Este domingo, 7 de setembro, a Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) vai assinalar o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker (DMD/BMD). Esta data, celebrada há 12 anos, serve para aumentar o conhecimento sobre esta doença rara que afeta principalmente crianças do sexo masculino.
O tema deste ano é “Família: O Coração dos Cuidados”, para mostrar a importância da família no apoio a quem vive com a doença. Joaquim Brites, presidente da APN, explica que a DMD/BMD causa fraqueza muscular e dificuldades motoras que pioram com o tempo. Além dos desafios físicos, o apoio da família é fundamental para o bem-estar emocional da pessoa doente.
A DMD/BMD ainda não tem cura e atinge cerca de 1 em cada 3.500 meninos. Por isso, é importante garantir que quem tem a doença receba cuidados médicos especializados, fisioterapia e possa viver em ambientes acessíveis, como na escola e na comunidade.
A APN alerta ainda para a necessidade de preparar melhor os serviços de saúde e as políticas públicas para aceitar novas terapias que estão a ser desenvolvidas, apesar de serem muito caras.
Neste dia, em Portugal e no mundo, há vários eventos e ações para informar a população sobre a doença. A APN apela aos pais para estarem atentos a sinais como dificuldades em levantar-se, subir escadas, quedas frequentes e cansaço fácil. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico e pedir exames que possam ajudar no diagnóstico precoce.
A APN convida todos a participar e a ajudar a dar mais visibilidade a esta doença, apoiando as famílias afetadas.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.