Arcos de Valdevez acolheu no dia 4 de março, sábado, uma reunião preparatória para o encontro Nacional de Rio de Moinhos. O mesmo decorrerá na freguesia nos dias 1 e 2 de julho, sábado e domingo, e incluirá além do comes e bebes, mostras de artesanato e um programa de iniciativas culturais e desportivas.
Trata-se da 17ª edição do evento que vai reunir todas as freguesias do país que tenham como nome Rio de Moinhos. A iniciativa pretende trazer até ao concelho de Arcos de Valdevez “cerca de 1000 pessoas”, nesse fim de semana.
Na reunião marcaram presença os elementos das Juntas de Freguesia das seis freguesias de Rio de Moinhos, nomeadamente de Arcos de Valdevez, Borba, Sátão, Abrantes, Penafiel e Aljustrel. Na mesma foi discutida a logística e a programação do Encontro Nacional.
Durante os dois dias, para além dos comes e bebes com petiscos tradicionais de cada região, estarão também presentes mostras de artesanato e um programa vasto de iniciativas culturais e desportivas que têm como objetivo, criar e aprofundar laços afetivos entre as populações dos vários Rio de Moinhos de Portugal.
Este encontro acontece desde 2004, apesar de ter sido interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia, “sendo uma oportunidade de convívio e encontro de culturas e tradições das diversas regiões de Portugal”.
O cartaz do evento será divulgado, brevemente.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.