A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez renovou a implementação do programa Ocupação de Tempos de Férias (OTF) para jovens arcuenses entre os 14 e os 18 anos que apresentem, como habilitações literárias, o 9ºano de escolaridade ou mais. As candidaturas abrem de 1 a 30 de junho, no Serviço de Educação da autarquia.
Cada participação no OTF decorrerá durante duas semanas, nos meses de julho e agosto, nas quinzenas de 10 a 21 de julho; 24 de julho a 4 de agosto e de 7 a 18 de agosto. No total, estarão disponíveis quatro áreas de atividade: “turismo e cultura”; “administrativa e urbanismo”; “ambiente” e “ação social e educação”.
De acordo com a autarquia, a iniciativa pretende “trabalhar competências sociais, necessárias ao desenvolvimento pessoal dos jovens; proporcionar experiências novas e diversificadas, de forma a alargar o seu leque de interesses e conhecimentos; proporcionar aos jovens o contacto com diferentes realidades sociais e profissionais; contribuir para o reforço das suas relações sociais e para a aquisição de novas aprendizagens e contribuir para a construção de um projeto de vida consciente e saudável”. Simultaneamente, procura “promover uma ocupação responsável e ativa dos tempos livres; o contacto experimental com o mercado de trabalho; a aquisição de novas estratégias comportamentais e competências e o enriquecimento curricular”, completou o Município.
Cada jovem receberá ainda uma bolsa diária de 12.50 euros. As vagas são limitadas a 80 participantes.
“Este programa é mais uma iniciativa dirigida à juventude, envolvendo os jovens em atividades culturais, sociais e desportivas, e tem também por objetivo explorar todas as potencialidades dos/as jovens, fomentar o espírito empreendedor e/ou experiências em contexto de trabalho”, concluiu a autarquia de Arcos de Valdevez.
Descobre mais informações aqui:

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.