Logo
Regional

Aquamuseu do Rio Minho e Museu da Bienal de Cerveira com entradas gratuitas

17 Maio, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira volta a associar-se à efeméride com entradas gratuitas, este domingo, em dois importantes equipamentos culturais do concelho: o Aquamuseu do Rio Minho e o Museu da Bienal de Cerveira.

Trata-se de uma iniciativa anual que visa reforçar a ligação com os visitantes e promover o conhecimento, a salvaguarda e a valorização do património cultural local, abrindo as portas destes espaços a todos os que queiram conhecer melhor o seu acervo e identidade.

O Aquamuseu do Rio Minho, dedicado à biodiversidade e património fluvial do Rio Minho, oferece uma experiência educativa e interativa para toda a família. O espaço inclui aquários com espécies autóctones, um lontrário, um Museu das Pescas e exposições sobre o tritão-palmado, o sável e espécies invasoras.

E o Museu Bienal de Cerveira convida o público a celebrar o Dia Internacional dos Museus com um “Dia Aberto” que contempla entrada gratuita e uma visita orientada às exposições patentes, agendada para as 15h00. Complementarmente, o público poderá usufruir de uma visita orientada às exposições patentes “People I saw but never met” de Zadok Ben-David e “SURREALISMO: Um salto no vazio” pela Diretora Artística, Mafalda Santos.

A edição de 2025 do Dia Internacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, destaca o papel dos museus como espaços de acesso ao conhecimento, à diversidade cultural e à promoção de pensamento crítico. Neste contexto, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), sob a sua missão de promover, investigar e difundir a arte contemporânea, associa-se à efeméride com o mote do biénio 2025-2026 “Territórios sem Fronteira”, propondo uma reflexão sobre a capacidade da arte contemporânea de derrubar barreiras geográficas, sociais e simbólicas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Junho, 2025

Operação “Verão Seguro 2025” da GNR na estrada até 15 de setembro

AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.

Nacional 15 Junho, 2025

Época balnear arrancou em 127 praias do Norte

A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

Nacional 14 Junho, 2025

Festa dos 30 anos do Lidl que vai percorrer Portugal arranca em Viana do Castelo

Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.

Regional 14 Junho, 2025

Exército começa a patrulhar monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.

Regional 14 Junho, 2025

Ponte de Lima inaugura Estátua de D. Afonso Henriques

O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.

Regional 14 Junho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Regional 14 Junho, 2025

Polícia Marítima realiza ação de fiscalização em Caminha

Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.