A APPACDM de Viana do Castelo - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental encontra-se a desenvolver, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), um conjunto de atividades de expressão artística, consideradas fundamentais para o estímulo intelectual de pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental (DID).
Com a denominação de “Arco” (Arte Contemporânea), esta iniciativa compreende a realização de workshops e oficinas de artes plásticas (pintura, escultura, desenho) e media arte digital (vídeo), inserindo-se no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, presentemente a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho.
Estas atividades, realizadas com a colaboração de artistas plásticos do território do Alto Minho, dão aos participantes a oportunidade de integrar diferentes experiências: moldagem em pasta de papel, desenho, pintura, expressão corporal, experimentação em torno de produtos endógenos, criação de uma curta-metragem com recurso a outras artes performativas e ainda a criação coletiva de um painel cerâmico. No total, estão envolvidos nestas dinâmicas de criação artística cinco artistas plásticos e 69 participantes.
Como corolário do projeto “Arco” e com o objetivo de dar a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido nos workshops e oficinas dinamizados pela APPACDM, está a ser preparada para março de 2023 uma exposição de arte contemporânea que será apresentada inicialmente em Ponte de Lima, seguindo, depois, em itinerância para outros concelhos do Alto Minho.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.