Integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira volta a associar-se à efeméride com entradas gratuitas, este domingo, em dois importantes equipamentos culturais do concelho: o Aquamuseu do Rio Minho e o Museu da Bienal de Cerveira.
Trata-se de uma iniciativa anual que visa reforçar a ligação com os visitantes e promover o conhecimento, a salvaguarda e a valorização do património cultural local, abrindo as portas destes espaços a todos os que queiram conhecer melhor o seu acervo e identidade.
O Aquamuseu do Rio Minho, dedicado à biodiversidade e património fluvial do Rio Minho, oferece uma experiência educativa e interativa para toda a família. O espaço inclui aquários com espécies autóctones, um lontrário, um Museu das Pescas e exposições sobre o tritão-palmado, o sável e espécies invasoras.
E o Museu Bienal de Cerveira convida o público a celebrar o Dia Internacional dos Museus com um “Dia Aberto” que contempla entrada gratuita e uma visita orientada às exposições patentes, agendada para as 15h00. Complementarmente, o público poderá usufruir de uma visita orientada às exposições patentes “People I saw but never met” de Zadok Ben-David e “SURREALISMO: Um salto no vazio” pela Diretora Artística, Mafalda Santos.
A edição de 2025 do Dia Internacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, destaca o papel dos museus como espaços de acesso ao conhecimento, à diversidade cultural e à promoção de pensamento crítico. Neste contexto, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), sob a sua missão de promover, investigar e difundir a arte contemporânea, associa-se à efeméride com o mote do biénio 2025-2026 “Territórios sem Fronteira”, propondo uma reflexão sobre a capacidade da arte contemporânea de derrubar barreiras geográficas, sociais e simbólicas.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.