O teatro, ou se preferirem de uma outra forma, as histórias que são trazidas de geração em geração, histórias que são património oral do Alto Minho, com "Uma Roda: entre histórias", são partilhadas esta sexta-feira, sábado e domingo em três freguesias do concelho de Paredes de Coura pelas Comédias do Minho. Também os mais novos poderão assistir a uma Sessão de Cinema com "Rock Dog 3 – Ao ritmo da música".
“Uma Roda: entre histórias” são contos que divertem, encantam e ensinam gerações desde o alvorecer da humanidade. Histórias que nos parecem inventadas ontem são, afinal, companheiras centenárias de serões passados em redor do fogo.
Partindo de uma recolha de relatos, crenças e cantigas realizada em territórios do Alto Minho, este espetáculo propõe revisitar a prática antiga de contar histórias.
Com a forma de uma roda, de pessoas, na qual os contadores de histórias interagem num diálogo informal entre si e o público. Um espetáculo que restaura assim um espaço ancestral de partilha de afetos, saberes e esperanças, de um património que, enraizado numa paisagem singular, fala dos laços que nos unem a todos.

O património oral recolhido nos concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, além de revisitado neste espetáculo, está registado em vídeo, num processo de criação de que resulta ainda um documentário.
20 de janeiro • Associação Cultural de Mozelos / 21h00
21 de janeiro • Junta de Freguesia de São Martinho de Coura / 21h00
22 de janeiro • Junta de Freguesia de Vascões / 16h00
“Rock Dog 3 – Ao ritmo da música” com as vozes familiares de conhecidos nomes do “pequeno ecrã” como Rui Unas, Luís Jardim e Diogo Dias, destina-se aos mais novos, também este fim de semana no Centro Cultural.
Depois de uma volta pelo mundo, Bodi, o cão tibetano e eterno otimista que só quer partilhar a sua música, decide regressar à sua terra natal. Quando descobre que o grupo feminino, K-9, não sabe quem é Angus Scattergood, uma lenda do rock com imensos discos de platina vendidos, Bodi é obrigado a participar num concurso musical, “Ao Ritmo da Música”, para inspirar uma nova geração de estrelas do rock.
Mas Bodi morde mais do que pode mastigar ao envolver-se no programa de TV e perde de vista os seus objetivos, tornando-se assim na sensação canina do Rock!
Horário:
Dia 21 – 15h00 e 21h30
Dia 22 – 15h00 e 17h30
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.