A 21º edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho, a decorrer este sábado, dia 27 de janeiro, no Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira (CAE) vai procurar refletir e debater sobre a sanidade apícola. A iniciativa da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, conta com a participação de várias entidades, nacionais e estrangeiras.
De momento, e de acordo com a APIMIL, o Alto Minho registou, “só no último ano, a perda de cerca de 30% de apicultores devido a diversas patologias, nomeadamente a presença da vespa asiática, mas também pelo envelhecimento dos apicultores, faltando incentivos para os jovens enveredarem por esta atividade”.
Do ensino à investigação, do empresarial ao político, sem descurar o setor agrícola, no total, a 21ª edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho vão contar com 15 intervenções, distribuídas pela sessão de abertura e pelos quatro painéis temáticos. Entre os objetivos da iniciativa estão, entre outros, “incentivar à partilha de ideias e preocupações entre as entidades convidadas, procurando delinear objetivos emergentes para a apicultura, pelo seu impacto no desenvolvimento do meio rural, quer como atividade económica quer na polinização da flora no meio ambiente”, realçou a autarquia em nota.
Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, com início às 09h00, com a sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e o presidente da APIMIL, Alberto Dias, tendo ainda como convidados o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o eurodeputado José Manuel Fernandes e o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Seguem-se as apresentações e respetivos debates das temáticas selecionadas, nomeadamente “Desafios presentes e futuros da Apicultura”, “Sanidade Apícola”, “Investigação e Tecnologia na Apicultura” e “Medicação homologada na Apicultura Nacional”.
Apesar de gratuita, a participação na XXI edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho carece de inscrição obrigatória, aqui.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.