Um sábado dedicado à interpretação de histórias ligadas à natureza e um domingo com visitas e entradas gratuitas. O 19º aniversário do Aquamuseu do Rio Minho é celebrado, nos dias 13 e 14 de julho, num ambiente familiar que concilia aprendizagem com diversão. Atividades são gratuitas.
No primeiro dia, a programação divide-se entre manhã, tarde e noite. Assim, para assinalar a efeméride in loco, a tradicional Hora do Conto passa da Biblioteca Municipal para as instalações do Aquamuseu. Ali, às 11h00, “Hóspedes Inesperados”, conto inédito, com produção e execução de Carla Gomes, Esperanza Vasquez e Alma Giráldez. Contado em português e galego, e com música a complementar, a proposta é celebrar a magia do Rio Minho, realçando que nas suas águas correntes há criaturas tão misteriosas e cheias de encanto que são capazes de grandes feitos!
Da parte da tarde, 15h00, o Aquamuseu convida as famílias a assistir ao espetáculo “Tudo era Verde”, da Central de Teatro, com encenação de Tiago Ferreira, e interpretação de Leandro Covinha e Tiago Ferreira. Trata-se de uma história de infância, adolescência e adulto de uma criança, uma árvore e um fiel amigo, o lobo. De acordo com a sinopse, “sobre campos que se perdem com o verde na natureza, os três amigos vivem emoções e partilham as suas brincadeiras e sentimentos. A natureza ao longo da história dá lugar ao cinza e a vida dos três amigos seguem caminhos diferentes. O cinza domina até que um ‘botão’ verde de esperança aparece”.
À noite, decorre a tão participada atividade “Dormir com os Peixes”. Crianças dos 7 aos 13 anos são desafiadas a ficar no Aquamuseu até ao dia seguinte, vivenciando uma experiência lúdico-pedagógica única, culminando com a pernoita num espaço totalmente diferente do habitual!
Para domingo está prevista, às 10h30, uma visita guiada encenada gratuita, em que um colaborador vestido a rigor e munido de diversos artefactos associados à pesca antiga vai dar a conhecer os vários espaços do Aquamuseu. Durante o período da tarde (14h00 às 18h00), as entradas no Aquamuseu são gratuitas para todas as pessoas.
Todas as atividades são de participação livre, com exceção da atividade “Dormir com os peixes”, limitada a 20 participantes, e cuja inscrição é obrigatória, através de telefone 251 708 026 ou por email para aquamuseu@cm-vncerveira.pt
PROGRAMA
13 de julho (sábado)
11h00: Hora do Conto no Aquamuseu
“Hospedes Inesperados”, conto inédito
15h00: Espetáculo Infantil
21h00: “Dormir com os Peixes”
14 de julho (domingo)
10h30: Visita guiada encenada gratuita
14h00 – 18h00: Entradas gratuitas
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.