Logo
Regional

Apreendidos 979 Kg de berbigão capturado no rio Lima em Viana do Castelo

29 Agosto, 2024 | 18:02
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR apreendeu 979 quilogramas de berbigão e identificou os mestres de cinco embarcações que capturavam aqueles bivalves no rio Lima, em Viana do Castelo.

Em comunicado enviado às redações, a GNR adiantou que “as cinco embarcações exerciam a captura de bivalves, no rio Lima, em zona proibida, não monitorizada, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública”.

A ação de fiscalização, realizada através do subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, decorreu na quarta-feira e teve como objetivo “controlar o cumprimento das regras de captura, detenção, transporte e comercialização de bivalves”, neste caso de berbigão (cerastoderma edule), tendo resultado na elaboração de cinco autos de contraordenação.

O berbigão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

“A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, em zona não monitorizada, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”, refere a nota.

Foto: Arquivo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.

Desporto 27 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC recebe Grande Prémio do Júri na Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto”

A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Derrocada isola parcialmente Sistelo e mau tempo causa prejuízos em Arcos de Valdevez

Uma derrocada de grandes dimensões cortou esta terça-feira o acesso da aldeia de Sistelo à sede do concelho de Arcos de Valdevez, deixando cerca de metade da freguesia isolada. O deslizamento de terras ocorreu entre Sistelo e a freguesia de Cabreiro, na sequência da chuva intensa que caiu durante a noite.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo provoca inundações e cortes de estradas no Alto Minho

O mau tempo registado na noite de segunda-feira provocou diversos constrangimentos no Alto Minho, com cortes de vias, inundações em habitações e aumento significativo dos caudais dos rios, afetando vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.

Regional 26 Janeiro, 2026

Eurocidade Tui–Valença recebe II Congresso Internacional de Educação

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.

Regional 26 Janeiro, 2026

Ponte da Barca apoia apicultores após incêndios com 2 toneladas de alimento para abelhas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.

Câmara de Viana firma protocolos que garantem educação artística e AECs e reforçam ensino profissional
Regional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe 334 mil euros em Juntas e Uniões de Freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.