No dia Mundial da Atividade Física, a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo iniciou a prática de atividades subaquáticas, uma nova modalidade desportiva.
A equipa Desporto Para Todos da instituição, a Associação Amigos do Mar, em conjunto com a equipa de difusão e desenvolvimento para Apneia – Okeano, um docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC e um treinador de Atividades Subaquáticas voluntário, proporcionaram uma manhã de “Apneia Para Todos” aos utentes das unidades da APPACDM de Viana do Castelo na Piscina Municipal do Atlântico.
De forma estruturada e sempre com orientação e apoio direto, os utentes tiveram a oportunidade de experimentar as barbatanas, a máscara e o tubo de forma a explorar o mergulho em apneia.
Após avaliação da atividade, onde todos os intervenientes mostraram muito satisfeitos com a experiência, ficou a certeza de que haverá no futuro mais sessões de “Apneia Para Todos” tendo em conta que os desportistas da APPACDM de Viana do Castelo mostraram estar à altura do desafio.
A APPACDM de Viana do Castelo filiou-se ainda na Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, para trabalhar no sentido do programa Subaquatic 4All desta federação, que visa a promoção e desenvolvimento da prática de atividades subaquáticas junto de populações específicas, nomeadamente pessoas com deficiência.

Esta iniciativa surge também no âmbito do Projeto Aquality Erasmus+ Sport, em que a APPACDM de Viana do Castelo, juntamente com instituições parceiras de França e Polónia, visam desenvolver e partilhar práticas de promoção de desportos náuticos para pessoas com deficiência. Este projeto está a ser implementado na instituição pela equipa de Desporto Para Todos, pela Unidade de Areosa e pela Delegação de Ponte da Barca, que prevê já no próximo mês de junho, uma mobilidade à Polónia para atividades conjuntas que incluam utentes e colaboradores das várias instituições parceiras, entre as quais estarão as atividades subaquáticas.

A atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.