O Município de Arcos de Valdevez aprovou, para 2024, o maior orçamento municipal da última década, com um valor de, aproximadamente, 37 milhões de euros.
Com um maior envolvimento e proximidade às entidades e aos arcuenses, o Município ambiciona mais qualidade de vida e melhores oportunidades para as gerações atuais e futuras.
“Este é um orçamento em que reforçaremos o apoio às pessoas, às instituições e à economia. Pretendemos reforçar a política de incentivos económicos e fiscais amiga das famílias e das empresas”, explicou a autarquia numa nota de imprensa. “Será reforçada a parceria entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as instituições e as associações. Serão aumentados os investimentos em projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de todo o concelho de Arcos de Valdevez”, completou, destacando ainda a “redução da dívida à banca, o cumprimento da regra de equilíbrio orçamental e uma gestão económica e eficiente dos recursos financeiros disponíveis”.
O Orçamento tem previsto um valor de investimento de 24.2 milhões de euros, o maior investimento dos últimos anos nas funções sociais, com um valor de 13.8 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com 6.9 milhões de euros, a parceria com as Juntas de Freguesia, com 2.4 milhões de euros e as funções Gerais, com 1.1 milhões de euros.
João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, assegurou que com este orçamento pretende “continuar a construir um concelho mais inclusivo, inovador, atrativo e sustentável para viver, trabalhar, investir e visitar”.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, será agraciado com o prestigiado ‘Machado de Honra’ pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia marcada para esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h45, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.
No próximo dia 18 de outubro de 2025, o renomado DJ Zézé Gonçalves comemorará quatro décadas de carreira em um evento imperdível no Club LT5, localizado na Alameda 5 de Outubro, Marina de Viana, Viana do Castelo. A festa promete abrir suas portas às 23h00 e se estender até às 06h00, celebrando a trajetória de um dos DJs mais influentes da cena musical do norte de Portugal.
Celebra-se hoje o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, uma data de profundo simbolismo e de reconhecimento do papel insubstituível que os bombeiros desempenham na proteção das comunidades e no serviço público diário.