Arcos de Valdevez acolheu o Encontro de Verão das Academias do Bacalhau, este ano organizado pela Academia do Bacalhau de Bordéus, em colaboração com a Câmara Municipal arcuense.
Estiveram presentes as Academias de Bordéus, Paris, Rouen, Costa do Estoril, Porto e Minho.
Este grupo foi recebido no Paço de Giela, onde o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, lhes deu as boas-vindas e fez uma abreve apresentação do concelho e suas potencialidades, lembrando a importância de se reforçar a ligação com as comunidades pois ela traz vantagens para o desenvolvimento cultural, social e económico do concelho.
Após este momento realizaram um percurso pela zona histórica da Vila e visitaram alguns Espaços Culturais.
A Solidariedade é o ponto comum de todas as Academias do Bacalhau em todo o mundo. Os fundos angariados com este encontro serviram para apoiar a Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica da Delegação da Cruz Vermelha de Arcos de Valdevez
De lembrar que a primeira Academia do Bacalhau nasceu em 1968 em Joanesburgo, África do Sul, onde na altura viviam e trabalhavam cerca de um milhão de portugueses. As Academias do Bacalhau têm como objetivos fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização; fomentar, encorajar e desenvolver iniciativas que contribuam para a difusão da cultura e dos valores tradicionais dos países donde são oriundos os compadres assim como a cultura e os valores dos países onde se situa a Academia do Bacalhau e fomentar, encorajar e desenvolver assistência moral e material a instituições de beneficência.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.