Logo
Regional

Arcos de Valdevez e Ponte da Barca pedem brevidade na ligação do IC28 à fronteira

14 Julho, 2023 | 10:37
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Os presidentes das Câmaras de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca pediram ao ministro das Infraestruturas brevidade na concretização da ligação do Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena e a Celanova, em Espanha. 

Em comunicado enviado à Lusa, os dois municípios referem que o pedido foi feito ao ministro João Galamba, no âmbito de uma reunião na Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a 28 de junho.

Na ocasião, acrescenta o comunicado, os autarcas João Manuel Esteves e Augusto Marinho pediram ao ministro a inclusão daquela ligação viária no “Plano de Recuperação e Resiliência ou noutro instrumento de financiamento”. “A concretização da melhoria desta infraestrutura transfronteiriça permitirá a mobilidade de bens, serviços e pessoas”, lê-se no documento.

Segundo os autarcas, esta é “uma prioridade para os responsáveis políticos, dirigentes e empresários, de ambos os países, já que irá dar um novo impulso no desenvolvimento sustentável destes territórios e terá um papel decisivo na fixação e atração de pessoas e investimentos para esta região transfronteiriça”.

A nota de imprensa destaca ainda que “os autarcas do Vale do Lima, da Deputación de Ourense e a CIM Alto Minho assinaram uma carta dirigida ao primeiro-ministro de Portugal e ao presidente do governo espanhol a reivindicar a execução da melhoria da ligação do IC28 à fronteira da Madalena e a Celanova”.

Argumentam, autarcas portugueses e espanhóis, que “esta ligação deverá ser um desígnio dos dois governos, pois é de extrema importância para a segurança rodoviária, o desenvolvimento social e económico e atratividade e competitividade desta região transfronteiriça”.

Pode ser uma imagem de estrada

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.

Regional 31 Janeiro, 2026

Teresa Guilherme sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda este sábado

A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Alto Minho recebe European TREX 2026 para treino em fogo controlado

O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.

Nacional 31 Janeiro, 2026

Veterinária deixa conselhos para proteger cães e gatos do frio intenso

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.