A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR apreendeu 979 quilogramas de berbigão e identificou os mestres de cinco embarcações que capturavam aqueles bivalves no rio Lima, em Viana do Castelo.
Em comunicado enviado às redações, a GNR adiantou que “as cinco embarcações exerciam a captura de bivalves, no rio Lima, em zona proibida, não monitorizada, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública”.
A ação de fiscalização, realizada através do subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, decorreu na quarta-feira e teve como objetivo “controlar o cumprimento das regras de captura, detenção, transporte e comercialização de bivalves”, neste caso de berbigão (cerastoderma edule), tendo resultado na elaboração de cinco autos de contraordenação.
O berbigão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
“A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, em zona não monitorizada, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”, refere a nota.
Foto: Arquivo
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.