O Município de Arcos de Valdevez celebrou, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Dia Internacional da Proteção Civil, com a realização de um conjunto de iniciativas envolvendo os vários agentes de Proteção Civil: GNR, Equipa Cinotécnica da GNR, Bombeiros Voluntários, Sapadores Florestais e a comunidade escolar.
O presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, marcou presença neste momento, sublinhando “a importância de estimular e sensibilizar a adoção de uma cultura de segurança e bem-estar na população, contribuindo para a prevenção de riscos e a redução dos seus efeitos.”
O autarca aproveitou também “para prestar um agradecimento a todos os agentes de proteção civil e alertar para o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a riscos.”
Referiu também o contínuo apoio municipal à atividade dos agentes de Proteção Civil, nomeadamente na requalificação do Quartel da GNR, do Quartel dos Bombeiros, do Centro de Meios Aéreos e com a construção de um Hangar, bem como o apoio financeiro anual à atividade dos Bombeiros Voluntários e dos Sapadores Florestais de Arcos de Valdevez.
No Quartel dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, crianças e jovens das escolas do concelho tiveram oportunidade de assistir a um conjunto de demonstrações, exposições de meios e ações de sensibilização e informação, nomeadamente a iniciativa “Vem ser Bombeiro por um dia”, o “Desfile dos Meios Móveis e Recursos dos Agentes da Proteção Civil”; a “Demonstração de Meios Cinotécnicos” e o “Desfile dos Meios Móveis a Cargos dos Agentes da Proteção Civil”.
Desta forma, a organização procurou sensibilizar a comunidade para as necessárias medidas de autoproteção e mitigação do risco na eventualidade de ocorrência de acidentes ou catástrofes naturais.

O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.