De 31 março e 1 de Abril, a Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, assinala uma vez mais, o Dia Internacional do Livro Infantil (DILI) proporcionando um conjunto de atividades destinadas aos jardins-de-infância, às crianças em geral e respetivas famílias.
Este ano, uma vez que o DILI acontece no domingo (2 de Abril), a Biblioteca Municipal antecipa a realização das atividades de forma a decorrerem nos dias 31 de março e 1 de abril.
Na sexta feira, dia 31 de março, o dia será marcado pela realização da peça de teatro “Lá estás tu a viajar!”, pelo grupo Itinerante Enredo, numa representação que adapta alguns textos clássicos da literatura infantil a uma abordagem cómica e interativa. As sessões destinam-se exclusivamente aos jardins-de-infância particulares.
Já no dia 1 de abril (sábado), pelas 15h00, o convite é feito às crianças e aos seus familiares para participarem em duas atividades especiais: A apresentação do livro infantil “Gosto de ti porque sim!”, de Clara Sousa Loureiro, apresentado pela professora-bibliotecária e atriz, Margarida Dias, e conta com a presença via “stream” da autora que reside na Suécia.
Clara Santos Loureiro é neta do escritor Tomaz de Figueiredo, padrinho da Biblioteca Municipal e tem dois livros publicados “Salvas por um fio!” e “Gosto de ti porque sim!”.
Depois da apresentação do livro a tarde continuará alegre em torno da literatura: seguir-se-á a peça de teatro “Lá estás tu a viajar!”, pelo grupo Itinerante Enredo.
A atividade é gratuita e destina-se a crianças dos 3 aos 12 anos e seus familiares.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.