'Aquilino, a casa e o sopro de Deus', dirigido por João Pedro Marnoto e ilustrado musicalmente pelos Space Ensemble, com voz de Marlene Castro, é projetado este sábado, pelas 22h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Depois de uma primeira projeção na Casa Grande de Romarigães, em novembro do ano passado, este documentário que tem como mote o processo de restauro do emblemático espaço senhorial em terras de Paredes de Coura e que deu origem à obra homónima do escritor Aquilino Ribeiro, pretende também refletir sobre a própria obra literária, o autor e o território de onde emerge.
A Casa Grande de Romarigães, no espaço da Quinta do Amparo, foi submetida a obras de restauro e recuperação, sendo formalmente inaugurada a 30 de julho de 2023 para dar lugar a uma casa-museu, cuja visita proporciona uma viagem pela história do romance considerado uma das maiores obras da literatura portuguesa.

‘Aquilino, a casa e o sopro de Deus’ surgiu do convite do Município de Paredes de Coura à MediaUtopia, que foi convidada a produzir um documentário que abordasse o processo, como a obra em si, o autor e o território. A estreia do documentário está prevista para a Primavera de 2025 e posterior transmissão na RTP.
“Aquilino, o cidadão” – conversa com João Barroso Soares
Ainda no âmbito da iniciativa Conversas da Casa Grande, a tarde de sábado, a partir das 16h00, é preenchida com uma conversa com João Barroso Soares na Casa Grande de Romarigães, sob o tema “Aquilino, o cidadão”.
João Barroso Soares, conhecido como político – foi presidente da Câmara de Lisboa e Ministro da Cultura –, é também editor literário, pelo que esta abordagem ao mundo de Aquilino ganha particular relevo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.