Logo
Regional

Arcos de Valdevez a Capital da Euro-Região Galiza-Norte de Portugal

20 Dezembro, 2022 | 16:24
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

No dia 14 de dezembro decorreu em Arcos de Valdevez o “Seminário Territorial da Área de Cooperação Galiza - Norte de Portugal”, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Xunta de Galicia, que se destinou à apresentaçãodas três primeiras convocatórias do POCTEP - Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha para o período 2021-2027, com um investimento de 150 milhões de euros.

O evento contou com a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, um representante da Xunta da Galicia, um representante da Autoridade de Gestão do Programa DG Fundos Europeus, o representante do Secretariado do POCTEP, os representantes da AECT Galiza/Norte de Portugal e contou com a presença de mais de duas centenas de participantes dos dois lados da fronteira.

Na sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, afirmou “serem necessários apoios para a fixação de pessoas no território, para as pequenas e médias empresas e para os projetos de investigação e promoção e valorização cultural e ambiental. Referiu ainda a necessidade de uma maior mobilização e articulação dos programas comunitários e dos fundos de financiamento dos Planos de Resiliência e Recuperação de Portugal e Espanha, para que efetivamente se possam vir a concretizar intervenções de coesão territorial, há tanto tempo reivindicadas como a ligação do IC-28 à fronteira da Madalena e a Celanova, entre outros investimentos dos dois lados da fronteira”.

Neste dia também ocorreu a assinatura de uma Declaração Conjunta para a Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da “Raia Seca e Gerês-Xurês”, envolvendo 22 instituições, abrangidas territorialmente pelo território da “Raia Seca” e pela Reserva da Biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés.

Este organismo de cooperação transfronteiriço terá como finalidade a criação de um instrumento de desenvolvimento conjunto, em prol do progresso deste território de “excelência”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Janeiro, 2025

Concelho de Viana do Castelo registou subida mais expressiva das exportações a Norte em 2024

O concelho de Viana do Castelo foi aquele que, nos três primeiros trimestres de 2024, registou a mais expressiva subida das exportações a Norte.

Regional 13 Janeiro, 2025

Viana do Castelo vai assinalar 177 anos de elevação a cidade com entrega de títulos honoríficos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai entregar, em sessão solene a decorrer a 20 de janeiro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, os títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito e Instituição de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades e às instituições que, nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.

Desporto 13 Janeiro, 2025

Voleibol Clube de Viana deu luta ao Benfica mas caiu na Taça de Portugal

O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.

Nacional 13 Janeiro, 2025

Temperaturas a descer até quarta-feira

As temperaturas vão descer, em especial as mínimas, sendo de -2 graus Celsius em algumas regiões do interior.

Regional 13 Janeiro, 2025

Caçador caiu de 12 metros e foi resgatado por helicóptero em Arcos de Valdevez

Um caçador de 53 anos caiu, no domingo, numa escarpa com cerca de 12 metros de altura, na freguesia de Sistelo, Arcos de Valdevez, sofrendo ferimentos graves e obrigando a uma operação complexa de resgate.

Desporto 13 Janeiro, 2025

Quartos de final da Taça AFVC definidos

Já se realizou o sorteio dos Quartos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC). A eliminatória está agendada para 16 de fevereiro.

Nacional 13 Janeiro, 2025

PSP registou em 2024 mais oito mortes na estrada do que no ano anterior

A PSP registou no ano passado 79 mortes em acidentes rodoviários, mais oito do que em 2023.