O 1º Encontro de BTT Para Todos da APPACDM de Viana do Castelo e respetivo Campeonato Nacional de BTT da ANDDI , aconteceu esta quinta-feira, dia 13 de junho. A Associação de Viana do Castelo arrecadou 16 medalhas, das quais, 5 pertencem a Campeões Nacionais. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da KTM Bike Portugal.
Num total de 49 ciclistas inscritos de várias instituições do país bem como de algumas unidades e delegações da APPACDM -Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, cerca de 40 participantes concluíram os percursos de 3, 6 e 12 quilómetros.
A APPACDM de Viana do Castelo conquistou assim 16 lugares de pódio, de entre os 21 possíveis, tendo 5 campeões nacionais de BTT, nomeadamente nas categorias de Desenvolvimento Masculino (João Pereira), Master Masculino (Bruno Madureira), Desenvolvimento Feminino (Lúcia Amorim), Master Feminino (Maria de Lurdes Gomes) e Absoluto Feminino (Paula Fernandes), que entram no historial da ANDDI como sendo os primeiros desta modalidade.
Os lugares de pódio das várias categorias do campeonato foram os seguintes:
1.º Síndrome Down Masculino – Paulo Lino (CERCIAG Águeda-Aveiro)
2.º Síndrome Down Masculino – João Oliveira (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
3.º Síndrome Down Masculino – Gonçalo Lima (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte da Barca)
1.º Desenvolvimento Masculino – João Pereira (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
2.º Desenvolvimento Masculino – Vítor Ribeiro (CERCIAG Águeda-Aveiro)
3.º Desenvolvimento Masculino – Nuno Batista (APPACDM de Anadia)
1.º Master Masculino – Bruno Madureira (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
2.º Master Masculino – João Romano (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Absoluto Masculino – Carlos Carvalho (APPACDM de Anadia)
2.º Absoluto Masculino – Rafael Araújo (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
3.º Absoluto Masculino – José Luís Jesus (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Desenvolvimento Feminino – Lúcia Amorim (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
2.º Desenvolvimento Feminino – Mariana Malheiro (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
3.º Desenvolvimento Feminino – Caroline Small (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Master Feminino – Maria Lurdes Gomes (APPACDM de Viana do Castelo-Unidade de Viana)
2.º Master Feminino – Jeane Silva (APPACDM de Viana do Castelo-Cabedelo)
3.º Master Feminino – Olga Sá (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Absoluto Feminino – Paula Fernandes (APPACDM de Viana do Castelo- Areosa)
2.º Absoluto Feminino – Rosa Cunha (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
3.º Absoluto Feminino – Maria Goreti Camacho (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
Assim, uma vez mais, a APPACDM de Viana do Castelo proporcionou novas oportunidades desportivas aos utentes, colaborando com a ANDDI na criação do 1.º campeonato nacional de mais uma modalidade desportiva, provando que o BTT é Para Todos.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.