No dia 14 de dezembro decorreu em Arcos de Valdevez o “Seminário Territorial da Área de Cooperação Galiza - Norte de Portugal”, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Xunta de Galicia, que se destinou à apresentaçãodas três primeiras convocatórias do POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha para o período 2021-2027, com um investimento de 150 milhões de euros.
O evento contou com a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, um representante da Xunta da Galicia, um representante da Autoridade de Gestão do Programa DG Fundos Europeus, o representante do Secretariado do POCTEP, os representantes da AECT Galiza/Norte de Portugal e contou com a presença de mais de duas centenas de participantes dos dois lados da fronteira.
Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, afirmou “serem necessários apoios para a fixação de pessoas no território, para as pequenas e médias empresas e para os projetos de investigação e promoção e valorização cultural e ambiental. Referiu ainda a necessidade de uma maior mobilização e articulação dos programas comunitários e dos fundos de financiamento dos Planos de Resiliência e Recuperação de Portugal e Espanha, para que efetivamente se possam vir a concretizar intervenções de coesão territorial, há tanto tempo reivindicadas como a ligação do IC-28 à fronteira da Madalena e a Celanova, entre outros investimentos dos dois lados da fronteira”.
Neste dia também ocorreu a assinatura de uma Declaração Conjunta para a Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da “Raia Seca e Gerês-Xurês”, envolvendo 22 instituições, abrangidas territorialmente pelo território da “Raia Seca” e pela Reserva da Biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés.
Este organismo de cooperação transfronteiriço terá como finalidade a criação de um instrumento de desenvolvimento conjunto, em prol do progresso deste território de “excelência”.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.
Viana do Castelo vai viver um fim de semana dedicado à dança com o Festival de Dança de Viana do Castelo, que decorre entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Centro Cultural de Viana do Castelo (nos dias de espetáculo) e na plataforma bol.pt.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.