Logo
Regional

Arcos de Valdevez cria portal para guardar e partilhar história do concelho

5 Outubro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A construção de canastro de varas, a montagem do crucho com colmo, as lavadeiras do rio Vez são alguns dos usos e costumes que Arcos de Valdevez quer guardar num portal para memória futura.

Além do registo daquelas tradições agrícolas e costumes da sociedade desde o século XIX até 1975, a plataforma digital, que vai ser lançada no próximo dia 12 de outubro, às 17h00, na biblioteca municipal Tomaz de Figueiredo, reúne ainda “uma visão detalhada do território” e das “personalidades públicas e anónimas que contribuíram e contribuem para a criação da identidade arcuense”.

Designado Portal da Memória Arcuense, a plataforma contém “mais de 12.500 registos organizados em 22 secções temáticas correspondentes a estruturas organizacionais que vão desde a assistência social, associativismo, passando pelas atividades económicas, cultura e lazer, saúde e religião até ao património material e imaterial, abrangendo múltiplos aspetos do território e da sociedade em Arcos de Valdevez”.

Criado e gerido pela Câmara de Arcos de Valdevez, o portal vai disponibilizar ainda uma hemeroteca digital e a livraria municipal. A hemeroteca permite “o acesso integral a 40 jornais arcuenses publicados desde 1870 até 1919, a seis almanaques e a 28 boletins e revistas institucionais”. “No total, foram digitalizadas cerca de 8.500 publicações, correspondendo a mais de 62.000 imagens”, destaca a autarquia em nota divulgada esta quinta-feira.

O repositório online “destaca-se como uma plataforma colaborativa, reunindo informação proveniente de várias fontes e disponível em múltiplos formatos texto, imagem ou vídeo”. Desenvolvido pelo arquivo e pela biblioteca Municipais, o projeto “visa disponibilizar a história local de forma acessível e dinâmica”, “incorporando também testemunhos e arquivos pessoais, assegurando que a história de Arcos de Valdevez está viva e em constante evolução”.

O Portal da Memória “contará com a participação ativa da comunidade arcuense, incentivando a partilha de informações e conhecimentos, de modo a tornar este recurso histórico acessível a todos os arcuenses e ao mundo”. A livraria municipal, um dos conteúdos da plataforma, “tem como objetivo ser uma montra digital de todos os autores e publicações arcuenses, com 350 títulos disponíveis, estando 50 deles já digitalizados”.

“O Portal da Memória Arcuense representa não apenas um repositório digital, mas um convite à participação comunitária. Com uma estrutura sólida, o projeto está preparado para crescer, contando com os contributos de todos os arcuenses e amigos da região, que poderão partilhar as suas memórias em formato texto, imagem ou vídeo com a equipa do Portal, presencialmente ou através de meios digitais”, adianta a nota.

Para o município, “este é um marco significativo para o concelho, assegurando que a rica história de Arcos de Valdevez continuará a ser preservada, valorizada e partilhada com as gerações futuras”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.