Arcos de Valdevez acolheu no dia 4 de março, sábado, uma reunião preparatória para o encontro Nacional de Rio de Moinhos. O mesmo decorrerá na freguesia nos dias 1 e 2 de julho, sábado e domingo, e incluirá além do comes e bebes, mostras de artesanato e um programa de iniciativas culturais e desportivas.
Trata-se da 17ª edição do evento que vai reunir todas as freguesias do país que tenham como nome Rio de Moinhos. A iniciativa pretende trazer até ao concelho de Arcos de Valdevez “cerca de 1000 pessoas”, nesse fim de semana.
Na reunião marcaram presença os elementos das Juntas de Freguesia das seis freguesias de Rio de Moinhos, nomeadamente de Arcos de Valdevez, Borba, Sátão, Abrantes, Penafiel e Aljustrel. Na mesma foi discutida a logística e a programação do Encontro Nacional.
Durante os dois dias, para além dos comes e bebes com petiscos tradicionais de cada região, estarão também presentes mostras de artesanato e um programa vasto de iniciativas culturais e desportivas que têm como objetivo, criar e aprofundar laços afetivos entre as populações dos vários Rio de Moinhos de Portugal.
Este encontro acontece desde 2004, apesar de ter sido interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia, “sendo uma oportunidade de convívio e encontro de culturas e tradições das diversas regiões de Portugal”.
O cartaz do evento será divulgado, brevemente.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.