O teatro, ou se preferirem de uma outra forma, as histórias que são trazidas de geração em geração, histórias que são património oral do Alto Minho, com "Uma Roda: entre histórias", são partilhadas esta sexta-feira, sábado e domingo em três freguesias do concelho de Paredes de Coura pelas Comédias do Minho. Também os mais novos poderão assistir a uma Sessão de Cinema com "Rock Dog 3 – Ao ritmo da música".
“Uma Roda: entre histórias” são contos que divertem, encantam e ensinam gerações desde o alvorecer da humanidade. Histórias que nos parecem inventadas ontem são, afinal, companheiras centenárias de serões passados em redor do fogo.
Partindo de uma recolha de relatos, crenças e cantigas realizada em territórios do Alto Minho, este espetáculo propõe revisitar a prática antiga de contar histórias.
Com a forma de uma roda, de pessoas, na qual os contadores de histórias interagem num diálogo informal entre si e o público. Um espetáculo que restaura assim um espaço ancestral de partilha de afetos, saberes e esperanças, de um património que, enraizado numa paisagem singular, fala dos laços que nos unem a todos.

O património oral recolhido nos concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, além de revisitado neste espetáculo, está registado em vídeo, num processo de criação de que resulta ainda um documentário.
20 de janeiro • Associação Cultural de Mozelos / 21h00
21 de janeiro • Junta de Freguesia de São Martinho de Coura / 21h00
22 de janeiro • Junta de Freguesia de Vascões / 16h00
“Rock Dog 3 – Ao ritmo da música” com as vozes familiares de conhecidos nomes do “pequeno ecrã” como Rui Unas, Luís Jardim e Diogo Dias, destina-se aos mais novos, também este fim de semana no Centro Cultural.
Depois de uma volta pelo mundo, Bodi, o cão tibetano e eterno otimista que só quer partilhar a sua música, decide regressar à sua terra natal. Quando descobre que o grupo feminino, K-9, não sabe quem é Angus Scattergood, uma lenda do rock com imensos discos de platina vendidos, Bodi é obrigado a participar num concurso musical, “Ao Ritmo da Música”, para inspirar uma nova geração de estrelas do rock.
Mas Bodi morde mais do que pode mastigar ao envolver-se no programa de TV e perde de vista os seus objetivos, tornando-se assim na sensação canina do Rock!
Horário:
Dia 21 – 15h00 e 21h30
Dia 22 – 15h00 e 17h30
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.