A APPACDM de Viana do Castelo - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental encontra-se a desenvolver, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), um conjunto de atividades de expressão artística, consideradas fundamentais para o estímulo intelectual de pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental (DID).
Com a denominação de “Arco” (Arte Contemporânea), esta iniciativa compreende a realização de workshops e oficinas de artes plásticas (pintura, escultura, desenho) e media arte digital (vídeo), inserindo-se no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, presentemente a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho.
Estas atividades, realizadas com a colaboração de artistas plásticos do território do Alto Minho, dão aos participantes a oportunidade de integrar diferentes experiências: moldagem em pasta de papel, desenho, pintura, expressão corporal, experimentação em torno de produtos endógenos, criação de uma curta-metragem com recurso a outras artes performativas e ainda a criação coletiva de um painel cerâmico. No total, estão envolvidos nestas dinâmicas de criação artística cinco artistas plásticos e 69 participantes.
Como corolário do projeto “Arco” e com o objetivo de dar a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido nos workshops e oficinas dinamizados pela APPACDM, está a ser preparada para março de 2023 uma exposição de arte contemporânea que será apresentada inicialmente em Ponte de Lima, seguindo, depois, em itinerância para outros concelhos do Alto Minho.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.