A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez renovou a implementação do programa Ocupação de Tempos de Férias (OTF) para jovens arcuenses entre os 14 e os 18 anos que apresentem, como habilitações literárias, o 9ºano de escolaridade ou mais. As candidaturas abrem de 1 a 30 de junho, no Serviço de Educação da autarquia.
Cada participação no OTF decorrerá durante duas semanas, nos meses de julho e agosto, nas quinzenas de 10 a 21 de julho; 24 de julho a 4 de agosto e de 7 a 18 de agosto. No total, estarão disponíveis quatro áreas de atividade: “turismo e cultura”; “administrativa e urbanismo”; “ambiente” e “ação social e educação”.
De acordo com a autarquia, a iniciativa pretende “trabalhar competências sociais, necessárias ao desenvolvimento pessoal dos jovens; proporcionar experiências novas e diversificadas, de forma a alargar o seu leque de interesses e conhecimentos; proporcionar aos jovens o contacto com diferentes realidades sociais e profissionais; contribuir para o reforço das suas relações sociais e para a aquisição de novas aprendizagens e contribuir para a construção de um projeto de vida consciente e saudável”. Simultaneamente, procura “promover uma ocupação responsável e ativa dos tempos livres; o contacto experimental com o mercado de trabalho; a aquisição de novas estratégias comportamentais e competências e o enriquecimento curricular”, completou o Município.
Cada jovem receberá ainda uma bolsa diária de 12.50 euros. As vagas são limitadas a 80 participantes.
“Este programa é mais uma iniciativa dirigida à juventude, envolvendo os jovens em atividades culturais, sociais e desportivas, e tem também por objetivo explorar todas as potencialidades dos/as jovens, fomentar o espírito empreendedor e/ou experiências em contexto de trabalho”, concluiu a autarquia de Arcos de Valdevez.
Descobre mais informações aqui:

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.