A APPACDM de Viana do Castelo dinamizou, com parceiros internacionais de França e Polónia, uma semana de desenvolvimento e partilha de práticas de desportos aquáticos para pessoas com deficiência intelectual, para o encontro transnacional do projeto Aquality Erasmus+Sport.
A semana iniciou-se com uma visita às instalações da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo, onde foi possível dar a conhecer as dinâmicas da Escola de Educação Especial, do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão, do Centro de Formação Profissional e do Centro de Emprego Protegido, entre outras, que se realizam na instituição.
A prática de desportos náuticos passou pelo Stand Up Paddle, com uma sessão de SUP Para Todos, dinamizada pela equipa Desporto Para Todos da instituição, seguindo-se o Remo com colaboração do clube Viana Remadores do Lima, mais o Surf em articulação com o Clube Náutico e Ambiental do Neiva e ainda a Canoagem com o apoio do Darque Kayak Clube. Nestas sessões promoveu-se a partilha de práticas mas também o convívio internacional entre pessoas com deficiência que são apoiadas por instituições de países diferentes, tendo sido muito importante a participação dos técnicos e utentes das unidades e delegações da APPACDM de Viana do Castelo.

No dia 21 de setembro a APPACDM de Viana do Castelo realizou, com os parceiros internacionais e apoio de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, o Seminário Internacional “Aquality: Aquatic sports for people with intelectual disability”, no Centro de Mar (Gil Eanes). A abertura do seminário contou com a presença de Catarina Silva, Chefe da área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de Júlio Viana, Vice-presidente da direção da instituição. Avançou-se para a comunicação de Mathieu Carpentier do Conseil Départemental du Finistère, (França) seguindo-se Michalina Dulny de PSONI Koło w Elblągu. (Polónia). Pedro Fornelos, coordenador do projeto Desporto Para Todos, moderou este seminário e apresentou também a abordagem da APPACDM de Viana do Castelo às atividades aquáticas para pessoas com deficiência intelectual, no âmbito do projeto Aquality. No final, houve lugar a uma surpresa preparada pelo Curso de Atividades da Vida Hoteleira, da Formação Profissional da Unidade de Areosa.

Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo e oportunidade de apresentar a Cidade de Viana do Castelo aos parceiros internacionais, que regressaram aos seus países com várias experiências e conhecimentos para partilhar, mas também, muita vontade de regressar.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.