O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, assinou, esta manhã, o contrato de financiamento, superior a 1 milhão de euros, destinado à requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Monção.
A cerimónia teve lugar na sede da CCDR-Norte, no Porto, tendo sido presidida pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
O apoio resulta de uma candidatura do Município de Monção ao Programa “Cuidados de Saúde Primários com mais Respostas”, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), focando-se no aumento da eficiência, cumprimento de planos de contingência e garantia de acessibilidade, segurança e conforto aos utentes e profissionais.
De acordo com uma nota do Município, este investimento pretende “superar uma necessidade premente da população local, sentida há vários anos, através da disponibilização de uma maior oferta de cuidados de saúde à comunidade, compatíveis com as suas capacidades financeiras”.
“Desta forma, estamos a contribuir para uma efetiva igualdade de oportunidades no acesso aos cuidados de saúde primários, respondendo, com maior expressividade e positividade, aos constrangimentos e expetativas dos monçanenses e instituições locais”, completa.
O Centro de Saúde de Monção, localizado junto à rotunda que dá acesso à EN 202 e EN 101, integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), sendo dotado de Serviço de Urgência Básico (SUB), servindo uma população que ascende às 20 mil pessoas.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.