Arcos de Valdevez acolheu o Encontro de Verão das Academias do Bacalhau, este ano organizado pela Academia do Bacalhau de Bordéus, em colaboração com a Câmara Municipal arcuense.
Estiveram presentes as Academias de Bordéus, Paris, Rouen, Costa do Estoril, Porto e Minho.
Este grupo foi recebido no Paço de Giela, onde o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, lhes deu as boas-vindas e fez uma abreve apresentação do concelho e suas potencialidades, lembrando a importância de se reforçar a ligação com as comunidades pois ela traz vantagens para o desenvolvimento cultural, social e económico do concelho.
Após este momento realizaram um percurso pela zona histórica da Vila e visitaram alguns Espaços Culturais.
A Solidariedade é o ponto comum de todas as Academias do Bacalhau em todo o mundo. Os fundos angariados com este encontro serviram para apoiar a Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica da Delegação da Cruz Vermelha de Arcos de Valdevez
De lembrar que a primeira Academia do Bacalhau nasceu em 1968 em Joanesburgo, África do Sul, onde na altura viviam e trabalhavam cerca de um milhão de portugueses. As Academias do Bacalhau têm como objetivos fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização; fomentar, encorajar e desenvolver iniciativas que contribuam para a difusão da cultura e dos valores tradicionais dos países donde são oriundos os compadres assim como a cultura e os valores dos países onde se situa a Academia do Bacalhau e fomentar, encorajar e desenvolver assistência moral e material a instituições de beneficência.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.