Logo
Nacional

APIC cria Núcleo dedicado aos Doentes Valvulares Cardíacos

23 Março, 2025 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) acaba de criar o Núcleo de Ligação ao Doente Valvular. Esta iniciativa tem como objetivos consciencializar para a doença valvular cardíaca e oferecer um apoio mais próximo aos doentes valvulares cardíacos.

“A doença valvular cardíaca, como o nome indica, é uma doença que afeta as válvulas, que constituem o coração, responsáveis por regular o fluxo sanguíneo neste órgão. Este Núcleo surge, assim, como um espaço de escuta atenta e partilha de conhecimentos sobre a doença valvular cardíaca. Estava em falta uma linha de comunicação personalizada de proximidade aos doentes valvulares cardíacos.

Neste sentido, e por acreditarmos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa na promoção da saúde cardiovascular, a APIC avançou com a criação desta iniciativa com o objetivo de fornecer informação rigorosa e atualizada, num formato acessível e relevante para o dia a dia dos doentes valvulares cardíacos”, explica Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.

E acrescenta: “Além de uma comunicação mais direta e específica, o Núcleo de Ligação ao Doente Valvular irá desenvolver ações de esclarecimento e webinares com profissionais de saúde especializados, promovendo encontros de doentes para partilha de experiências. Queremos que as pessoas estejam atentas às formas de prevenção desta doença e que compreendam que, com conhecimento e apoio, é possível construir um estilo de vida seguro, saudável e equilibrado”.

O Núcleo de Ligação ao Doente Valvular será coordenado por um cardiologista de intervenção e três representantes dos doentes valvulares cardíacos.

A adesão é exclusiva a doentes valvulares cardíacos, sendo necessário o preenchimento de um formulário que está disponível através do link: https://www.apic.pt/nucleo-de-ligacao-ao-doente-valvular/

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Porto de Viana do Castelo vai expandir para apoiar descarbonização naval

O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Internacional 17 Dezembro, 2025

Caminha, A Guarda e O Rosal avançam com Eurocidade da Foz do Minho

Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.

Regional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo reforça articulação com freguesias na área da Coesão Social

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Salário mínimo vai subir para 920 euros em 2026

O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.

Nacional 17 Dezembro, 2025

GNR desmantela grupo suspeito de furtos em instituições no Norte e Centro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.