O Walking Football é uma modalidade adaptada do futebol tradicional, para pessoas com mais de 50 anos, implementada pela Federação Portuguesa de Futebol, em que o ritmo mais lento do jogo e a menor exigência física permitem que pessoas com diferentes habilidades participem e se divirtam juntas.
A APPACDM de Viana do Castelo experimentou esta modalidade pela primeira vez em Ponte da Barca e viu na modalidade um potencial interessante para a prática desportiva das pessoas que apoia.
Entretanto, a Unidade de Areosa da instituição fez treinos de demonstração e encontrou um conjunto de utentes e colaboradores, com mais de 50 anos, motivados para a prática regular de Walking Football.
Com o apoio da Associação de Futebol de Viana do Castelo avançou-se para os exames médicos desportivos e o registo dos atletas e da APPACDM de Viana do Castelo na Federação Portuguesa de Futebol.
A equipa oficial da APPACDM de Viana do Castelo apresentou-se então no encontro de Walking Football organizado pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, no Estádio Manuela Machado, no dia 5 de junho, competindo com as equipas do projeto sénior Olympics4All do Município de Viana do Castelo, de Ponte de Lima e de Ponte da Barca.
A manhã foi marcada por um ambiente de grande entusiasmo, onde o foco principal estava na alegria de participar e no espírito de equipa.
Este grupo vai continuar a treinar e a equipa da APPACDM de Viana do Castelo vai continuar a promover a inclusão no Walking Football.
Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.
Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.
O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.
O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.
O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).