De 17 a 21 de fevereiro, as principais ruas e artérias da vila de Arcos de Valdevez vão voltar-se a encher de milhares de miúdos e graúdos com espírito carnavalesco. O carnaval é organizado pela Associação Folia em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, é esperado novamente, na vila, “o maior corso carnavalesco transfronteiriço” que conta já com mais de mil participantes inscritos, entre os quais associações culturais e desportivas do concelho, que se empenham na preparação dos seus carros alegóricos para o grande dia, e pessoas a assistir, para além dos grupos de comparsas espanholas que também se irão juntar à festa e contribuir para uma grande animação .
Estes grupos, compostos por 352 figurantes, irão participar com 18 carros alegóricos e baterias.
Os carros alegóricos da organização apresentarão temas diversificados, nomeadamente o dos Reis, que este ano são a Rainha das Vindimas 2022, Filipa Costa, e Zé Mokuna, artista arcuense multifacetado que dedicou grande parte da sua vida a elaborar as figuras escultóricas em esferovite que adornam os carros e barcos alegóricos do Carnaval e Festas do Concelho, o dos Palhaços, do E.T, a Sátira Política e o da Tradição.

Amanhã, 17 de fevereiro, será a vez das crianças percorrerem as várias ruas da vila no cortejo carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância. Este é outro dos momentos altos da programação, já que o mesmo, entre crianças e acompanhantes engloba a participação de mais de mil pessoas.
No programa das festividades não faltam também os bailes de fantasiados e de máscaras e, pela primeira vez, a realização de um concurso de disfarces na segunda-feira à noite, dia 20, que contempla participações individuais e em grupo, num valor em prémios que supera os 1000 euros.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.