A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez renovou a implementação do programa Ocupação de Tempos de Férias (OTF) para jovens arcuenses entre os 14 e os 18 anos que apresentem, como habilitações literárias, o 9ºano de escolaridade ou mais. As candidaturas abrem de 1 a 30 de junho, no Serviço de Educação da autarquia.
Cada participação no OTF decorrerá durante duas semanas, nos meses de julho e agosto, nas quinzenas de 10 a 21 de julho; 24 de julho a 4 de agosto e de 7 a 18 de agosto. No total, estarão disponíveis quatro áreas de atividade: “turismo e cultura”; “administrativa e urbanismo”; “ambiente” e “ação social e educação”.
De acordo com a autarquia, a iniciativa pretende “trabalhar competências sociais, necessárias ao desenvolvimento pessoal dos jovens; proporcionar experiências novas e diversificadas, de forma a alargar o seu leque de interesses e conhecimentos; proporcionar aos jovens o contacto com diferentes realidades sociais e profissionais; contribuir para o reforço das suas relações sociais e para a aquisição de novas aprendizagens e contribuir para a construção de um projeto de vida consciente e saudável”. Simultaneamente, procura “promover uma ocupação responsável e ativa dos tempos livres; o contacto experimental com o mercado de trabalho; a aquisição de novas estratégias comportamentais e competências e o enriquecimento curricular”, completou o Município.
Cada jovem receberá ainda uma bolsa diária de 12.50 euros. As vagas são limitadas a 80 participantes.
“Este programa é mais uma iniciativa dirigida à juventude, envolvendo os jovens em atividades culturais, sociais e desportivas, e tem também por objetivo explorar todas as potencialidades dos/as jovens, fomentar o espírito empreendedor e/ou experiências em contexto de trabalho”, concluiu a autarquia de Arcos de Valdevez.
Descobre mais informações aqui:

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.