A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a construção de uma escola de ensino artístico, por mais de 2,1 milhões de euros, segundo o anúncio publicado em Diário da República (DR).
De acordo com o aviso, a nova valência de ensino a instalar no recinto da escola EB 2,3/S, na União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Paio) e Giela, tem um prazo de execução de 420 dias.
O prazo para apresentação de propostas termina no dia 5 de novembro, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las durante 120 dias a contar a partir daquela data.
Em setembro, aquando da apresentação do projeto da escola de ensino artístico de música, dança e teatro, a Câmara de Arcos de Valdevez justificou a sua construção com “o aumento da procura por parte dos alunos”.
Com uma área de implantação de 900 metros quadrados e de construção de aproximadamente 1.400 metros quadrados, o novo edifício, com dois pisos, “organizar-se-á em torno do auditório, que contará com capacidade para 100 pessoas”.
O projeto prevê ainda “a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, como é o caso da dança, dispondo para o efeito, um estúdio e uma sala de trabalho/caracterização, apoiados por vestiários e balneários, a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões”.
O “piso inferior da nova escola, será dedicado ao ensino da música e do teatro, comportando 12 salas de estudo e prática de instrumento, três salas de formação musical – teoria e, duas salas práticas – orquestra/sala conjunto, camarins e outros espaços de apoio ao auditório posicionado no piso superior”.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.