No dia Mundial da Atividade Física, a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo iniciou a prática de atividades subaquáticas, uma nova modalidade desportiva.
A equipa Desporto Para Todos da instituição, a Associação Amigos do Mar, em conjunto com a equipa de difusão e desenvolvimento para Apneia – Okeano, um docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC e um treinador de Atividades Subaquáticas voluntário, proporcionaram uma manhã de “Apneia Para Todos” aos utentes das unidades da APPACDM de Viana do Castelo na Piscina Municipal do Atlântico.
De forma estruturada e sempre com orientação e apoio direto, os utentes tiveram a oportunidade de experimentar as barbatanas, a máscara e o tubo de forma a explorar o mergulho em apneia.
Após avaliação da atividade, onde todos os intervenientes mostraram muito satisfeitos com a experiência, ficou a certeza de que haverá no futuro mais sessões de “Apneia Para Todos” tendo em conta que os desportistas da APPACDM de Viana do Castelo mostraram estar à altura do desafio.
A APPACDM de Viana do Castelo filiou-se ainda na Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, para trabalhar no sentido do programa Subaquatic 4All desta federação, que visa a promoção e desenvolvimento da prática de atividades subaquáticas junto de populações específicas, nomeadamente pessoas com deficiência.

Esta iniciativa surge também no âmbito do Projeto Aquality Erasmus+ Sport, em que a APPACDM de Viana do Castelo, juntamente com instituições parceiras de França e Polónia, visam desenvolver e partilhar práticas de promoção de desportos náuticos para pessoas com deficiência. Este projeto está a ser implementado na instituição pela equipa de Desporto Para Todos, pela Unidade de Areosa e pela Delegação de Ponte da Barca, que prevê já no próximo mês de junho, uma mobilidade à Polónia para atividades conjuntas que incluam utentes e colaboradores das várias instituições parceiras, entre as quais estarão as atividades subaquáticas.

A atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.