O Município de Arcos de Valdevez aprovou, para 2024, o maior orçamento municipal da última década, com um valor de, aproximadamente, 37 milhões de euros.
Com um maior envolvimento e proximidade às entidades e aos arcuenses, o Município ambiciona mais qualidade de vida e melhores oportunidades para as gerações atuais e futuras.
“Este é um orçamento em que reforçaremos o apoio às pessoas, às instituições e à economia. Pretendemos reforçar a política de incentivos económicos e fiscais amiga das famílias e das empresas”, explicou a autarquia numa nota de imprensa. “Será reforçada a parceria entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as instituições e as associações. Serão aumentados os investimentos em projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de todo o concelho de Arcos de Valdevez”, completou, destacando ainda a “redução da dívida à banca, o cumprimento da regra de equilíbrio orçamental e uma gestão económica e eficiente dos recursos financeiros disponíveis”.
O Orçamento tem previsto um valor de investimento de 24.2 milhões de euros, o maior investimento dos últimos anos nas funções sociais, com um valor de 13.8 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com 6.9 milhões de euros, a parceria com as Juntas de Freguesia, com 2.4 milhões de euros e as funções Gerais, com 1.1 milhões de euros.
João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, assegurou que com este orçamento pretende “continuar a construir um concelho mais inclusivo, inovador, atrativo e sustentável para viver, trabalhar, investir e visitar”.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.