Logo
Nacional

APN assinala o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker

7 Setembro, 2025 | 8:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Este domingo, 7 de setembro, a Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) vai assinalar o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne/Becker (DMD/BMD). Esta data, celebrada há 12 anos, serve para aumentar o conhecimento sobre esta doença rara que afeta principalmente crianças do sexo masculino.

O tema deste ano é “Família: O Coração dos Cuidados”, para mostrar a importância da família no apoio a quem vive com a doença. Joaquim Brites, presidente da APN, explica que a DMD/BMD causa fraqueza muscular e dificuldades motoras que pioram com o tempo. Além dos desafios físicos, o apoio da família é fundamental para o bem-estar emocional da pessoa doente.

A DMD/BMD ainda não tem cura e atinge cerca de 1 em cada 3.500 meninos. Por isso, é importante garantir que quem tem a doença receba cuidados médicos especializados, fisioterapia e possa viver em ambientes acessíveis, como na escola e na comunidade.

A APN alerta ainda para a necessidade de preparar melhor os serviços de saúde e as políticas públicas para aceitar novas terapias que estão a ser desenvolvidas, apesar de serem muito caras.

Neste dia, em Portugal e no mundo, há vários eventos e ações para informar a população sobre a doença. A APN apela aos pais para estarem atentos a sinais como dificuldades em levantar-se, subir escadas, quedas frequentes e cansaço fácil. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico e pedir exames que possam ajudar no diagnóstico precoce.

A APN convida todos a participar e a ajudar a dar mais visibilidade a esta doença, apoiando as famílias afetadas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 7 Setembro, 2025

Limianos Rui Lacerda e Ricardo Coelho sagram-se campeões do mundo em C2

A canoagem limiana volta a dar cartas no panorama internacional. Os atletas Rui Lacerda e Ricardo Coelho, naturais de Ponte de Lima, conquistaram hoje o título de campeões do mundo na prova de maratona em C2, no Campeonato do Mundo que decorre em Gyor, na Hungria.

Desporto 7 Setembro, 2025

Santa Luzia dá boa réplica às campeãs mas cai na segunda parte

Apesar da derrota por 4-0 frente ao GDR Nun’Álvares, campeão nacional em título, o Santa Luzia FC assinou uma exibição bastante sólida na jornada inaugural da Liga Feminina Placard de futsal, este sábado, em Fafe.

Regional 7 Setembro, 2025

Bloco quer romper com “realidade medíocre” em Viana do Castelo

O Bloco de Esquerda apresentou, na Praça da Erva, em Viana do Castelo, a candidatura de Carlos da Torre à presidência da Câmara Municipal nas eleições autárquicas marcadas para 12 de outubro.

Música 7 Setembro, 2025

Festival Viana Bate Forte recebe HMB na Praça da República

A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais esperados do Festival Viana Bate Forte. A banda HMB atua na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, à 00h30, no emblemático Palco da República, em plena Praça da República, no coração de Viana do Castelo.

Desporto 7 Setembro, 2025

Gabriel Baptista vence oitava etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias em Viana do Castelo

O jovem ciclista português Gabriel Baptista, de apenas 20 anos, conquistou este sábado a vitória na oitava e penúltima etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, numa chegada ao sprint em Viana do Castelo que confirmou o bom momento da equipa espanhola Technosylva Maglia Bembibre.

Internacional 7 Setembro, 2025

Faz hoje 18 anos que Viana do Castelo acolheu reunião decisiva da União Europeia

Nos dias 7 e 8 de setembro de 2007, Viana do Castelo foi o centro da diplomacia europeia ao receber a reunião informal dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, no âmbito da presidência portuguesa da UE.

Desporto 7 Setembro, 2025

Portugal entra a vencer no apuramento para o Mundial 2026 com goleada sobre a Arménia

A Seleção Nacional começou da melhor forma a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, ao vencer a Arménia por 5-0, este sábado, em Yerevan. A partida, referente à primeira jornada do grupo F, marcou o arranque oficial da caminhada portuguesa rumo ao próximo Mundial.