No dia Mundial da Atividade Física, a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo iniciou a prática de atividades subaquáticas, uma nova modalidade desportiva.
A equipa Desporto Para Todos da instituição, a Associação Amigos do Mar, em conjunto com a equipa de difusão e desenvolvimento para Apneia – Okeano, um docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC e um treinador de Atividades Subaquáticas voluntário, proporcionaram uma manhã de “Apneia Para Todos” aos utentes das unidades da APPACDM de Viana do Castelo na Piscina Municipal do Atlântico.
De forma estruturada e sempre com orientação e apoio direto, os utentes tiveram a oportunidade de experimentar as barbatanas, a máscara e o tubo de forma a explorar o mergulho em apneia.
Após avaliação da atividade, onde todos os intervenientes mostraram muito satisfeitos com a experiência, ficou a certeza de que haverá no futuro mais sessões de “Apneia Para Todos” tendo em conta que os desportistas da APPACDM de Viana do Castelo mostraram estar à altura do desafio.
A APPACDM de Viana do Castelo filiou-se ainda na Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, para trabalhar no sentido do programa Subaquatic 4All desta federação, que visa a promoção e desenvolvimento da prática de atividades subaquáticas junto de populações específicas, nomeadamente pessoas com deficiência.

Esta iniciativa surge também no âmbito do Projeto Aquality Erasmus+ Sport, em que a APPACDM de Viana do Castelo, juntamente com instituições parceiras de França e Polónia, visam desenvolver e partilhar práticas de promoção de desportos náuticos para pessoas com deficiência. Este projeto está a ser implementado na instituição pela equipa de Desporto Para Todos, pela Unidade de Areosa e pela Delegação de Ponte da Barca, que prevê já no próximo mês de junho, uma mobilidade à Polónia para atividades conjuntas que incluam utentes e colaboradores das várias instituições parceiras, entre as quais estarão as atividades subaquáticas.

A atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.