De 17 a 21 de fevereiro, as principais ruas e artérias da vila de Arcos de Valdevez vão voltar-se a encher de milhares de miúdos e graúdos com espírito carnavalesco. O carnaval é organizado pela Associação Folia em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, é esperado novamente, na vila, “o maior corso carnavalesco transfronteiriço” que conta já com mais de mil participantes inscritos, entre os quais associações culturais e desportivas do concelho, que se empenham na preparação dos seus carros alegóricos para o grande dia, e pessoas a assistir, para além dos grupos de comparsas espanholas que também se irão juntar à festa e contribuir para uma grande animação .
Estes grupos, compostos por 352 figurantes, irão participar com 18 carros alegóricos e baterias.
Os carros alegóricos da organização apresentarão temas diversificados, nomeadamente o dos Reis, que este ano são a Rainha das Vindimas 2022, Filipa Costa, e Zé Mokuna, artista arcuense multifacetado que dedicou grande parte da sua vida a elaborar as figuras escultóricas em esferovite que adornam os carros e barcos alegóricos do Carnaval e Festas do Concelho, o dos Palhaços, do E.T, a Sátira Política e o da Tradição.

Amanhã, 17 de fevereiro, será a vez das crianças percorrerem as várias ruas da vila no cortejo carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância. Este é outro dos momentos altos da programação, já que o mesmo, entre crianças e acompanhantes engloba a participação de mais de mil pessoas.
No programa das festividades não faltam também os bailes de fantasiados e de máscaras e, pela primeira vez, a realização de um concurso de disfarces na segunda-feira à noite, dia 20, que contempla participações individuais e em grupo, num valor em prémios que supera os 1000 euros.

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).