Logo
Regional

Arcos de Valdevez espera cerca de 1000 pessoas no Encontro Nacional de Rio de Moinhos

6 Março, 2023 | 10:58
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

Arcos de Valdevez acolheu no dia 4 de março, sábado, uma reunião preparatória para o encontro Nacional de Rio de Moinhos. O mesmo decorrerá na freguesia nos dias 1 e 2 de julho, sábado e domingo, e incluirá além do comes e bebes, mostras de artesanato e um programa de iniciativas culturais e desportivas. 

Trata-se da 17ª edição do evento que vai reunir todas as freguesias do país que tenham como nome Rio de Moinhos. A iniciativa pretende trazer até ao concelho de Arcos de Valdevez “cerca de 1000 pessoas”, nesse fim de semana.

Na reunião marcaram presença os elementos das Juntas de Freguesia das seis freguesias de Rio de Moinhos, nomeadamente de Arcos de Valdevez, Borba, Sátão, Abrantes, Penafiel e Aljustrel. Na mesma foi discutida a logística e a programação do Encontro Nacional.

Durante os dois dias, para além dos comes e bebes com petiscos tradicionais de cada região, estarão também presentes mostras de artesanato e um programa vasto de iniciativas culturais e desportivas que têm como objetivo, criar e aprofundar laços afetivos entre as populações dos vários Rio de Moinhos de Portugal.

Este encontro acontece desde 2004, apesar de ter sido interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia, “sendo uma oportunidade de convívio e encontro de culturas e tradições das diversas regiões de Portugal”.

O cartaz do evento será divulgado, brevemente.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Juventude Viana recebe CD Póvoa nos quartos-de-final da Taça de Portugal

A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Santa Luzia vence em Espinho e consolida 4.º lugar na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.

Regional 15 Fevereiro, 2026

Mais de 1100 crianças animam Corso Carnavalesco Infantil de Valença

Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.

Cultura 14 Fevereiro, 2026

Teatro do Noroeste lança projeto Capaciteatro para inclusão social no Alto Minho

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.