A APPACDM de Viana do Castelo dinamizou, com parceiros internacionais de França e Polónia, uma semana de desenvolvimento e partilha de práticas de desportos aquáticos para pessoas com deficiência intelectual, para o encontro transnacional do projeto Aquality Erasmus+Sport.
A semana iniciou-se com uma visita às instalações da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo, onde foi possível dar a conhecer as dinâmicas da Escola de Educação Especial, do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão, do Centro de Formação Profissional e do Centro de Emprego Protegido, entre outras, que se realizam na instituição.
A prática de desportos náuticos passou pelo Stand Up Paddle, com uma sessão de SUP Para Todos, dinamizada pela equipa Desporto Para Todos da instituição, seguindo-se o Remo com colaboração do clube Viana Remadores do Lima, mais o Surf em articulação com o Clube Náutico e Ambiental do Neiva e ainda a Canoagem com o apoio do Darque Kayak Clube. Nestas sessões promoveu-se a partilha de práticas mas também o convívio internacional entre pessoas com deficiência que são apoiadas por instituições de países diferentes, tendo sido muito importante a participação dos técnicos e utentes das unidades e delegações da APPACDM de Viana do Castelo.

No dia 21 de setembro a APPACDM de Viana do Castelo realizou, com os parceiros internacionais e apoio de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, o Seminário Internacional “Aquality: Aquatic sports for people with intelectual disability”, no Centro de Mar (Gil Eanes). A abertura do seminário contou com a presença de Catarina Silva, Chefe da área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de Júlio Viana, Vice-presidente da direção da instituição. Avançou-se para a comunicação de Mathieu Carpentier do Conseil Départemental du Finistère, (França) seguindo-se Michalina Dulny de PSONI Koło w Elblągu. (Polónia). Pedro Fornelos, coordenador do projeto Desporto Para Todos, moderou este seminário e apresentou também a abordagem da APPACDM de Viana do Castelo às atividades aquáticas para pessoas com deficiência intelectual, no âmbito do projeto Aquality. No final, houve lugar a uma surpresa preparada pelo Curso de Atividades da Vida Hoteleira, da Formação Profissional da Unidade de Areosa.

Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo e oportunidade de apresentar a Cidade de Viana do Castelo aos parceiros internacionais, que regressaram aos seus países com várias experiências e conhecimentos para partilhar, mas também, muita vontade de regressar.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.