Um sábado dedicado à interpretação de histórias ligadas à natureza e um domingo com visitas e entradas gratuitas. O 19º aniversário do Aquamuseu do Rio Minho é celebrado, nos dias 13 e 14 de julho, num ambiente familiar que concilia aprendizagem com diversão. Atividades são gratuitas.
No primeiro dia, a programação divide-se entre manhã, tarde e noite. Assim, para assinalar a efeméride in loco, a tradicional Hora do Conto passa da Biblioteca Municipal para as instalações do Aquamuseu. Ali, às 11h00, “Hóspedes Inesperados”, conto inédito, com produção e execução de Carla Gomes, Esperanza Vasquez e Alma Giráldez. Contado em português e galego, e com música a complementar, a proposta é celebrar a magia do Rio Minho, realçando que nas suas águas correntes há criaturas tão misteriosas e cheias de encanto que são capazes de grandes feitos!
Da parte da tarde, 15h00, o Aquamuseu convida as famílias a assistir ao espetáculo “Tudo era Verde”, da Central de Teatro, com encenação de Tiago Ferreira, e interpretação de Leandro Covinha e Tiago Ferreira. Trata-se de uma história de infância, adolescência e adulto de uma criança, uma árvore e um fiel amigo, o lobo. De acordo com a sinopse, “sobre campos que se perdem com o verde na natureza, os três amigos vivem emoções e partilham as suas brincadeiras e sentimentos. A natureza ao longo da história dá lugar ao cinza e a vida dos três amigos seguem caminhos diferentes. O cinza domina até que um ‘botão’ verde de esperança aparece”.
À noite, decorre a tão participada atividade “Dormir com os Peixes”. Crianças dos 7 aos 13 anos são desafiadas a ficar no Aquamuseu até ao dia seguinte, vivenciando uma experiência lúdico-pedagógica única, culminando com a pernoita num espaço totalmente diferente do habitual!
Para domingo está prevista, às 10h30, uma visita guiada encenada gratuita, em que um colaborador vestido a rigor e munido de diversos artefactos associados à pesca antiga vai dar a conhecer os vários espaços do Aquamuseu. Durante o período da tarde (14h00 às 18h00), as entradas no Aquamuseu são gratuitas para todas as pessoas.
Todas as atividades são de participação livre, com exceção da atividade “Dormir com os peixes”, limitada a 20 participantes, e cuja inscrição é obrigatória, através de telefone 251 708 026 ou por email para aquamuseu@cm-vncerveira.pt
PROGRAMA
13 de julho (sábado)
11h00: Hora do Conto no Aquamuseu
“Hospedes Inesperados”, conto inédito
15h00: Espetáculo Infantil
21h00: “Dormir com os Peixes”
14 de julho (domingo)
10h30: Visita guiada encenada gratuita
14h00 – 18h00: Entradas gratuitas
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.