Organizado pela ANDDI Portugal com a colaboração da APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 realizou-se, nos dias 7 e 8 de julho, a Fase Final do 1.º Campeonato Nacional de Boccia DI da ANDDI e o 2.º Encontro Nacional de Boccia DI da APPACDM de Viana do Castelo.
A cerimónia de abertura deste duplo evento, no Pavilhão Municipal José Natário, contou com a participação de mais de 300 pessoas, onde na fase final do 1.º Campeonato Nacional de Boccia DI participaram as 18 equipas apuradas nas competições que a ANDDI realizou nas várias zonas do país, contando com a presença de 28 instituições no 2.º Encontro Nacional de Boccia DI da APPACDM de Viana do Castelo.
Os jogos foram todos muito competitivos, pois todos os atletas deram o seu melhor para conseguir os almejados lugares do pódio.
As medalhas de ouro e o primeiro troféu de Campeões Nacionais foram para a equipa da AFPAD de Famalicão.
A equipa “Paredes Sem Paredes”, do Município de Paredes, alcançou o terceiro lugar, com as medalhas de bronze, sendo as medalhas de prata entregues à equipa da ACIP de Famalicão que ficou assim em segundo lugar.
No jogo do 2.º Encontro Nacional de Boccia DI da APPACDM de Viana do Castelo, saiu vitoriosa a equipa dos “Campeões de Areosa” da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo.
Na cerimónia de encerramento e entrega de prémios, a Unidade de Darque da APPACDM de Viana do Castelo assumiu o compromisso de realizar um novo Encontro Nacional de Boccia DI, em 2024, aproveitando a oportunidade para agradecer às pessoas e entidades que colaboraram neste evento desportivo que foi “uma
grande festa de Jogo Para Todos” e ficará na história do Desporto Adaptado.
Os eventos contaram ainda com o apoio da Junta de Freguesia da Vila de Darque e da Escola Carteado Mena.

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.