A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez avançou com a “Requalificação da Casa do Guarda, anexos e pavilhão multiusos no Monte Nossa Senhora do Castelo”. A assinatura do auto de consignação feita com a empresa Amorim & Coroas, Lda., que irá executar esta obra, pelo valor de 300 mil euros.
Esta intervenção será a porta de entrada no “Território de Santa Cruz”, onde será criado um centro interpretativo e de receção para o visitante e melhoradas as condições para a prática de atividades de ar livre. Está, igualmente, em execução a rede de trilhos e miradouros que abrange toda a área.
Estas intervenções integram o Plano de Ação para o Território de Santa Cruz, em Arcos de Valdevez, ou seja, o território a Oeste de Arcos de Valdevez, que tem como principal objetivo a valorização do potencial humano, a valorização e recuperação do património natural e cultural, das atividades agroalimentares, bem como a promoção do turismo nesta zona do concelho.
O projeto “Território de Santa Cruz”, abrange as freguesias de Jolda Madalena e Rio Cabrão, Miranda, Monte Redondo, Padreiro Salvador e Santa Cristina, Cendufe, Rio Frio, Rio de Moinhos, Salvador, Vilafonche e Parada, Senharei, Sabadim, Eiras e Mei, Padroso e Portela e Extremo.
Este projeto pretende ser um espaço destinado a fruição pública, contribuindo para a proteção, valorização e dinamização dos patrimónios naturais e culturais existentes, fomentando o lazer, o turismo e o desenvolvimento sustentável com inovação da base económica produtiva local.

A requalificação da Casa do Guarda no Monte Nossa Senhora do Castelo, anexos e pavilhão multiusos pertence à Operação “PDR2020 – 10.2.1.6-FEADER-097353 | Valorização do Território a Oeste do Concelho – Reabilitação do Património Local do Monte de Nossa Senhora do Castelo | Arcos de Valdevez”, cofinanciada pelo Fundo Europeu, Programa Operacional PDR2020 e com um Investimento Elegível de 143.341,90 euros e Comparticipação Comunitária de 114.673,52 euros.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).