Logo
Regional

Arcos de Valdevez: Edifício fechado há 11 anos reabre como unidade de retaguarda

8 Fevereiro, 2025 | 16:55
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Um edifício da Misericórdia de Arcos de Valdevez reabriu na passada terça-feira como unidade de rectaguarda para receber doentes com alta hospitalar que aguardam vaga na segurança social ou na rede cuidados continuados.

O protocolo foi assinado entre o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Araújo, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, Francisco Araújo e, o presidente da Câmara daquele concelho do distrito de Viana do Castelo, João Manuel Esteves.

A unidade de retaguarda, situada ao lado do centro de saúde de Arcos de Valdevez, com capacidade para receber 16 utentes, foi instalada num edifício da Misericórdia, encerrado desde dezembro de 2014.

No final da sessão, questionado pelos jornalistas sobre a demora na reutilização do espaço, o provedor da Santa Casa, Francisco Araújo respondeu: “O doutor João Oliveira mereça esse reconhecimento, essa palavra de atenção por ter tido a coragem de abrir a unidade, aproveitando os recursos existentes no concelho, no caso, os da Misericórdia”.

Segundo Francisco Araújo, que durante a cerimónia elogiou o trabalho do ainda conselho de administração da ULSAM, “a unidade de retaguarda é da ULSAM, e a Misericórdia colabora e presta todos os serviços médicos, enfermagem, fisioterapia”, entre outros, necessários aos utentes.

Para João Porfírio Oliveira, a nova estrutura vai permitir aos hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, “poderem continuar a fazer o seu trabalho, operando doentes e continuar a ter vagas para os doentes agudos”.

João Porfírio Araújo adiantou que os custos, por utente, nesta unidade “vai custar o mesmo que custa uma unidade de convalescença tradicional”.

“O que contratualizamos tem um custo de 115 euros, por dia, por doente”, afirmou.

Sobre a inexistência de um serviço de urgência em Arcos de Valdevez, João Porfírio Oliveira disse que a reorganização deste setor da saúde “é algo que já foi bastante estudado”.

“Certamente haverá muito mais grupos de trabalhos que irão estudar a forma mais adequada para as urgências. Neste momento, temos o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Ponte de Lima, de Monção e o Serviço Médico Cirúrgico em Viana do Castelo. Essa é a composição. Temos reforçado os cuidados de saúde primários com consultas abertas, com consultas disponíveis para o SNS 24. Acaba por ser uma forma diferente de gerir a própria urgência, retirando doentes menos urgentes da urgência e tratá-los em serviços de proximidade”, explicou.

No discurso que proferiu durante a cerimónia de assinatura de um protocolo entre a ULSAM e a Misericórdia de Arcos de Valdevez, o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, manifestou “disponibilidade” para “em parceira com a ULSAM, “aumentar a capacidade” do espaço que começa a funcionar na próxima terça-feira.

“Temos de aumentar os serviços de saúde de proximidade, os meios para diagnósticos complementares para que mais utentes sejam atendidos no concelho e menos se dirijam ao hospital de Santa Luzia, melhorando a sua eficiência”, disse o autarca social-democrata.

João Manuel Esteves anunciou que “dentro de dias” a unidade de retaguarda e o centro de saúde, mesmo ao lado “entram em obras, numa parceria com o Ministério da Saúde”, num investimento, “nesta fase, de cerca de 800 mil euros”.

“Esperamos que as obras comecem este mês. A Câmara já adjudicou a empreitada. É também, uma parceria entre a Câmara, a ULSAM e o Ministério da Saúde, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empreitada “prevê intervenções no interior e exterior dos edifícios”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Viana do Castelo recorda Araucária que deixou de brilhar há sete anos

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.

Regional 18 Novembro, 2025

IPVC e CiTin promovem seminário para aproximar investigação e empresas no Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.

Regional 18 Novembro, 2025

Teatro de fantoches leva Lenda de Deu-la-Deu Martins às crianças de Monção

Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.

Desporto 18 Novembro, 2025

Morreu Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves e Cerveira

O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.

Regional 18 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira abre candidaturas às Bolsas de Estudo para 2025/2026

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.