A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR apreendeu 979 quilogramas de berbigão e identificou os mestres de cinco embarcações que capturavam aqueles bivalves no rio Lima, em Viana do Castelo.
Em comunicado enviado às redações, a GNR adiantou que “as cinco embarcações exerciam a captura de bivalves, no rio Lima, em zona proibida, não monitorizada, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública”.
A ação de fiscalização, realizada através do subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, decorreu na quarta-feira e teve como objetivo “controlar o cumprimento das regras de captura, detenção, transporte e comercialização de bivalves”, neste caso de berbigão (cerastoderma edule), tendo resultado na elaboração de cinco autos de contraordenação.
O berbigão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
“A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, em zona não monitorizada, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”, refere a nota.
Foto: Arquivo
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.