De 17 a 21 de fevereiro, as principais ruas e artérias da vila de Arcos de Valdevez vão voltar-se a encher de milhares de miúdos e graúdos com espírito carnavalesco. O carnaval é organizado pela Associação Folia em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Na terça-feira, 21 de fevereiro, é esperado novamente, na vila, “o maior corso carnavalesco transfronteiriço” que conta já com mais de mil participantes inscritos, entre os quais associações culturais e desportivas do concelho, que se empenham na preparação dos seus carros alegóricos para o grande dia, e pessoas a assistir, para além dos grupos de comparsas espanholas que também se irão juntar à festa e contribuir para uma grande animação .
Estes grupos, compostos por 352 figurantes, irão participar com 18 carros alegóricos e baterias.
Os carros alegóricos da organização apresentarão temas diversificados, nomeadamente o dos Reis, que este ano são a Rainha das Vindimas 2022, Filipa Costa, e Zé Mokuna, artista arcuense multifacetado que dedicou grande parte da sua vida a elaborar as figuras escultóricas em esferovite que adornam os carros e barcos alegóricos do Carnaval e Festas do Concelho, o dos Palhaços, do E.T, a Sátira Política e o da Tradição.

Amanhã, 17 de fevereiro, será a vez das crianças percorrerem as várias ruas da vila no cortejo carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância. Este é outro dos momentos altos da programação, já que o mesmo, entre crianças e acompanhantes engloba a participação de mais de mil pessoas.
No programa das festividades não faltam também os bailes de fantasiados e de máscaras e, pela primeira vez, a realização de um concurso de disfarces na segunda-feira à noite, dia 20, que contempla participações individuais e em grupo, num valor em prémios que supera os 1000 euros.

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.