O Município de Arcos de Valdevez celebrou, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Dia Internacional da Proteção Civil, com a realização de um conjunto de iniciativas envolvendo os vários agentes de Proteção Civil: GNR, Equipa Cinotécnica da GNR, Bombeiros Voluntários, Sapadores Florestais e a comunidade escolar.
O presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, marcou presença neste momento, sublinhando “a importância de estimular e sensibilizar a adoção de uma cultura de segurança e bem-estar na população, contribuindo para a prevenção de riscos e a redução dos seus efeitos.”
O autarca aproveitou também “para prestar um agradecimento a todos os agentes de proteção civil e alertar para o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a riscos.”
Referiu também o contínuo apoio municipal à atividade dos agentes de Proteção Civil, nomeadamente na requalificação do Quartel da GNR, do Quartel dos Bombeiros, do Centro de Meios Aéreos e com a construção de um Hangar, bem como o apoio financeiro anual à atividade dos Bombeiros Voluntários e dos Sapadores Florestais de Arcos de Valdevez.
No Quartel dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, crianças e jovens das escolas do concelho tiveram oportunidade de assistir a um conjunto de demonstrações, exposições de meios e ações de sensibilização e informação, nomeadamente a iniciativa “Vem ser Bombeiro por um dia”, o “Desfile dos Meios Móveis e Recursos dos Agentes da Proteção Civil”; a “Demonstração de Meios Cinotécnicos” e o “Desfile dos Meios Móveis a Cargos dos Agentes da Proteção Civil”.
Desta forma, a organização procurou sensibilizar a comunidade para as necessárias medidas de autoproteção e mitigação do risco na eventualidade de ocorrência de acidentes ou catástrofes naturais.

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.