A APPACDM de Viana do Castelo - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental encontra-se a desenvolver, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), um conjunto de atividades de expressão artística, consideradas fundamentais para o estímulo intelectual de pessoas com deficiência intelectual e desenvolvimental (DID).
Com a denominação de “Arco” (Arte Contemporânea), esta iniciativa compreende a realização de workshops e oficinas de artes plásticas (pintura, escultura, desenho) e media arte digital (vídeo), inserindo-se no projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, presentemente a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho.
Estas atividades, realizadas com a colaboração de artistas plásticos do território do Alto Minho, dão aos participantes a oportunidade de integrar diferentes experiências: moldagem em pasta de papel, desenho, pintura, expressão corporal, experimentação em torno de produtos endógenos, criação de uma curta-metragem com recurso a outras artes performativas e ainda a criação coletiva de um painel cerâmico. No total, estão envolvidos nestas dinâmicas de criação artística cinco artistas plásticos e 69 participantes.
Como corolário do projeto “Arco” e com o objetivo de dar a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido nos workshops e oficinas dinamizados pela APPACDM, está a ser preparada para março de 2023 uma exposição de arte contemporânea que será apresentada inicialmente em Ponte de Lima, seguindo, depois, em itinerância para outros concelhos do Alto Minho.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.