A 21º edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho, a decorrer este sábado, dia 27 de janeiro, no Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira (CAE) vai procurar refletir e debater sobre a sanidade apícola. A iniciativa da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, conta com a participação de várias entidades, nacionais e estrangeiras.
De momento, e de acordo com a APIMIL, o Alto Minho registou, “só no último ano, a perda de cerca de 30% de apicultores devido a diversas patologias, nomeadamente a presença da vespa asiática, mas também pelo envelhecimento dos apicultores, faltando incentivos para os jovens enveredarem por esta atividade”.
Do ensino à investigação, do empresarial ao político, sem descurar o setor agrícola, no total, a 21ª edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho vão contar com 15 intervenções, distribuídas pela sessão de abertura e pelos quatro painéis temáticos. Entre os objetivos da iniciativa estão, entre outros, “incentivar à partilha de ideias e preocupações entre as entidades convidadas, procurando delinear objetivos emergentes para a apicultura, pelo seu impacto no desenvolvimento do meio rural, quer como atividade económica quer na polinização da flora no meio ambiente”, realçou a autarquia em nota.
Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, com início às 09h00, com a sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e o presidente da APIMIL, Alberto Dias, tendo ainda como convidados o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o eurodeputado José Manuel Fernandes e o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Seguem-se as apresentações e respetivos debates das temáticas selecionadas, nomeadamente “Desafios presentes e futuros da Apicultura”, “Sanidade Apícola”, “Investigação e Tecnologia na Apicultura” e “Medicação homologada na Apicultura Nacional”.
Apesar de gratuita, a participação na XXI edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho carece de inscrição obrigatória, aqui.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.