informáticas para gestão dos pedidos e, a organização dos serviços e definição/otimização dos percursos”.
A “avaliação económico-financeira dos projetos, incluindo a definição das necessidades de financiamento para operacionalização do serviço”, é outro dos objetivos do estudo que, visa “melhorar a mobilidade entre as freguesias e a sede do concelho”.
O estudo, adjudicado pelo valor de 24.790,00 euros, mais IVA, foi aprovado e financiado pelo Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), ao abrigo de intervenções em áreas de baixa densidade, incluindo soluções de transporte flexível.
Está prevista a análise de “modelos de configuração e otimização de percursos, incluindo definição dos percursos diários, da localização de paragens e do número e capacidade dos veículos”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.