Os presidentes das Câmaras de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca pediram ao ministro das Infraestruturas brevidade na concretização da ligação do Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena e a Celanova, em Espanha.
Em comunicado enviado à Lusa, os dois municípios referem que o pedido foi feito ao ministro João Galamba, no âmbito de uma reunião na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a 28 de junho.
Na ocasião, acrescenta o comunicado, os autarcas João Manuel Esteves e Augusto Marinho pediram ao ministro a inclusão daquela ligação viária no “Plano de Recuperação e Resiliência ou noutro instrumento de financiamento”. “A concretização da melhoria desta infraestrutura transfronteiriça permitirá a mobilidade de bens, serviços e pessoas”, lê-se no documento.
Segundo os autarcas, esta é “uma prioridade para os responsáveis políticos, dirigentes e empresários, de ambos os países, já que irá dar um novo impulso no desenvolvimento sustentável destes territórios e terá um papel decisivo na fixação e atração de pessoas e investimentos para esta região transfronteiriça”.
A nota de imprensa destaca ainda que “os autarcas do Vale do Lima, da Deputación de Ourense e a CIM Alto Minho assinaram uma carta dirigida ao primeiro-ministro de Portugal e ao presidente do governo espanhol a reivindicar a execução da melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova”.
Argumentam, autarcas portugueses e espanhóis, que “esta ligação deverá ser um desígnio dos dois governos, pois é de extrema importância para a segurança rodoviária, o desenvolvimento social e económico e atratividade e competitividade desta região transfronteiriça”.

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.