Logo
Regional

“Aquilino, a casa e o sopro de Deus” em Paredes de Coura

23 Maio, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

'Aquilino, a casa e o sopro de Deus', dirigido por João Pedro Marnoto e ilustrado musicalmente pelos Space Ensemble, com voz de Marlene Castro, é projetado este sábado, pelas 22h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura.

Depois de uma primeira projeção na Casa Grande de Romarigães, em novembro do ano passado, este documentário que tem como mote o processo de restauro do emblemático espaço senhorial em terras de Paredes de Coura e que deu origem à obra homónima do escritor Aquilino Ribeiro, pretende também refletir sobre a própria obra literária, o autor e o território de onde emerge.

A Casa Grande de Romarigães, no espaço da Quinta do Amparo, foi submetida a obras de restauro e recuperação, sendo formalmente inaugurada a 30 de julho de 2023 para dar lugar a uma casa-museu, cuja visita proporciona uma viagem pela história do romance considerado uma das maiores obras da literatura portuguesa.

‘Aquilino, a casa e o sopro de Deus’ surgiu do convite do Município de Paredes de Coura à MediaUtopia, que foi convidada a produzir um documentário que abordasse o processo, como a obra em si, o autor e o território. A estreia do documentário está prevista para a Primavera de 2025 e posterior transmissão na RTP.

“Aquilino, o cidadão” – conversa com João Barroso Soares

Ainda no âmbito da iniciativa Conversas da Casa Grande, a tarde de sábado, a partir das 16h00, é preenchida com uma conversa com João Barroso Soares na Casa Grande de Romarigães, sob o tema “Aquilino, o cidadão”.

João Barroso Soares, conhecido como político – foi presidente da Câmara de Lisboa e Ministro da Cultura –, é também editor literário, pelo que esta abordagem ao mundo de Aquilino ganha particular relevo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Marinhense e reforça liderança invicta

A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 9 Novembro, 2025

Viana do Castelo quer garantias sobre portagens e investimentos na A28 e A27

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.

Regional 9 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira promove “Tertúlias com os Idosos” com música e tradição

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.

Opinião 9 Novembro, 2025

OPINIÃO: Malnutrição: Um problema silencioso que afeta milhares de portugueses

A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.

Desporto 8 Novembro, 2025

Piscina de Barroselas dá primeiro mergulho inclusivo com nova cadeira aquática

A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.

Desporto 8 Novembro, 2025

Governo reforça investimento no desporto em 2026 com aumento de 8,1 milhões de euros

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Regional 8 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026 já disponível

Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.