Logo
Regional

Arcos de Valdevez aprova investimentos de mais de 3,2 milhões de euros

26 Maio, 2025 | 14:58
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de cinco concursos públicos, num investimento total superior a 3,2 milhões de euros para a criação da branda científica de São Bento do Cando e da quinta da Ciência Viva.

O presidente em exercício, Olegário Gonçalves, referiu que “os investimentos, aprovados por unanimidade, dizem respeito à requalificação de oito casas em estruturas de apoio à branda científica de São Bento do Cando”, situada a mais de mil metros de altitude.

No total, os concursos públicos para a recuperação dos imóveis representam um investimento superior a 1,9 milhões de euros.

A branda secular de São Bento do Cando, onde outrora se cumpria a transumância (mudança sazonal dos agricultores e seus rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano), situada na freguesia da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), vai passar a ser uma moderna estação científica, num investimento estimado em 4,5 milhões de euros.

Além do auditório que vai nascer na antiga casa florestal, os restantes imóveis transferidos pelo Estado para a autarquia vão ser transformados em estruturas de apoio à estação científica, como por exemplo, alojamento para estudantes de doutoramento e investigadores, laboratórios, residência artística, entre outros.

A futura estação de investigação e formação integrará o projeto europeu Biopolis, que “tem como objetivo a criação de uma superestrutura de investigação em biologia ambiental, capaz de responder aos novos desafios que se colocam hoje em áreas de ponta como a genómica, a biologia computacional, a bioinformática ou a monitorização ambiental”.

O Biopolis é coordenado por um consórcio que junta o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier, em França, e a Porto Business School.

É “um projeto que desenvolverá ações não só para o PNPG, único em Portugal, mas também para a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, assim declarada, em 2009, pela UNESCO, contribuindo para a coesão territorial e diversificação socioeconómica”.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés está localizada na Galiza e no Alto Minho, unindo do lado português, o PNPG ao Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés, no lado galego.

Na reunião camarária da última quinta-feira, o executivo municipal aprovou ainda o concurso público, pelo valor base de mais de 1,3 milhões de euros, o projeto Quinta Ciência Viva.

A quinta, devoluta há mais de duas décadas, vai ser transformada em centro de produção de conhecimento e inovação agrícola.

Desenvolvido em parceira com diversas instituições, o espaço cedido pelo Estado ao município por 50 anos é constituído por três edifícios, cerca de cinco hectares de terrenos agrícolas e 10 hectares de floresta.

O protocolo de colaboração para a execução do projeto foi assinado, em abril, entre a Câmara Municipal, a Agência Nacional de Ciência Viva, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Incubadora de Empresas e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez.

O executivo municipal aprovou ainda o encerramento do concurso público, lançado em março, pelo preço base de 2,611 milhões de euros, para a requalificação do cineteatro Alameda, que iniciou a sua atividade em finais da década de 60 do século XX.

O social-democrata Olegário Gonçalves explicou que o concurso fechou deserto e que autarquia vai avançar com um novo procedimento “aumentando em 10% o valor base” da empreitada.

Antes da ordem dia, o presidente em exercício informou que na quarta-feira, juntamente com o autarca de Ponte da Barca irá reunir-se com a Infraestruturas de Portugal para reivindicar as ligações Souto – Jolda S. Paio e a elaboração do projeto de requalificação da estrada que liga o Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena e a Ourense, na Galiza.

Reclamada há anos pelos municípios portugueses e galegos, a ligação do IC28 à fronteira da Madalena tem uma extensão de cerca de 60 quilómetros. O investimento para a sua requalificação está estimado em 15 milhões de euros, “para colocar o Alto Minho e os seus produtos endógenos e industriais a menos de 30 minutos das redes rodoferroviárias principais de ligação a Madrid e ao centro da Europa”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Dezembro, 2025

Crianças da freguesia de Miranda espalham “Uma Receita de Amor” pelos idosos do concelho

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.

Desporto 27 Dezembro, 2025

Alex Figueiredo e Mónica Silva vencem corrida São Silvestre de Viana do Castelo

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).

Música 27 Dezembro, 2025

Concerto de Natal reúne CouraVoce e Viana D’Arcus na Igreja Ecce Homo em Padornelo

É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Passagem de Ano deverá ser seca e com temperaturas dentro do normal

A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 27 Dezembro, 2025

Festival de Dança anima Viana do Castelo de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Cotrim de Figueiredo marca presença na São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Funeral de Ângela Pereira realiza-se este sábado em Afife

O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.