De 17 a 21 de fevereiro, as principais ruas e artérias da vila de Arcos de Valdevez vão voltar-se a encher de milhares de miúdos e graúdos com espírito carnavalesco. O carnaval é organizado pela Associação Folia em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, é esperado novamente, na vila, “o maior corso carnavalesco transfronteiriço” que conta já com mais de mil participantes inscritos, entre os quais associações culturais e desportivas do concelho, que se empenham na preparação dos seus carros alegóricos para o grande dia, e pessoas a assistir, para além dos grupos de comparsas espanholas que também se irão juntar à festa e contribuir para uma grande animação .
Estes grupos, compostos por 352 figurantes, irão participar com 18 carros alegóricos e baterias.
Os carros alegóricos da organização apresentarão temas diversificados, nomeadamente o dos Reis, que este ano são a Rainha das Vindimas 2022, Filipa Costa, e Zé Mokuna, artista arcuense multifacetado que dedicou grande parte da sua vida a elaborar as figuras escultóricas em esferovite que adornam os carros e barcos alegóricos do Carnaval e Festas do Concelho, o dos Palhaços, do E.T, a Sátira Política e o da Tradição.

Amanhã, 17 de fevereiro, será a vez das crianças percorrerem as várias ruas da vila no cortejo carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância. Este é outro dos momentos altos da programação, já que o mesmo, entre crianças e acompanhantes engloba a participação de mais de mil pessoas.
No programa das festividades não faltam também os bailes de fantasiados e de máscaras e, pela primeira vez, a realização de um concurso de disfarces na segunda-feira à noite, dia 20, que contempla participações individuais e em grupo, num valor em prémios que supera os 1000 euros.

O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.