Logo
Regional

Arcos de Valdevez cria portal para guardar e partilhar história do concelho

5 Outubro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A construção de canastro de varas, a montagem do crucho com colmo, as lavadeiras do rio Vez são alguns dos usos e costumes que Arcos de Valdevez quer guardar num portal para memória futura.

Além do registo daquelas tradições agrícolas e costumes da sociedade desde o século XIX até 1975, a plataforma digital, que vai ser lançada no próximo dia 12 de outubro, às 17h00, na biblioteca municipal Tomaz de Figueiredo, reúne ainda “uma visão detalhada do território” e das “personalidades públicas e anónimas que contribuíram e contribuem para a criação da identidade arcuense”.

Designado Portal da Memória Arcuense, a plataforma contém “mais de 12.500 registos organizados em 22 secções temáticas correspondentes a estruturas organizacionais que vão desde a assistência social, associativismo, passando pelas atividades económicas, cultura e lazer, saúde e religião até ao património material e imaterial, abrangendo múltiplos aspetos do território e da sociedade em Arcos de Valdevez”.

Criado e gerido pela Câmara de Arcos de Valdevez, o portal vai disponibilizar ainda uma hemeroteca digital e a livraria municipal. A hemeroteca permite “o acesso integral a 40 jornais arcuenses publicados desde 1870 até 1919, a seis almanaques e a 28 boletins e revistas institucionais”. “No total, foram digitalizadas cerca de 8.500 publicações, correspondendo a mais de 62.000 imagens”, destaca a autarquia em nota divulgada esta quinta-feira.

O repositório online “destaca-se como uma plataforma colaborativa, reunindo informação proveniente de várias fontes e disponível em múltiplos formatos texto, imagem ou vídeo”. Desenvolvido pelo arquivo e pela biblioteca Municipais, o projeto “visa disponibilizar a história local de forma acessível e dinâmica”, “incorporando também testemunhos e arquivos pessoais, assegurando que a história de Arcos de Valdevez está viva e em constante evolução”.

O Portal da Memória “contará com a participação ativa da comunidade arcuense, incentivando a partilha de informações e conhecimentos, de modo a tornar este recurso histórico acessível a todos os arcuenses e ao mundo”. A livraria municipal, um dos conteúdos da plataforma, “tem como objetivo ser uma montra digital de todos os autores e publicações arcuenses, com 350 títulos disponíveis, estando 50 deles já digitalizados”.

“O Portal da Memória Arcuense representa não apenas um repositório digital, mas um convite à participação comunitária. Com uma estrutura sólida, o projeto está preparado para crescer, contando com os contributos de todos os arcuenses e amigos da região, que poderão partilhar as suas memórias em formato texto, imagem ou vídeo com a equipa do Portal, presencialmente ou através de meios digitais”, adianta a nota.

Para o município, “este é um marco significativo para o concelho, assegurando que a rica história de Arcos de Valdevez continuará a ser preservada, valorizada e partilhada com as gerações futuras”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Fevereiro, 2026

Derrocada em Moledo leva à interdição do paredão

Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense cai em São Martinho e perde posição na tabela

A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez em alerta máximo devido a risco elevado de cheias e deslizamentos

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

CNE apela à participação nas presidenciais apesar do mau tempo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Domingo começa mais calmo, mas chuva volta a intensificar-se no final do dia

O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 7 Fevereiro, 2026

“Chá do Peregrino” promove encontro e partilha entre caminhantes em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.

Cultura 7 Fevereiro, 2026

Bailado “Romeu & Julieta” assinala Dia dos Namorados em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.