Arcos de Valdevez acolheu o Encontro de Verão das Academias do Bacalhau, este ano organizado pela Academia do Bacalhau de Bordéus, em colaboração com a Câmara Municipal arcuense.
Estiveram presentes as Academias de Bordéus, Paris, Rouen, Costa do Estoril, Porto e Minho.
Este grupo foi recebido no Paço de Giela, onde o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, lhes deu as boas-vindas e fez uma abreve apresentação do concelho e suas potencialidades, lembrando a importância de se reforçar a ligação com as comunidades pois ela traz vantagens para o desenvolvimento cultural, social e económico do concelho.
Após este momento realizaram um percurso pela zona histórica da Vila e visitaram alguns Espaços Culturais.
A Solidariedade é o ponto comum de todas as Academias do Bacalhau em todo o mundo. Os fundos angariados com este encontro serviram para apoiar a Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica da Delegação da Cruz Vermelha de Arcos de Valdevez
De lembrar que a primeira Academia do Bacalhau nasceu em 1968 em Joanesburgo, África do Sul, onde na altura viviam e trabalhavam cerca de um milhão de portugueses. As Academias do Bacalhau têm como objetivos fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização; fomentar, encorajar e desenvolver iniciativas que contribuam para a difusão da cultura e dos valores tradicionais dos países donde são oriundos os compadres assim como a cultura e os valores dos países onde se situa a Academia do Bacalhau e fomentar, encorajar e desenvolver assistência moral e material a instituições de beneficência.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.