Logo
Regional

Arcos de Valdevez cria portal para guardar e partilhar história do concelho

5 Outubro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A construção de canastro de varas, a montagem do crucho com colmo, as lavadeiras do rio Vez são alguns dos usos e costumes que Arcos de Valdevez quer guardar num portal para memória futura.

Além do registo daquelas tradições agrícolas e costumes da sociedade desde o século XIX até 1975, a plataforma digital, que vai ser lançada no próximo dia 12 de outubro, às 17h00, na biblioteca municipal Tomaz de Figueiredo, reúne ainda “uma visão detalhada do território” e das “personalidades públicas e anónimas que contribuíram e contribuem para a criação da identidade arcuense”.

Designado Portal da Memória Arcuense, a plataforma contém “mais de 12.500 registos organizados em 22 secções temáticas correspondentes a estruturas organizacionais que vão desde a assistência social, associativismo, passando pelas atividades económicas, cultura e lazer, saúde e religião até ao património material e imaterial, abrangendo múltiplos aspetos do território e da sociedade em Arcos de Valdevez”.

Criado e gerido pela Câmara de Arcos de Valdevez, o portal vai disponibilizar ainda uma hemeroteca digital e a livraria municipal. A hemeroteca permite “o acesso integral a 40 jornais arcuenses publicados desde 1870 até 1919, a seis almanaques e a 28 boletins e revistas institucionais”. “No total, foram digitalizadas cerca de 8.500 publicações, correspondendo a mais de 62.000 imagens”, destaca a autarquia em nota divulgada esta quinta-feira.

O repositório online “destaca-se como uma plataforma colaborativa, reunindo informação proveniente de várias fontes e disponível em múltiplos formatos texto, imagem ou vídeo”. Desenvolvido pelo arquivo e pela biblioteca Municipais, o projeto “visa disponibilizar a história local de forma acessível e dinâmica”, “incorporando também testemunhos e arquivos pessoais, assegurando que a história de Arcos de Valdevez está viva e em constante evolução”.

O Portal da Memória “contará com a participação ativa da comunidade arcuense, incentivando a partilha de informações e conhecimentos, de modo a tornar este recurso histórico acessível a todos os arcuenses e ao mundo”. A livraria municipal, um dos conteúdos da plataforma, “tem como objetivo ser uma montra digital de todos os autores e publicações arcuenses, com 350 títulos disponíveis, estando 50 deles já digitalizados”.

“O Portal da Memória Arcuense representa não apenas um repositório digital, mas um convite à participação comunitária. Com uma estrutura sólida, o projeto está preparado para crescer, contando com os contributos de todos os arcuenses e amigos da região, que poderão partilhar as suas memórias em formato texto, imagem ou vídeo com a equipa do Portal, presencialmente ou através de meios digitais”, adianta a nota.

Para o município, “este é um marco significativo para o concelho, assegurando que a rica história de Arcos de Valdevez continuará a ser preservada, valorizada e partilhada com as gerações futuras”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova Carta Educativa para os próximos 10 anos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.

Desporto 17 Setembro, 2025

Valença inaugura Skatepark e Pumptrack e atrai centenas de jovens

Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.

Desporto 17 Setembro, 2025

Jovem Navegador de Santa Marta de Portuzelo Conquista 2.º Lugar em Sever do Vouga

O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.

Regional 17 Setembro, 2025

Viana do Castelo acolhe maior conferência europeia de Ruby nos dias 18 e 19 de setembro

Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.

Regional 17 Setembro, 2025

Retoma do comboio Celta sem transbordo em Viana do Castelo em dezembro

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.

Regional 17 Setembro, 2025

Krisálida promove programação cultural em Caminha com teatro, oficinas e nova produção

A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.

Regional 17 Setembro, 2025

Campanha “Cinto-me Vivo” sem vítimas mortais em Viana do Castelo

Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.