No dia Mundial da Atividade Física, a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo iniciou a prática de atividades subaquáticas, uma nova modalidade desportiva.
A equipa Desporto Para Todos da instituição, a Associação Amigos do Mar, em conjunto com a equipa de difusão e desenvolvimento para Apneia – Okeano, um docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC e um treinador de Atividades Subaquáticas voluntário, proporcionaram uma manhã de “Apneia Para Todos” aos utentes das unidades da APPACDM de Viana do Castelo na Piscina Municipal do Atlântico.
De forma estruturada e sempre com orientação e apoio direto, os utentes tiveram a oportunidade de experimentar as barbatanas, a máscara e o tubo de forma a explorar o mergulho em apneia.
Após avaliação da atividade, onde todos os intervenientes mostraram muito satisfeitos com a experiência, ficou a certeza de que haverá no futuro mais sessões de “Apneia Para Todos” tendo em conta que os desportistas da APPACDM de Viana do Castelo mostraram estar à altura do desafio.
A APPACDM de Viana do Castelo filiou-se ainda na Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, para trabalhar no sentido do programa Subaquatic 4All desta federação, que visa a promoção e desenvolvimento da prática de atividades subaquáticas junto de populações específicas, nomeadamente pessoas com deficiência.

Esta iniciativa surge também no âmbito do Projeto Aquality Erasmus+ Sport, em que a APPACDM de Viana do Castelo, juntamente com instituições parceiras de França e Polónia, visam desenvolver e partilhar práticas de promoção de desportos náuticos para pessoas com deficiência. Este projeto está a ser implementado na instituição pela equipa de Desporto Para Todos, pela Unidade de Areosa e pela Delegação de Ponte da Barca, que prevê já no próximo mês de junho, uma mobilidade à Polónia para atividades conjuntas que incluam utentes e colaboradores das várias instituições parceiras, entre as quais estarão as atividades subaquáticas.

A atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.