O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária, um apoio de quase 75 mil euros para Apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo no âmbito da aquisição de uma nova ambulância para transporte de doentes.
Na proposta, a vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, refere que a Associação Humanitária, que assinala a 18 de maio os 143 anos de existência, se debate atualmente “com a falta de meios para transporte de doentes, área que tem vindo a ser alvo de maior pressão e procura, sendo que os equipamentos para esta valência que os Bombeiros Voluntários possuem apresentam um desgaste considerável, pelo que importa reforçar a frota com um equipamento novo capaz de incrementar a resposta à crescente procura com a qualidade que se impõe”.
Tendo em consideração que o valor total da nova ambulância para transporte de doentes é de 74.689 euros, o executivo aprovou a atribuição imediata de um apoio no valor de 37.344 euros, o que representa 50% do total do equipamento, sendo que os restantes 50% serão pagos em 2025.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários é instituição galardoada com o título de Cidadão de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, fruto do reconhecimento da função desenvolvida em prol da população e do concelho.
Os Bombeiros Voluntários surgiram após os acontecimentos de 23 de abril de 1881, data em que foi dado sinal de um incêndio num armazém de enxofre na cidade. No dia 29 daquele mesmo mês, vários cavalheiros da cidade, a fim de combinarem nos meios a adotar para a organização de um corpo de bombeiros voluntários, reuniram-se na casa da Associação Comercial.
No dia 15 de maio de 1881, pelas 11 horas, realizou-se nas instalações do antigo Liceu uma reunião, que foi presidida pelo Governador Civil, Boaventura José Vieira. Foi então apresentado o projeto de estatutos, que foi aprovado, e logo ali foi aberta inscrição de sócios das diversas categorias em que se dividia a Associação. Seguidamente, procedeu-se à eleição da Direcção e Comando, ficando assim constituídos como Presidente Boaventura José Vieira, como Vice-Presidente João Thomaz da Costa, 1º Secretário José Maria Caldeira, 2º Secretário João José de Carvalho e Tesoureiro António José Ferreira, sendo 1º Comandante Randolpho Rosmiro Correa Mendes e 2º Comandante António Adelino de Magalhães Moutinho.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.
A proposta, de Johnny dos Passos, um designer de Viana do Castelo, para a construção de uma piscina artificial com água salgada na praia Norte está a ganhar cada vez mais atenção e apoio da comunidade, tornando-se um verdadeiro fenómeno nas redes sociais.
A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros, furtados de uma residência em Celeirós, Braga, tendo constituído arguida uma mulher de 42 anos, residente em Ponte de Lima.
A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.