Logo
Regional

Arcos de Valdevez a Capital da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal

20 Dezembro, 2022 | 16:24
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No dia 14 de dezembro decorreu em Arcos de Valdevez o “Seminário Territorial da Área de Cooperação Galiza - Norte de Portugal”, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Xunta de Galicia, que se destinou à apresentaçãodas três primeiras convocatórias do POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha para o período 2021-2027, com um investimento de 150 milhões de euros.

O evento contou com a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, um representante da Xunta da Galicia, um representante da Autoridade de Gestão do Programa DG Fundos Europeus, o representante do Secretariado do POCTEP, os representantes da AECT Galiza/Norte de Portugal e contou com a presença de mais de duas centenas de participantes dos dois lados da fronteira.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, afirmou “serem necessários apoios para a fixação de pessoas no território, para as pequenas e médias empresas e para os projetos de investigação e promoção e valorização cultural e ambiental. Referiu ainda a necessidade de uma maior mobilização e articulação dos programas comunitários e dos fundos de financiamento dos Planos de Resiliência e Recuperação de Portugal e Espanha, para que efetivamente se possam vir a concretizar intervenções de coesão territorial, há tanto tempo reivindicadas como a ligação do IC-28 à fronteira da Madalena e a Celanova, entre outros investimentos dos dois lados da fronteira”.

Neste dia também ocorreu a assinatura de uma Declaração Conjunta para a Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da “Raia Seca e Gerês-Xurês”, envolvendo 22 instituições, abrangidas territorialmente pelo território da “Raia Seca” e pela Reserva da Biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés.

Este organismo de cooperação transfronteiriço terá como finalidade a criação de um instrumento de desenvolvimento conjunto, em prol do progresso deste território de “excelência”.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.