De acordo com o INE, o número de dormidas em Arcos de Valdevez de janeiro a agosto foi de 73 823, mais 13 013 dormidas do que no mesmo período de 2023. Números que refletem um crescimento de 21 % nas dormidas no concelho, sendo a média do Alto Minho de 5%.
Também em termos de unidades de alojamento, é de referir a abertura, entre janeiro e outubro, de mais 47 unidades com capacidade para 249 hóspedes. Posicionando-se, assim, no top dos concelhos da região Minho que mais cresceu em termos de unidades de alojamento.
Estes dados voltam a confirmar Arcos de Valdevez como destino turístico de referência no panorama nacional e internacional.
O turismo tem um grande peso na dinâmica económica do Município, e incidência em todo o território arcuense, uma vez que a oferta turística está espalhada por todo o concelho, em termos de locais de interesse, alojamento, restauração e animação turística.
A Câmara Municipal tem reforçado o posicionamento de Arcos de Valdevez como um destino turístico de excelência, promovendo a diversidade e a riqueza do seu património natural, cultural e gastronómico.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.