O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária, um apoio de quase 75 mil euros para Apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo no âmbito da aquisição de uma nova ambulância para transporte de doentes.
Na proposta, a vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, refere que a Associação Humanitária, que assinala a 18 de maio os 143 anos de existência, se debate atualmente “com a falta de meios para transporte de doentes, área que tem vindo a ser alvo de maior pressão e procura, sendo que os equipamentos para esta valência que os Bombeiros Voluntários possuem apresentam um desgaste considerável, pelo que importa reforçar a frota com um equipamento novo capaz de incrementar a resposta à crescente procura com a qualidade que se impõe”.
Tendo em consideração que o valor total da nova ambulância para transporte de doentes é de 74.689 euros, o executivo aprovou a atribuição imediata de um apoio no valor de 37.344 euros, o que representa 50% do total do equipamento, sendo que os restantes 50% serão pagos em 2025.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários é instituição galardoada com o título de Cidadão de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, fruto do reconhecimento da função desenvolvida em prol da população e do concelho.
Os Bombeiros Voluntários surgiram após os acontecimentos de 23 de abril de 1881, data em que foi dado sinal de um incêndio num armazém de enxofre na cidade. No dia 29 daquele mesmo mês, vários cavalheiros da cidade, a fim de combinarem nos meios a adotar para a organização de um corpo de bombeiros voluntários, reuniram-se na casa da Associação Comercial.
No dia 15 de maio de 1881, pelas 11 horas, realizou-se nas instalações do antigo Liceu uma reunião, que foi presidida pelo Governador Civil, Boaventura José Vieira. Foi então apresentado o projeto de estatutos, que foi aprovado, e logo ali foi aberta inscrição de sócios das diversas categorias em que se dividia a Associação. Seguidamente, procedeu-se à eleição da Direcção e Comando, ficando assim constituídos como Presidente Boaventura José Vieira, como Vice-Presidente João Thomaz da Costa, 1º Secretário José Maria Caldeira, 2º Secretário João José de Carvalho e Tesoureiro António José Ferreira, sendo 1º Comandante Randolpho Rosmiro Correa Mendes e 2º Comandante António Adelino de Magalhães Moutinho.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.