A 21º edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho, a decorrer este sábado, dia 27 de janeiro, no Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira (CAE) vai procurar refletir e debater sobre a sanidade apícola. A iniciativa da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, conta com a participação de várias entidades, nacionais e estrangeiras.
De momento, e de acordo com a APIMIL, o Alto Minho registou, “só no último ano, a perda de cerca de 30% de apicultores devido a diversas patologias, nomeadamente a presença da vespa asiática, mas também pelo envelhecimento dos apicultores, faltando incentivos para os jovens enveredarem por esta atividade”.
Do ensino à investigação, do empresarial ao político, sem descurar o setor agrícola, no total, a 21ª edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho vão contar com 15 intervenções, distribuídas pela sessão de abertura e pelos quatro painéis temáticos. Entre os objetivos da iniciativa estão, entre outros, “incentivar à partilha de ideias e preocupações entre as entidades convidadas, procurando delinear objetivos emergentes para a apicultura, pelo seu impacto no desenvolvimento do meio rural, quer como atividade económica quer na polinização da flora no meio ambiente”, realçou a autarquia em nota.
Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, com início às 09h00, com a sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e o presidente da APIMIL, Alberto Dias, tendo ainda como convidados o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o eurodeputado José Manuel Fernandes e o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Seguem-se as apresentações e respetivos debates das temáticas selecionadas, nomeadamente “Desafios presentes e futuros da Apicultura”, “Sanidade Apícola”, “Investigação e Tecnologia na Apicultura” e “Medicação homologada na Apicultura Nacional”.
Apesar de gratuita, a participação na XXI edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho carece de inscrição obrigatória, aqui.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.