A 21º edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho, a decorrer este sábado, dia 27 de janeiro, no Centro de Apoio às Empresas de Vila Nova de Cerveira (CAE) vai procurar refletir e debater sobre a sanidade apícola. A iniciativa da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL), com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, conta com a participação de várias entidades, nacionais e estrangeiras.
De momento, e de acordo com a APIMIL, o Alto Minho registou, “só no último ano, a perda de cerca de 30% de apicultores devido a diversas patologias, nomeadamente a presença da vespa asiática, mas também pelo envelhecimento dos apicultores, faltando incentivos para os jovens enveredarem por esta atividade”.
Do ensino à investigação, do empresarial ao político, sem descurar o setor agrícola, no total, a 21ª edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho vão contar com 15 intervenções, distribuídas pela sessão de abertura e pelos quatro painéis temáticos. Entre os objetivos da iniciativa estão, entre outros, “incentivar à partilha de ideias e preocupações entre as entidades convidadas, procurando delinear objetivos emergentes para a apicultura, pelo seu impacto no desenvolvimento do meio rural, quer como atividade económica quer na polinização da flora no meio ambiente”, realçou a autarquia em nota.
Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, com início às 09h00, com a sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e o presidente da APIMIL, Alberto Dias, tendo ainda como convidados o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, o eurodeputado José Manuel Fernandes e o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.
Seguem-se as apresentações e respetivos debates das temáticas selecionadas, nomeadamente “Desafios presentes e futuros da Apicultura”, “Sanidade Apícola”, “Investigação e Tecnologia na Apicultura” e “Medicação homologada na Apicultura Nacional”.
Apesar de gratuita, a participação na XXI edição das Jornadas Apícolas do Alto Minho carece de inscrição obrigatória, aqui.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.