De 31 março e 1 de Abril, a Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, assinala uma vez mais, o Dia Internacional do Livro Infantil (DILI) proporcionando um conjunto de atividades destinadas aos jardins-de-infância, às crianças em geral e respetivas famílias.
Este ano, uma vez que o DILI acontece no domingo (2 de Abril), a Biblioteca Municipal antecipa a realização das atividades de forma a decorrerem nos dias 31 de março e 1 de abril.
Na sexta feira, dia 31 de março, o dia será marcado pela realização da peça de teatro “Lá estás tu a viajar!”, pelo grupo Itinerante Enredo, numa representação que adapta alguns textos clássicos da literatura infantil a uma abordagem cómica e interativa. As sessões destinam-se exclusivamente aos jardins-de-infância particulares.
Já no dia 1 de abril (sábado), pelas 15h00, o convite é feito às crianças e aos seus familiares para participarem em duas atividades especiais: A apresentação do livro infantil “Gosto de ti porque sim!”, de Clara Sousa Loureiro, apresentado pela professora-bibliotecária e atriz, Margarida Dias, e conta com a presença via “stream” da autora que reside na Suécia.
Clara Santos Loureiro é neta do escritor Tomaz de Figueiredo, padrinho da Biblioteca Municipal e tem dois livros publicados “Salvas por um fio!” e “Gosto de ti porque sim!”.
Depois da apresentação do livro a tarde continuará alegre em torno da literatura: seguir-se-á a peça de teatro “Lá estás tu a viajar!”, pelo grupo Itinerante Enredo.
A atividade é gratuita e destina-se a crianças dos 3 aos 12 anos e seus familiares.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.