O 1º Encontro de BTT Para Todos da APPACDM de Viana do Castelo e respetivo Campeonato Nacional de BTT da ANDDI , aconteceu esta quinta-feira, dia 13 de junho. A Associação de Viana do Castelo arrecadou 16 medalhas, das quais, 5 pertencem a Campeões Nacionais. O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da KTM Bike Portugal.
Num total de 49 ciclistas inscritos de várias instituições do país bem como de algumas unidades e delegações da APPACDM -Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo, cerca de 40 participantes concluíram os percursos de 3, 6 e 12 quilómetros.
A APPACDM de Viana do Castelo conquistou assim 16 lugares de pódio, de entre os 21 possíveis, tendo 5 campeões nacionais de BTT, nomeadamente nas categorias de Desenvolvimento Masculino (João Pereira), Master Masculino (Bruno Madureira), Desenvolvimento Feminino (Lúcia Amorim), Master Feminino (Maria de Lurdes Gomes) e Absoluto Feminino (Paula Fernandes), que entram no historial da ANDDI como sendo os primeiros desta modalidade.
Os lugares de pódio das várias categorias do campeonato foram os seguintes:
1.º Síndrome Down Masculino – Paulo Lino (CERCIAG Águeda-Aveiro)
2.º Síndrome Down Masculino – João Oliveira (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
3.º Síndrome Down Masculino – Gonçalo Lima (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte da Barca)
1.º Desenvolvimento Masculino – João Pereira (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
2.º Desenvolvimento Masculino – Vítor Ribeiro (CERCIAG Águeda-Aveiro)
3.º Desenvolvimento Masculino – Nuno Batista (APPACDM de Anadia)
1.º Master Masculino – Bruno Madureira (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
2.º Master Masculino – João Romano (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Absoluto Masculino – Carlos Carvalho (APPACDM de Anadia)
2.º Absoluto Masculino – Rafael Araújo (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
3.º Absoluto Masculino – José Luís Jesus (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Desenvolvimento Feminino – Lúcia Amorim (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
2.º Desenvolvimento Feminino – Mariana Malheiro (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
3.º Desenvolvimento Feminino – Caroline Small (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Master Feminino – Maria Lurdes Gomes (APPACDM de Viana do Castelo-Unidade de Viana)
2.º Master Feminino – Jeane Silva (APPACDM de Viana do Castelo-Cabedelo)
3.º Master Feminino – Olga Sá (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
1.º Absoluto Feminino – Paula Fernandes (APPACDM de Viana do Castelo- Areosa)
2.º Absoluto Feminino – Rosa Cunha (APPACDM de Viana do Castelo-Ponte de Lima)
3.º Absoluto Feminino – Maria Goreti Camacho (APPACDM de Viana do Castelo-Areosa)
Assim, uma vez mais, a APPACDM de Viana do Castelo proporcionou novas oportunidades desportivas aos utentes, colaborando com a ANDDI na criação do 1.º campeonato nacional de mais uma modalidade desportiva, provando que o BTT é Para Todos.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.