Este domingo, 7 de setembro, a Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) vai assinalar o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker (DMD/BMD). Esta data, celebrada há 12 anos, serve para aumentar o conhecimento sobre esta doença rara que afeta principalmente crianças do sexo masculino.
O tema deste ano é “Família: O Coração dos Cuidados”, para mostrar a importância da família no apoio a quem vive com a doença. Joaquim Brites, presidente da APN, explica que a DMD/BMD causa fraqueza muscular e dificuldades motoras que pioram com o tempo. Além dos desafios físicos, o apoio da família é fundamental para o bem-estar emocional da pessoa doente.
A DMD/BMD ainda não tem cura e atinge cerca de 1 em cada 3.500 meninos. Por isso, é importante garantir que quem tem a doença receba cuidados médicos especializados, fisioterapia e possa viver em ambientes acessíveis, como na escola e na comunidade.
A APN alerta ainda para a necessidade de preparar melhor os serviços de saúde e as políticas públicas para aceitar novas terapias que estão a ser desenvolvidas, apesar de serem muito caras.
Neste dia, em Portugal e no mundo, há vários eventos e ações para informar a população sobre a doença. A APN apela aos pais para estarem atentos a sinais como dificuldades em levantar-se, subir escadas, quedas frequentes e cansaço fácil. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico e pedir exames que possam ajudar no diagnóstico precoce.
A APN convida todos a participar e a ajudar a dar mais visibilidade a esta doença, apoiando as famílias afetadas.

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.