O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária, um apoio de quase 75 mil euros para Apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo no âmbito da aquisição de uma nova ambulância para transporte de doentes.
Na proposta, a vereadora da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, refere que a Associação Humanitária, que assinala a 18 de maio os 143 anos de existência, se debate atualmente “com a falta de meios para transporte de doentes, área que tem vindo a ser alvo de maior pressão e procura, sendo que os equipamentos para esta valência que os Bombeiros Voluntários possuem apresentam um desgaste considerável, pelo que importa reforçar a frota com um equipamento novo capaz de incrementar a resposta à crescente procura com a qualidade que se impõe”.
Tendo em consideração que o valor total da nova ambulância para transporte de doentes é de 74.689 euros, o executivo aprovou a atribuição imediata de um apoio no valor de 37.344 euros, o que representa 50% do total do equipamento, sendo que os restantes 50% serão pagos em 2025.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários é instituição galardoada com o título de Cidadão de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, fruto do reconhecimento da função desenvolvida em prol da população e do concelho.
Os Bombeiros Voluntários surgiram após os acontecimentos de 23 de abril de 1881, data em que foi dado sinal de um incêndio num armazém de enxofre na cidade. No dia 29 daquele mesmo mês, vários cavalheiros da cidade, a fim de combinarem nos meios a adotar para a organização de um corpo de bombeiros voluntários, reuniram-se na casa da Associação Comercial.
No dia 15 de maio de 1881, pelas 11 horas, realizou-se nas instalações do antigo Liceu uma reunião, que foi presidida pelo Governador Civil, Boaventura José Vieira. Foi então apresentado o projeto de estatutos, que foi aprovado, e logo ali foi aberta inscrição de sócios das diversas categorias em que se dividia a Associação. Seguidamente, procedeu-se à eleição da Direcção e Comando, ficando assim constituídos como Presidente Boaventura José Vieira, como Vice-Presidente João Thomaz da Costa, 1º Secretário José Maria Caldeira, 2º Secretário João José de Carvalho e Tesoureiro António José Ferreira, sendo 1º Comandante Randolpho Rosmiro Correa Mendes e 2º Comandante António Adelino de Magalhães Moutinho.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.