O Município de Arcos de Valdevez celebrou, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Dia Internacional da Proteção Civil, com a realização de um conjunto de iniciativas envolvendo os vários agentes de Proteção Civil: GNR, Equipa Cinotécnica da GNR, Bombeiros Voluntários, Sapadores Florestais e a comunidade escolar.
O presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, marcou presença neste momento, sublinhando “a importância de estimular e sensibilizar a adoção de uma cultura de segurança e bem-estar na população, contribuindo para a prevenção de riscos e a redução dos seus efeitos.”
O autarca aproveitou também “para prestar um agradecimento a todos os agentes de proteção civil e alertar para o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a riscos.”
Referiu também o contínuo apoio municipal à atividade dos agentes de Proteção Civil, nomeadamente na requalificação do Quartel da GNR, do Quartel dos Bombeiros, do Centro de Meios Aéreos e com a construção de um Hangar, bem como o apoio financeiro anual à atividade dos Bombeiros Voluntários e dos Sapadores Florestais de Arcos de Valdevez.
No Quartel dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, crianças e jovens das escolas do concelho tiveram oportunidade de assistir a um conjunto de demonstrações, exposições de meios e ações de sensibilização e informação, nomeadamente a iniciativa “Vem ser Bombeiro por um dia”, o “Desfile dos Meios Móveis e Recursos dos Agentes da Proteção Civil”; a “Demonstração de Meios Cinotécnicos” e o “Desfile dos Meios Móveis a Cargos dos Agentes da Proteção Civil”.
Desta forma, a organização procurou sensibilizar a comunidade para as necessárias medidas de autoproteção e mitigação do risco na eventualidade de ocorrência de acidentes ou catástrofes naturais.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.