A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez renovou a implementação do programa Ocupação de Tempos de Férias (OTF) para jovens arcuenses entre os 14 e os 18 anos que apresentem, como habilitações literárias, o 9ºano de escolaridade ou mais. As candidaturas abrem de 1 a 30 de junho, no Serviço de Educação da autarquia.
Cada participação no OTF decorrerá durante duas semanas, nos meses de julho e agosto, nas quinzenas de 10 a 21 de julho; 24 de julho a 4 de agosto e de 7 a 18 de agosto. No total, estarão disponíveis quatro áreas de atividade: “turismo e cultura”; “administrativa e urbanismo”; “ambiente” e “ação social e educação”.
De acordo com a autarquia, a iniciativa pretende “trabalhar competências sociais, necessárias ao desenvolvimento pessoal dos jovens; proporcionar experiências novas e diversificadas, de forma a alargar o seu leque de interesses e conhecimentos; proporcionar aos jovens o contacto com diferentes realidades sociais e profissionais; contribuir para o reforço das suas relações sociais e para a aquisição de novas aprendizagens e contribuir para a construção de um projeto de vida consciente e saudável”. Simultaneamente, procura “promover uma ocupação responsável e ativa dos tempos livres; o contacto experimental com o mercado de trabalho; a aquisição de novas estratégias comportamentais e competências e o enriquecimento curricular”, completou o Município.
Cada jovem receberá ainda uma bolsa diária de 12.50 euros. As vagas são limitadas a 80 participantes.
“Este programa é mais uma iniciativa dirigida à juventude, envolvendo os jovens em atividades culturais, sociais e desportivas, e tem também por objetivo explorar todas as potencialidades dos/as jovens, fomentar o espírito empreendedor e/ou experiências em contexto de trabalho”, concluiu a autarquia de Arcos de Valdevez.
Descobre mais informações aqui:

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.