Cinco atletas da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo brilharam na 1ª competição "Surf Open Viana 2023". O evento desportivo foi organizado pelo Clube Náutico e Ambiental do Neiva, em parceria com o Clube de Surf do Cabedelo, a Escola de Surf Koala e a APPACDM de Viana.
A prova teve lugar na praia do Rodanho, em Viana do Castelo, no passado sábado, 29 de julho e foi promovida no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana.
No total, cinco atletas da APPACDM de Viana do Castelo participaram na competição acompanhados pela equipa “Desporto Para Todos” da instituição. “Estes surfistas entraram na água, no seu special heat, e brindaram todos os presentes com muitos momentos emocionantes, deslizando na água com uma felicidade revigorante, enquanto sentiam toda a adrenalina e conexão com a natureza”, exprimiu a Associação de Viana, numa nota de imprensa.
Após a avaliação do júri, Sebastião Garcias foi o primeiro classificado, seguindo-se, em segundo lugar, José Luís Jesus, em terceira posição, João Matos, em quarto lugar, Tomás Faneca e em último, João Fernandes.
Segundo a APPACDM de Viana, passada esta primeira experiência, todos os surfistas mostraram vontade de participar em mais competições de surf.

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, recebe este sábado, às 21h30, um dos jogos mais aguardados dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num encontro que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
O Aquamuseu do Rio Minho abriu uma nova exposição dedicada à lampreia, espécie emblemática da região e valorizada na gastronomia minhota. “A Pesca da Lampreia Marinha no Rio Minho” estará em exibição até 31 de março.
O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, visitou em dezembro passado as obras das residências académicas do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um investimento histórico superior a 20 milhões de euros que permitirá disponibilizar cerca de mil camas a estudantes já no ano letivo 2026/27.
A Câmara Municipal de Monção iniciou a instalação de uma nova sinalética urbana no centro histórico da vila, apostando numa imagem mais moderna, atrativa e uniforme, alinhada com a Marca Monção. A intervenção integra-se no plano de requalificação do espaço público e visa atualizar e otimizar a informação existente, reforçando a imagem de modernidade e sustentabilidade do concelho.
O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Polícia Marítima (PM) receberam seis novas motas de salvamento marítimo, numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa.
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.