O 1º Encontro de BTT Para Todos da APPACDM de Viana do Castelo e respetivo Campeonato Nacional de BTT da ANDDI , aconteceu esta quinta-feira, dia 13 de junho. A Associação de Viana do Castelo arrecadou 16 medalhas, das quais, 5 pertencem a Campeões Nacionais. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da KTM Bike Portugal.
Num total de 49 ciclistas inscritos de várias instituições do país bem como de algumas unidades e delegações da APPACDM -Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, cerca de 40 participantes concluíram os percursos de 3, 6 e 12 quilómetros.
A APPACDM de Viana do Castelo conquistou assim 16 lugares de pódio, de entre os 21 possíveis, tendo 5 campeões nacionais de BTT, nomeadamente nas categorias de Desenvolvimento Masculino (João Pereira), Master Masculino (Bruno Madureira), Desenvolvimento Feminino (Lúcia Amorim), Master Feminino (Maria de Lurdes Gomes) e Absoluto Feminino (Paula Fernandes), que entram no historial da ANDDI como sendo os primeiros desta modalidade.
Os lugares de pódio das várias categorias do campeonato foram os seguintes:
1.º Síndrome Down Masculino – Paulo Lino (CERCIAG Águeda-Aveiro)
2.º Síndrome Down Masculino – João Oliveira (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
3.º Síndrome Down Masculino – Gonçalo Lima (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte da Barca)
1.º Desenvolvimento Masculino – João Pereira (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
2.º Desenvolvimento Masculino – Vítor Ribeiro (CERCIAG Águeda-Aveiro)
3.º Desenvolvimento Masculino – Nuno Batista (APPACDM de Anadia)
1.º Master Masculino – Bruno Madureira (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
2.º Master Masculino – João Romano (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Absoluto Masculino – Carlos Carvalho (APPACDM de Anadia)
2.º Absoluto Masculino – Rafael Araújo (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
3.º Absoluto Masculino – José Luís Jesus (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Desenvolvimento Feminino – Lúcia Amorim (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
2.º Desenvolvimento Feminino – Mariana Malheiro (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
3.º Desenvolvimento Feminino – Caroline Small (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Master Feminino – Maria Lurdes Gomes (APPACDM de Viana do Castelo-Unidade de Viana)
2.º Master Feminino – Jeane Silva (APPACDM de Viana do Castelo-Cabedelo)
3.º Master Feminino – Olga Sá (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Absoluto Feminino – Paula Fernandes (APPACDM de Viana do Castelo- Areosa)
2.º Absoluto Feminino – Rosa Cunha (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
3.º Absoluto Feminino – Maria Goreti Camacho (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
Assim, uma vez mais, a APPACDM de Viana do Castelo proporcionou novas oportunidades desportivas aos utentes, colaborando com a ANDDI na criação do 1.º campeonato nacional de mais uma modalidade desportiva, provando que o BTT é Para Todos.
No dia 29 de dezembro irá decorrer a inauguração da Fábrica de Memórias com a exposição “SOMOS NÓS, 1.º Encontro dos Saberes e Tradições”, localizado na antiga Escola Primária da Freguesia de Freixieiro de Soutelo em Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.