'Aquilino, a casa e o sopro de Deus', dirigido por João Pedro Marnoto e ilustrado musicalmente pelos Space Ensemble, com voz de Marlene Castro, é projetado este sábado, pelas 22h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Depois de uma primeira projeção na Casa Grande de Romarigães, em novembro do ano passado, este documentário que tem como mote o processo de restauro do emblemático espaço senhorial em terras de Paredes de Coura e que deu origem à obra homónima do escritor Aquilino Ribeiro, pretende também refletir sobre a própria obra literária, o autor e o território de onde emerge.
A Casa Grande de Romarigães, no espaço da Quinta do Amparo, foi submetida a obras de restauro e recuperação, sendo formalmente inaugurada a 30 de julho de 2023 para dar lugar a uma casa-museu, cuja visita proporciona uma viagem pela história do romance considerado uma das maiores obras da literatura portuguesa.

‘Aquilino, a casa e o sopro de Deus’ surgiu do convite do Município de Paredes de Coura à MediaUtopia, que foi convidada a produzir um documentário que abordasse o processo, como a obra em si, o autor e o território. A estreia do documentário está prevista para a Primavera de 2025 e posterior transmissão na RTP.
“Aquilino, o cidadão” – conversa com João Barroso Soares
Ainda no âmbito da iniciativa Conversas da Casa Grande, a tarde de sábado, a partir das 16h00, é preenchida com uma conversa com João Barroso Soares na Casa Grande de Romarigães, sob o tema “Aquilino, o cidadão”.
João Barroso Soares, conhecido como político – foi presidente da Câmara de Lisboa e Ministro da Cultura –, é também editor literário, pelo que esta abordagem ao mundo de Aquilino ganha particular relevo.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.
Cerca de cem delegados reúnem-se este sábado e domingo, no Hotel Axis, em Viana do Castelo, para o 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), com o objetivo de definir o plano de ação da organização sindical para os próximos três anos.