A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a construção de uma escola de ensino artístico, por mais de 2,1 milhões de euros, segundo o anúncio publicado em Diário da República (DR).
De acordo com o aviso, a nova valência de ensino a instalar no recinto da escola EB 2,3/S, na União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Paio) e Giela, tem um prazo de execução de 420 dias.
O prazo para apresentação de propostas termina no dia 5 de novembro, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las durante 120 dias a contar a partir daquela data.
Em setembro, aquando da apresentação do projeto da escola de ensino artístico de música, dança e teatro, a Câmara de Arcos de Valdevez justificou a sua construção com “o aumento da procura por parte dos alunos”.
Com uma área de implantação de 900 metros quadrados e de construção de aproximadamente 1.400 metros quadrados, o novo edifício, com dois pisos, “organizar-se-á em torno do auditório, que contará com capacidade para 100 pessoas”.
O projeto prevê ainda “a criação de espaços especializados para o ensino de artes dramáticas, como é o caso da dança, dispondo para o efeito, um estúdio e uma sala de trabalho/caracterização, apoiados por vestiários e balneários, a criação de uma zona de receção, com tesouraria e secretaria incorporada, gabinetes para a direção, professores e reuniões”.
O “piso inferior da nova escola, será dedicado ao ensino da música e do teatro, comportando 12 salas de estudo e prática de instrumento, três salas de formação musical – teoria e, duas salas práticas – orquestra/sala conjunto, camarins e outros espaços de apoio ao auditório posicionado no piso superior”.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.