Um sábado dedicado à interpretação de histórias ligadas à natureza e um domingo com visitas e entradas gratuitas. O 19º aniversário do Aquamuseu do Rio Minho é celebrado, nos dias 13 e 14 de julho, num ambiente familiar que concilia aprendizagem com diversão. Atividades são gratuitas.
No primeiro dia, a programação divide-se entre manhã, tarde e noite. Assim, para assinalar a efeméride in loco, a tradicional Hora do Conto passa da Biblioteca Municipal para as instalações do Aquamuseu. Ali, às 11h00, “Hóspedes Inesperados”, conto inédito, com produção e execução de Carla Gomes, Esperanza Vasquez e Alma Giráldez. Contado em português e galego, e com música a complementar, a proposta é celebrar a magia do Rio Minho, realçando que nas suas águas correntes há criaturas tão misteriosas e cheias de encanto que são capazes de grandes feitos!
Da parte da tarde, 15h00, o Aquamuseu convida as famílias a assistir ao espetáculo “Tudo era Verde”, da Central de Teatro, com encenação de Tiago Ferreira, e interpretação de Leandro Covinha e Tiago Ferreira. Trata-se de uma história de infância, adolescência e adulto de uma criança, uma árvore e um fiel amigo, o lobo. De acordo com a sinopse, “sobre campos que se perdem com o verde na natureza, os três amigos vivem emoções e partilham as suas brincadeiras e sentimentos. A natureza ao longo da história dá lugar ao cinza e a vida dos três amigos seguem caminhos diferentes. O cinza domina até que um ‘botão’ verde de esperança aparece”.
À noite, decorre a tão participada atividade “Dormir com os Peixes”. Crianças dos 7 aos 13 anos são desafiadas a ficar no Aquamuseu até ao dia seguinte, vivenciando uma experiência lúdico-pedagógica única, culminando com a pernoita num espaço totalmente diferente do habitual!
Para domingo está prevista, às 10h30, uma visita guiada encenada gratuita, em que um colaborador vestido a rigor e munido de diversos artefactos associados à pesca antiga vai dar a conhecer os vários espaços do Aquamuseu. Durante o período da tarde (14h00 às 18h00), as entradas no Aquamuseu são gratuitas para todas as pessoas.
Todas as atividades são de participação livre, com exceção da atividade “Dormir com os peixes”, limitada a 20 participantes, e cuja inscrição é obrigatória, através de telefone 251 708 026 ou por email para aquamuseu@cm-vncerveira.pt
PROGRAMA
13 de julho (sábado)
11h00: Hora do Conto no Aquamuseu
“Hospedes Inesperados”, conto inédito
15h00: Espetáculo Infantil
21h00: “Dormir com os Peixes”
14 de julho (domingo)
10h30: Visita guiada encenada gratuita
14h00 – 18h00: Entradas gratuitas
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.