O Município de Arcos de Valdevez aprovou, para 2024, o maior orçamento municipal da última década, com um valor de, aproximadamente, 37 milhões de euros.
Com um maior envolvimento e proximidade às entidades e aos arcuenses, o Município ambiciona mais qualidade de vida e melhores oportunidades para as gerações atuais e futuras.
“Este é um orçamento em que reforçaremos o apoio às pessoas, às instituições e à economia. Pretendemos reforçar a política de incentivos económicos e fiscais amiga das famílias e das empresas”, explicou a autarquia numa nota de imprensa. “Será reforçada a parceria entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as instituições e as associações. Serão aumentados os investimentos em projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de todo o concelho de Arcos de Valdevez”, completou, destacando ainda a “redução da dívida à banca, o cumprimento da regra de equilíbrio orçamental e uma gestão económica e eficiente dos recursos financeiros disponíveis”.
O Orçamento tem previsto um valor de investimento de 24.2 milhões de euros, o maior investimento dos últimos anos nas funções sociais, com um valor de 13.8 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com 6.9 milhões de euros, a parceria com as Juntas de Freguesia, com 2.4 milhões de euros e as funções Gerais, com 1.1 milhões de euros.
João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, assegurou que com este orçamento pretende “continuar a construir um concelho mais inclusivo, inovador, atrativo e sustentável para viver, trabalhar, investir e visitar”.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.