Logo
Regional

Arcos de Valdevez aprova investimentos de mais de 3,2 milhões de euros

26 Maio, 2025 | 14:58
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de cinco concursos públicos, num investimento total superior a 3,2 milhões de euros para a criação da branda científica de São Bento do Cando e da quinta da Ciência Viva.

O presidente em exercício, Olegário Gonçalves, referiu que “os investimentos, aprovados por unanimidade, dizem respeito à requalificação de oito casas em estruturas de apoio à branda científica de São Bento do Cando”, situada a mais de mil metros de altitude.

No total, os concursos públicos para a recuperação dos imóveis representam um investimento superior a 1,9 milhões de euros.

A branda secular de São Bento do Cando, onde outrora se cumpria a transumância (mudança sazonal dos agricultores e seus rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano), situada na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), vai passar a ser uma moderna estação científica, num investimento estimado em 4,5 milhões de euros.

Além do auditório que vai nascer na antiga casa florestal, os restantes imóveis transferidos pelo Estado para a autarquia vão ser transformados em estruturas de apoio à estação científica, como por exemplo, alojamento para estudantes de doutoramento e investigadores, laboratórios, residência artística, entre outros.

A futura estação de investigação e formação integrará o projeto europeu Biopolis, que “tem como objetivo a criação de uma superestrutura de investigação em biologia ambiental, capaz de responder aos novos desafios que se colocam hoje em áreas de ponta como a genómica, a biologia computacional, a bioinformática ou a monitorização ambiental”.

O Biopolis é coordenado por um consórcio que junta o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier, em França, e a Porto Business School.

É “um projeto que desenvolverá ações não só para o PNPG, único em Portugal, mas também para a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, assim declarada, em 2009, pela UNESCO, contribuindo para a coesão territorial e diversificação socioeconómica”.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés está localizada na Galiza e no Alto Minho, unindo do lado português, o PNPG ao Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés, no lado galego.

Na reunião camarária da última quinta-feira, o executivo municipal aprovou ainda o concurso público, pelo valor base de mais de 1,3 milhões de euros, o projeto Quinta Ciência Viva.

A quinta, devoluta há mais de duas décadas, vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola.

Desenvolvido em parceira com diversas instituições, o espaço cedido pelo Estado ao município por 50 anos é constituído por três edifícios, cerca de cinco hectares de terrenos agrícolas e 10 hectares de floresta.

O protocolo de colaboração para a execução do projeto foi assinado, em abril, entre a Câmara Municipal, a Agência Nacional de Ciência Viva, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Incubadora de Empresas e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez.

O executivo municipal aprovou ainda o encerramento do concurso público, lançado em março, pelo preço base de 2,611 milhões de euros, para a requalificação do cineteatro Alameda, que iniciou a sua atividade em finais da década de 60 do século XX.

O social-democrata Olegário Gonçalves explicou que o concurso fechou deserto e que autarquia vai avançar com um novo procedimento “aumentando em 10% o valor base” da empreitada.

Antes da ordem dia, o presidente em exercício informou que na quarta-feira, juntamente com o autarca de Ponte da Barca irá reunir-se com a Infraestruturas de Portugal para reivindicar as ligações Souto – Jolda S. Paio e a elaboração do projeto de requalificação da estrada que liga o Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena e a Ourense, na Galiza.

Reclamada há anos pelos municípios portugueses e galegos, a ligação do IC28 à fronteira da Madalena tem uma extensão de cerca de 60 quilómetros. O investimento para a sua requalificação está estimado em 15 milhões de euros, “para colocar o Alto Minho e os seus produtos endógenos e industriais a menos de 30 minutos das redes rodoferroviárias principais de ligação a Madrid e ao centro da Europa”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Setembro, 2025

Festival “Viana Bate Forte” recebe Todagente neste sábado à noite

A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.

Regional 9 Setembro, 2025

Ponte de Lima faz resistir Tauromaquia no Alto Minho com Tourada nas Feiras Novas

A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.

Regional 9 Setembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém quatro pessoas e regista 285 infrações numa semana de operações

O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.

Regional 9 Setembro, 2025

Exposição no Museu Municipal revela como estrangeiros viam Caminha entre 1820 e 1974

Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.

Regional 9 Setembro, 2025

Encontro de Bandas de Gaitas anima Praça da República em Viana do Castelo

A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.

Desporto 9 Setembro, 2025

Academia do Santa Luzia FC realizou estágio de pré-época em Melgaço

A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.

Regional 9 Setembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém três indivíduos por condução ilegal e furto de bicicleta

Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.