Logo
Regional

Arcos de Valdevez aprova contas de 2023 com oposição preocupada com despesa

17 Abril, 2024 | 11:06
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou as contas de gerência de 2023, com a maior taxa de execução da última década (94%), mas a oposição votou contra pelo avolumar de despesa em obras públicas, foi hoje divulgado.

Segundo a Câmara de Arcos de Valdevez (PSD), no distrito de Viana do Castelo, o relatório e contas de 2023 apresenta “uma execução da receita no valor de cerca 31,3 milhões de euros e uma execução da despesa no valor de cerca de 31,1 milhões de euros”, representando “um aumento de 3,2 milhões de euros face ao ano anterior”.

“A gerência de 2023 é reflexo de uma gestão responsável e próxima, em parceria com várias entidades e os arcuenses, em prol da construção de um concelho mais solidário, inovador, atrativo e sustentável e com mais qualidade de vida e oportunidades para todos”, afirma o presidente da câmara, João Manuel Esteves, citado em uma nota enviada à imprensa.

O município realça “a poupança corrente de 3,7 milhões de euros, aplicada na realização de investimento nas Grandes Opções do Plano (GOP)”, e que a “dívida orçamental baixou para os 5,8 milhões de euros, com uma redução de cerca de um milhão de euros face ao ano anterior”.

De acordo com a autarquia, “foram realizados muitos investimentos no valor superior a 19 milhões de euros, com clara preponderância nas funções sociais, cerca de nove milhões de euros, e em funções económicas, cerca de 6,3 milhões de euros”.

Os dois vereadores do PS no executivo municipal votaram contra pelo “avolumar de despesa em obras públicas que, por muito interesse arquitetónico que possa ter, representam valores que começam a gerar assimetrias de investimento no território que são difíceis de explicar”.

Os vereadores socialistas estão preocupados com o aumento “das despesas em aquisições de serviços”, apontando “uma subida constante nos últimos três anos, de 35%”.

Para o PS, os dois milhões de euros investidos nas 36 freguesias do concelho representam “um investimento parco e demasiado contido, até por comparação com uma única e recente obra na sede do concelho, o ecoparque do Vez, que, em termos de dimensão, é pequena e que implicou o custo de cerca de 1, 4 milhões de euros”.

“São milhões para o centro urbano e para as freguesias tostões. As freguesias são, sem dúvida, o parente pobre a nível financeiro”, sustentam os vereadores João Carlos Braga Simões e, Isabel Carvalho Araújo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Maio, 2024

Portagens na A28: Presidente da Câmara Municipal de Viana diz que se fez justiça

A aprovação na generalidade, hoje, na Assembleia da República, da proposta do Partido Socialista de eliminação das taxas de portagens e que inclui a A28 entre Viana do Castelo e Porto no troço entre Esposende e Viana do Castelo, "vem trazer justiça na coesão territorial do país e favorecer a mobilidade, a economia e o turismo das regiões de baixa densidade, como é o caso do Alto Minho".

Nacional 2 Maio, 2024

Proposta do PS para fim das portagens em ex-SCUT aprovada na generalidade

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Regional 2 Maio, 2024

Câmara garante reembolso aos utentes do autocarro expresso Viana do Castelo-Porto

A Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje “o reembolso direto” aos utentes do autocarro Viana do Castelo-Porto, após a transportadora começar a cobrar o preço integral do bilhete sem o desconto municipal, alegando falta de pagamento da autarquia.

Regional 2 Maio, 2024

Ponte da Barca: Toy e Roconorte entre os destaques da “Festa das Tradições”

A Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, prepara-se para receber mais uma edição da Festa das Tradições, de 10 a 12 de maio, um evento que promete um fim-de-semana repleto de celebrações culturais, gastronomia regional e entretenimento para todas as idades.

Regional 2 Maio, 2024

IPVC é a segunda instituição de ensino superior politécnico do país a integrar a FAUBAI

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)  é, oficialmente, membro associado da maior associação de Instituições de Ensino Superior no Brasil. A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional conta já com mais de 200 associados e o IPVC é um deles. Trata-se da segunda instituição de ensino superior politécnico do país a integrar a FAUBAI.

Regional 2 Maio, 2024

“Mercadinho das Aldeias” acontece este domingo em Longos Vales

O "Mercadinho das Aldeias" chega este domingo, 5 de maio, pelas 8h00, ao Lugar do Mosteiro, em Longos Vales, no Município de Monção. 

Regional 2 Maio, 2024

Alto Minho aprova contas de 2023 com resultado positivo de 302 mil euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou, por unanimidade, a prestação de contas de 2023 que apurou um resultado líquido positivo de cerca de 302 mil euros, foi hoje divulgado.